Contribuições da residência pedagógica e da escrita autobiográfica na formação de uma professora de física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p324-338

Palavras-chave:

Pesquisa narrativa, Experiências, Autobiografia

Resumo

Elaborar compreensões, a partir da escrita narrativa de uma professora-preceptora, para os modos pelos quais a prática pôde contribuir para seu processo formativo é o objetivo geral deste artigo, cuja questão norteadora foi: de que modo o envolvimento de uma professora-preceptora com o programa de residência pedagógica e seu exercício de escrita autobiográfica podem contribuir para sua formação continuada? Respaldados teórico-metodologicamente na pesquisa narrativa, analisamos fragmentos narrativos de uma professora-preceptora, que tratam de suas vivências e experiências junto ao Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia. A partir da análise narrativa, foi possível compreender que o exercício da escrita era uma dificuldade que, aos poucos, foi sendo superada. Além disso, alguns dos enfrentamentos provocados pela experiência no programa, juntamente com estudos teóricos, escrita e reflexão, contribuíram para que a professora pudesse (re)visitar sua prática docente e promover um processo de transformação (pessoal e profissional)

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Biografia do Autor

Daiana Aparecida Ramos, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, MG. É professora de física da Escola Estadual Prof. José Inácio, em Uberlândia, MG

Ana Cláudia Molina Xavier, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação Matemática, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Rio Claro, São Paulo. É professora Adjunta na Faculdade de Matemática (FAMAT) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Uberlândia, MG. Membro do Grupo História Oral e Educação Matemática (Ghoem)

Alessandra Riposati Arantes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Professora adjunta no Instituto de Física (INFIS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

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Publicado

2022-11-04

Como Citar

RAMOS, D. A.; XAVIER, A. C. M.; ARANTES, A. R. Contribuições da residência pedagógica e da escrita autobiográfica na formação de uma professora de física. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 21, p. 324–338, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p324-338. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14623. Acesso em: 29 mar. 2024.