Insubordinações científicas: modos de pesquisa no grupo de pesquisa (auto)biografia, formação e história oral (Grafho)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1154

Palavras-chave:

Estado da arte, Pesquisa (auto)biográfica, Produção do conhecimento, Grupo de pesquisa

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo a reflexão sobre a produção do conhecimento no Grupo de Pesquisa (Auto)Biografia, Formação e História Oral (Grafho). Nossos objetivos foram: 1) analisar o campo da produção do conhecimento sobre a pesquisa (auto)biográfica no Grafho a fim de contribuir com o debate de questões teórico-metodológicas; 2) relacionar os dados identificados nas teses e dissertações com outros estudos sobre a temática. Realizamos um estudo do tipo estado da arte, construído por meio de levantamento de teses e dissertações vinculadas ao Grafho durante os anos de 2019 a 2024 no portal Saber Aberto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Nossos resultados apontam que: 1) há grande maioria das pesquisas são qualitativa e se intitulam (auto)biográficas; 2) o dispositivo mais utilizado foi a entrevista narrativa, contudo identificamos análise documental, diário de campo, observações e memoriais; 3) as professoras são as colaboradoras mais ouvidas nas pesquisas do Grafho, no entanto percebemos trabalhos que escutaram estudantes, crianças e idosos; 4) os estudos foram desenvolvidos em diferentes etapas da Educação Básica, contudo houve maior referência ao Ensino Fundamental; e 5) há uma diversidade territorial de municípios baianos investigados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade-PPGEDUC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B CNPq. Secretário Especial de Relações Internacionais (SERINT/UNEB). Membro do CA-Ed/CNPq.

Michael Daian Pacheco Ramos, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Professor Adjunto da UNEB do Departamento de Ciências Humanas-DCH, campus IV-Jacobina e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade-PPGED. Membro do Grupo de pesquisa GRAFHO.

Referências

ALMEIDA, C. L. dos S. Trabalho docente em turmas multisseriadas: conhecimento pedagógico e narrativas de professoras. 2023. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/18801e43-9995-4124-9ed0-20633d61542d. Acesso em: 1 maio 2024.

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Grupos de pesquisa: Formação ou burocratização?. Revista de Educação, Campinas, n. 23, p. 133-138. 2007. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/176. Acesso em: 1 maio 2024.

BASTOS, A. dos S. Memórias de professoras idosas aposentadas: experiências de vida formação-profissão. 2021. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2021. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/d287bc59-7e68-4ba3-8c7b-35b8c58833df. Acesso em: 1 maio 2024.

BIANCHETTI, L. Grupos de pesquisa e formação de orientadores: Tributo à Marli André (in memoriam). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 6, n. 17, p. 181-190, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11910. Acesso em: 1 maio 2024.

BLASI, B.; ROMAGNOSI, S. Social dynamics in scientific practices: focus on research groups. Sociologia, São Paulo, v. 2, p. 66-77. 2012.

CALDAS, S. M. F. B. Juventudes pretas do ensino médio e (auto)biografia: protagonismo e emancipação nos novos modos de ser e estar na escola pública. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023.

COELHO, P. J. S. Narrativas de crianças da Educação Infantil de escola rural multisseriada do Território do Sisal - BA. 2019. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2019. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/2595fa06-3303-44db-bee9-5de505b384c9. Acesso em: 1 maio 2024.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil Lattes. [S. l.: s. n.], 2023. Disponível em: https://www.lattes.cnpq.br/web/dgp. Acesso em: 1 maio 2024.

CRUZ, A. L. C. da. Narrativas de professores sobre o programa saúde na escola: entre o dito e o dizer. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) –Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2022. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/59c43bf8-eb38-4c68-a96e-80fc59c4115f. Acesso em: 1 maio 2024.

DEGN, L. et al. Research groups as communities of practice: a case study of four high-performing research groups. High Education, Berlin, v. 76, p. 231-246. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10734-017-0205-2. Acesso em: 1 maio 2024.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 78, p. 257-272, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf. Acesso em: 5 maio 2024.

LIMA, É. J. C. de J. Carreira interrompida, profissão esquecida? Profesores afastados da docencia das escolas municipais de Feira de Santana-BA. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2018. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/4bd52bf7-bbc1-42cb-a684-7fd4577aa1c3. Acesso em: 1 maio 2024.

MAINARDES, J. Grupos de Pesquisa de Política Educacional: análise da opinião de líderes. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 26, p. 1-29, 2022. Disponível em: »https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.03. Acesso em: 1 maio 2024.

MIGNOT, A. C.; SOUZA, E. C. de. Modos de viver, narrar e guardar: diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 10-33, 2015. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/issue/view/453/showToc. Acesso em: 5 maio 2024.

OLIVEIRA, R. de C. M. de. O que os não veem, a história de vida registra: mosaicos de narrativas da escolarização da pessoa com deficiência visual no cotidiano da escola rural. 2020. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2020. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/753991fd-930f-41ad-b820-5f5d19d3e744. Acesso em: 1 maio 2024.

ORRICO, N. R. Ler, Fotografar e narrar: trajetórias de vida e de leitura de jovens egressos de classes multisseriadas. 2022. Tese (Doutorado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2022. Disponível em: http://www.cdi.uneb.br/site/wp-content/uploads/2023/10/NANCI-RODRIGUES-ORRICO-1.pdf. Acesso em: 1 maio 2024.

PICANÇO, C. M. “Eu aprendo com eles e acho que eles aprendem comigo”: experiências de preceptoras de programas de residência multiprofissional em saúde. 2022. Tese (Doutorado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2022.

PINHO, M. C. C. de A. O arquétipo do brincar: o fio que une a cultura das infâncias. 2023. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/6d86b303-2e29-4124-88a1-e45871671572. Acesso em: 1 maio 2024.

RAMOS, M. D. P.; OLIVEIRA, R. M. de; SANTOS, M. R. Estado da arte da pesquisa (auto)biográfica: uma análise do portal de periódicos CAPES. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, Salvador, v. 2, n. 5, p. 449-469, 2017. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3054. Acesso em: 1 maio 2024.

RAMOS, M. D. P. Condições de Trabalho Docente de Professores de Escolas Rurais do Território Piemonte da Diamantina-Bahia. 2020. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2020. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/a7476beb-a141-4208-92f9-af2c06f7de08. Acesso em: 1 maio 2024.

REIS, A. M. dos. Práxis docente na saúde: narrativas de educadoras em contexto de formação. 2023. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/baf8731e-c3ae-4e5d-a676-7cd053b72a44. Acesso em: 1 maio 2024.

ROMEIRO, A. da S. Vida, Doença e Escolarização dos Invisíveis no Atendimento Pedagógico Domiciliar na Bahia. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do estado da Bahia, Salvador, 2023. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/9f01f904-9400-40d7-a2fb-3b65850eda7a. Acesso em: 1 maio 2024.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. Grupos de pesquisa: limites e possibilidades na construção de novas condições para a produção do conhecimento. Motrivivência, Florianópolis, v. 23, p. 268-290, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n36p268. Acesso em: 1 maio 2024.

SANTOS, C. L. M. dos. Experiências de morte, narrativas de vida: (auto/bio/tanato)grafias e processos de formação de médicos na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB/campus de Vitória da Conquista. 2023. Tese (Doutorado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023.

SANTOS JUNIOR, A. C. dos. DIZER-SE VIADO/NEGRO: trajetórias de vida-formação de professores. 2024. (Mestrado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2024.

SANTOS, M. M. M. dos. Bastidores da política de formação de Salvador-Ba: lampejos de experiências e narrativas docentes. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=12409590. Acesso em: 1 maio 2024.

SOUSA, R. C. de. Refigurar a vida-profissão: (auto)biografia, condições de trabalho e adoecimento. 2021. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2021. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/f839a386-4c38-42db-a781-f2d76737f26d. Acesso em: 1 maio 2024.

SOUZA, E. C. de; MEIRELES, M. M. de. Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 15, n. 39, p. 282-303, 2018. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4750. Acesso em: 1 maio 2024.

SOUZA, E. C. de; SOUSA, C. P. de; CATANI, D. B. A pesquisa (auto)biográfica e a invenção de si no Brasil. Revista FAEEBA, Salvador, v. 17, n. 29, p. 31-42, 2008. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/issue/view/228/127. Acesso em: 5 maio 2024.

SOUZA, G. A. de. Condições de trabalho docente nas escolas rurais de Capim Grosso – BA. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2020. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/343d3697-1e1f-4566-a7ae-12c483302b3d. Acesso em: 1 maio 2024.

STEPHANOU, M. Jogo de memórias nas esquinas dos tempos: territórios e práticas da pesquisa (auto)biográfica na pós-graduação em Educação no Brasil. In: SOUZA, E. C. de; PASSEGI, M. da C. (org.). Pesquisa (auto)biográfica: cotidiano, imaginário e memória. Natal: Ed. UFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 18-53. (Coleção Pesquisa (Auto)biográfica e Educação).

WAGENKNECHT, S. A social epistemology of research groups: collaboration in scientific practice. London: Palgrave Macmillan, 2016.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

SOUZA, E. C. de; RAMOS, M. D. P. Insubordinações científicas: modos de pesquisa no grupo de pesquisa (auto)biografia, formação e história oral (Grafho). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1154, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1154. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20503. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>