Insubordinações científicas: modos de pesquisa no grupo de pesquisa (auto)biografia, formação e história oral (Grafho)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1154

Palavras-chave:

Estado da arte, Pesquisa (auto)biográfica, Produção do conhecimento, Grupo de pesquisa

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo a reflexão sobre a produção do conhecimento no Grupo de Pesquisa (Auto)Biografia, Formação e História Oral (Grafho). Nossos objetivos foram: 1) analisar o campo da produção do conhecimento sobre a pesquisa (auto)biográfica no Grafho a fim de contribuir com o debate de questões teórico-metodológicas; 2) relacionar os dados identificados nas teses e dissertações com outros estudos sobre a temática. Realizamos um estudo do tipo estado da arte, construído por meio de levantamento de teses e dissertações vinculadas ao Grafho durante os anos de 2019 a 2024 no portal Saber Aberto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Nossos resultados apontam que: 1) há grande maioria das pesquisas são qualitativa e se intitulam (auto)biográficas; 2) o dispositivo mais utilizado foi a entrevista narrativa, contudo identificamos análise documental, diário de campo, observações e memoriais; 3) as professoras são as colaboradoras mais ouvidas nas pesquisas do Grafho, no entanto percebemos trabalhos que escutaram estudantes, crianças e idosos; 4) os estudos foram desenvolvidos em diferentes etapas da Educação Básica, contudo houve maior referência ao Ensino Fundamental; e 5) há uma diversidade territorial de municípios baianos investigados.

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Biografia do Autor

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade-PPGEDUC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B CNPq. Secretário Especial de Relações Internacionais (SERINT/UNEB). Membro do CA-Ed/CNPq.

Michael Daian Pacheco Ramos, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Professor Adjunto da UNEB do Departamento de Ciências Humanas-DCH, campus IV-Jacobina e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade-PPGED. Membro do Grupo de pesquisa GRAFHO.

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

SOUZA, E. C. de; RAMOS, M. D. P. Insubordinações científicas: modos de pesquisa no grupo de pesquisa (auto)biografia, formação e história oral (Grafho). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1154, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1154. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20503. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica