Insubordinações científicas: modos de pesquisa no grupo de pesquisa (auto)biografia, formação e história oral (Grafho)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1154

Mots-clés :

Estado da arte, Pesquisa (auto)biográfica, Produção do conhecimento, Grupo de pesquisa

Résumé

O presente artigo tem como objeto de estudo a reflexão sobre a produção do conhecimento no Grupo de Pesquisa (Auto)Biografia, Formação e História Oral (Grafho). Nossos objetivos foram: 1) analisar o campo da produção do conhecimento sobre a pesquisa (auto)biográfica no Grafho a fim de contribuir com o debate de questões teórico-metodológicas; 2) relacionar os dados identificados nas teses e dissertações com outros estudos sobre a temática. Realizamos um estudo do tipo estado da arte, construído por meio de levantamento de teses e dissertações vinculadas ao Grafho durante os anos de 2019 a 2024 no portal Saber Aberto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Nossos resultados apontam que: 1) há grande maioria das pesquisas são qualitativa e se intitulam (auto)biográficas; 2) o dispositivo mais utilizado foi a entrevista narrativa, contudo identificamos análise documental, diário de campo, observações e memoriais; 3) as professoras são as colaboradoras mais ouvidas nas pesquisas do Grafho, no entanto percebemos trabalhos que escutaram estudantes, crianças e idosos; 4) os estudos foram desenvolvidos em diferentes etapas da Educação Básica, contudo houve maior referência ao Ensino Fundamental; e 5) há uma diversidade territorial de municípios baianos investigados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. Professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade-PPGEDUC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B CNPq. Secretário Especial de Relações Internacionais (SERINT/UNEB). Membro do CA-Ed/CNPq.

Michael Daian Pacheco Ramos, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Professor Adjunto da UNEB do Departamento de Ciências Humanas-DCH, campus IV-Jacobina e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade-PPGED. Membro do Grupo de pesquisa GRAFHO.

Références

ALMEIDA, C. L. dos S. Trabalho docente em turmas multisseriadas: conhecimento pedagógico e narrativas de professoras. 2023. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/18801e43-9995-4124-9ed0-20633d61542d. Acesso em: 1 maio 2024.

ANDRÉ, M. E. D. A. de. Grupos de pesquisa: Formação ou burocratização?. Revista de Educação, Campinas, n. 23, p. 133-138. 2007. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/176. Acesso em: 1 maio 2024.

BASTOS, A. dos S. Memórias de professoras idosas aposentadas: experiências de vida formação-profissão. 2021. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2021. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/d287bc59-7e68-4ba3-8c7b-35b8c58833df. Acesso em: 1 maio 2024.

BIANCHETTI, L. Grupos de pesquisa e formação de orientadores: Tributo à Marli André (in memoriam). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 6, n. 17, p. 181-190, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11910. Acesso em: 1 maio 2024.

BLASI, B.; ROMAGNOSI, S. Social dynamics in scientific practices: focus on research groups. Sociologia, São Paulo, v. 2, p. 66-77. 2012.

CALDAS, S. M. F. B. Juventudes pretas do ensino médio e (auto)biografia: protagonismo e emancipação nos novos modos de ser e estar na escola pública. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023.

COELHO, P. J. S. Narrativas de crianças da Educação Infantil de escola rural multisseriada do Território do Sisal - BA. 2019. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2019. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/2595fa06-3303-44db-bee9-5de505b384c9. Acesso em: 1 maio 2024.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil Lattes. [S. l.: s. n.], 2023. Disponível em: https://www.lattes.cnpq.br/web/dgp. Acesso em: 1 maio 2024.

CRUZ, A. L. C. da. Narrativas de professores sobre o programa saúde na escola: entre o dito e o dizer. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) –Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2022. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/59c43bf8-eb38-4c68-a96e-80fc59c4115f. Acesso em: 1 maio 2024.

DEGN, L. et al. Research groups as communities of practice: a case study of four high-performing research groups. High Education, Berlin, v. 76, p. 231-246. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10734-017-0205-2. Acesso em: 1 maio 2024.

FERREIRA, N. S. de A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 78, p. 257-272, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf. Acesso em: 5 maio 2024.

LIMA, É. J. C. de J. Carreira interrompida, profissão esquecida? Profesores afastados da docencia das escolas municipais de Feira de Santana-BA. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2018. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/4bd52bf7-bbc1-42cb-a684-7fd4577aa1c3. Acesso em: 1 maio 2024.

MAINARDES, J. Grupos de Pesquisa de Política Educacional: análise da opinião de líderes. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 26, p. 1-29, 2022. Disponível em: »https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.03. Acesso em: 1 maio 2024.

MIGNOT, A. C.; SOUZA, E. C. de. Modos de viver, narrar e guardar: diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 10-33, 2015. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/issue/view/453/showToc. Acesso em: 5 maio 2024.

OLIVEIRA, R. de C. M. de. O que os não veem, a história de vida registra: mosaicos de narrativas da escolarização da pessoa com deficiência visual no cotidiano da escola rural. 2020. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2020. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/753991fd-930f-41ad-b820-5f5d19d3e744. Acesso em: 1 maio 2024.

ORRICO, N. R. Ler, Fotografar e narrar: trajetórias de vida e de leitura de jovens egressos de classes multisseriadas. 2022. Tese (Doutorado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2022. Disponível em: http://www.cdi.uneb.br/site/wp-content/uploads/2023/10/NANCI-RODRIGUES-ORRICO-1.pdf. Acesso em: 1 maio 2024.

PICANÇO, C. M. “Eu aprendo com eles e acho que eles aprendem comigo”: experiências de preceptoras de programas de residência multiprofissional em saúde. 2022. Tese (Doutorado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2022.

PINHO, M. C. C. de A. O arquétipo do brincar: o fio que une a cultura das infâncias. 2023. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/6d86b303-2e29-4124-88a1-e45871671572. Acesso em: 1 maio 2024.

RAMOS, M. D. P.; OLIVEIRA, R. M. de; SANTOS, M. R. Estado da arte da pesquisa (auto)biográfica: uma análise do portal de periódicos CAPES. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, Salvador, v. 2, n. 5, p. 449-469, 2017. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/3054. Acesso em: 1 maio 2024.

RAMOS, M. D. P. Condições de Trabalho Docente de Professores de Escolas Rurais do Território Piemonte da Diamantina-Bahia. 2020. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2020. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/a7476beb-a141-4208-92f9-af2c06f7de08. Acesso em: 1 maio 2024.

REIS, A. M. dos. Práxis docente na saúde: narrativas de educadoras em contexto de formação. 2023. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/baf8731e-c3ae-4e5d-a676-7cd053b72a44. Acesso em: 1 maio 2024.

ROMEIRO, A. da S. Vida, Doença e Escolarização dos Invisíveis no Atendimento Pedagógico Domiciliar na Bahia. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do estado da Bahia, Salvador, 2023. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/9f01f904-9400-40d7-a2fb-3b65850eda7a. Acesso em: 1 maio 2024.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. Grupos de pesquisa: limites e possibilidades na construção de novas condições para a produção do conhecimento. Motrivivência, Florianópolis, v. 23, p. 268-290, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2011v23n36p268. Acesso em: 1 maio 2024.

SANTOS, C. L. M. dos. Experiências de morte, narrativas de vida: (auto/bio/tanato)grafias e processos de formação de médicos na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB/campus de Vitória da Conquista. 2023. Tese (Doutorado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023.

SANTOS JUNIOR, A. C. dos. DIZER-SE VIADO/NEGRO: trajetórias de vida-formação de professores. 2024. (Mestrado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2024.

SANTOS, M. M. M. dos. Bastidores da política de formação de Salvador-Ba: lampejos de experiências e narrativas docentes. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=12409590. Acesso em: 1 maio 2024.

SOUSA, R. C. de. Refigurar a vida-profissão: (auto)biografia, condições de trabalho e adoecimento. 2021. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2021. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/f839a386-4c38-42db-a781-f2d76737f26d. Acesso em: 1 maio 2024.

SOUZA, E. C. de; MEIRELES, M. M. de. Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 15, n. 39, p. 282-303, 2018. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4750. Acesso em: 1 maio 2024.

SOUZA, E. C. de; SOUSA, C. P. de; CATANI, D. B. A pesquisa (auto)biográfica e a invenção de si no Brasil. Revista FAEEBA, Salvador, v. 17, n. 29, p. 31-42, 2008. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/issue/view/228/127. Acesso em: 5 maio 2024.

SOUZA, G. A. de. Condições de trabalho docente nas escolas rurais de Capim Grosso – BA. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2020. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/343d3697-1e1f-4566-a7ae-12c483302b3d. Acesso em: 1 maio 2024.

STEPHANOU, M. Jogo de memórias nas esquinas dos tempos: territórios e práticas da pesquisa (auto)biográfica na pós-graduação em Educação no Brasil. In: SOUZA, E. C. de; PASSEGI, M. da C. (org.). Pesquisa (auto)biográfica: cotidiano, imaginário e memória. Natal: Ed. UFRN; São Paulo: Paulus, 2008. p. 18-53. (Coleção Pesquisa (Auto)biográfica e Educação).

WAGENKNECHT, S. A social epistemology of research groups: collaboration in scientific practice. London: Palgrave Macmillan, 2016.

Téléchargements

Publié-e

2024-06-28

Comment citer

SOUZA, E. C. de; RAMOS, M. D. P. Insubordinações científicas: modos de pesquisa no grupo de pesquisa (auto)biografia, formação e história oral (Grafho). REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE, [S. l.], v. 9, n. 24, p. e1154, 2024. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2024.v9.n24.e1154. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/20503. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

1 2 > >>