A Tradução como atividade de desenvolvimento da criticidade em sala de aula de língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v7i2.3896

Palavras-chave:

Tradução, Ensino de Línguas, Pedagogia da Tradução

Resumo

Este trabalho objetiva contribuir com vozes que desconstroem a persistente ideia de tradução como atividade mecânica e neutra que transfere significados supostamente estáveis de uma determinada língua para outra. Entendendo a tradução como uma tarefa altamente subjetiva, e, portanto, ideológica, apresentaremos a atividade tradutória como vetor possível para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos de língua estrangeira ao refletirmos sobre as possibilidades de produção de sentido via tradução.

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Biografia do Autor

Patrick Rezende, Pontifícia Universidade Católica

Doutorando em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio. Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor de Linguística, Tradução e Lingua Inglesa pela Faculdade Saberes.

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Publicado

31.01.2018

Como Citar

REZENDE, P. A Tradução como atividade de desenvolvimento da criticidade em sala de aula de língua estrangeira. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 7, n. 2, p. 25–37, 2018. DOI: 10.69969/revistababel.v7i2.3896. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/3896. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE

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