Editorial

Authors

Keywords:

Biblioteca pessoal, Dossiê, Artigos, (Auto)biografias

Abstract

Dossiê A formação da biblioteca pessoal: efeitos refeitos, organizado por Patrícia Aparecida do Amparo e Denice Barbara Catani. As provocações colocadas na chamada do dossiê evidenciam modos como nos relacionamos com os livros, como compomos nossas bibliotecas e formamo-nos a partir deles e também como construímos e nos constituímos pelo que lemos e dos modos que lemos. Esse movimento de inflexão e reflexivo, propiciado pelas relações com os livros e bibliotecas, é socializado em dez textos que compõem o dossiê e que tomam experiências pessoais, profissionais e de pesquisas, a partir das relações com os livros. A seção Artigos é constituída de 15 textos que problematizam discussões sobre memórias, narrativas e narrativas de si, notadamente sobre grupos de pesquisas, autobiografia e estado da arte no campo da educação musical, fotobiografias, configurando-se como um primeiro bloco de artigos. Num segundo momento da seção, apresentamos textos que se voltam para reflexões sobre a pandemia, isolamento social, trabalho docente, gestão escolar e educação inclusiva, práticas pedagógicas cotidianas, vida-morte e saúde mental. O último bloco concentra-se na discussão de narrativas (auto)biográficas e suas relações espaciais, intergeracional e também da docência na Educação Infantil e na Educação Básica e modos de reinvenções de si, a partir de práticas pedagógicas compartilhadas e políticas, intercambiadas pelas memórias e narrativas. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia

Editor RBPAB.

References

Revista Brasileira de Pesquisa (auto)biográfica. Salvador, BIograph, v. 6, n. 17, p. 1-430, 2021.

Published

2021-05-31

How to Cite

SOUZA, E. C. de. Editorial. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 11–14, 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11927. Acesso em: 23 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>