Contribuições da residência pedagógica e da escrita autobiográfica na formação de uma professora de física
DOI:
https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p324-338Palabras clave:
Pesquisa narrativa, Experiências, AutobiografiaResumen
Elaborar compreensões, a partir da escrita narrativa de uma professora-preceptora, para os modos pelos quais a prática pôde contribuir para seu processo formativo é o objetivo geral deste artigo, cuja questão norteadora foi: de que modo o envolvimento de uma professora-preceptora com o programa de residência pedagógica e seu exercício de escrita autobiográfica podem contribuir para sua formação continuada? Respaldados teórico-metodologicamente na pesquisa narrativa, analisamos fragmentos narrativos de uma professora-preceptora, que tratam de suas vivências e experiências junto ao Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia. A partir da análise narrativa, foi possível compreender que o exercício da escrita era uma dificuldade que, aos poucos, foi sendo superada. Além disso, alguns dos enfrentamentos provocados pela experiência no programa, juntamente com estudos teóricos, escrita e reflexão, contribuíram para que a professora pudesse (re)visitar sua prática docente e promover um processo de transformação (pessoal e profissional)
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