.

Um olhar crítico sobre sociedade, tecnologia e cultura

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.29378/plurais.v9i00.16266

Mots-clés :

.

Résumé

.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Vitorugo Sérgio Escaraber Selpa, Universidade do Estado da Bahia

Professor efetivo na rede municipal de Abatiá e de Santa Amélia – PR. Especialização em Ensino da Língua Portuguesa pela UENP e especialização em Educação Digital pela Universidade do Estado da Bahia.

Luiz Antonio de Oliveira, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professor da Rede Pública do Estado do Paraná. Docente do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), Pedagogia, na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na mesma universidade, campus de Jacarezinho.

Références

BRITO, Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e novas tecnologias: um (re) pensar. 2. ed. Curitiba: Ed. InterSaberes, 2015.

DEMO, Pedro. Olhar do educador e novas tecnologias. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 37, n. 2, p. 15-26, maio/ago. 2011. Disponível em: http://www.senac.br/BTS/372/artigo2.pdf. Acesso em: 18 nov. 2019.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál., Florianópolis, v. 10, n. esp., p. 37-45, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/HSF5Ns7dkTNjQVpRyvhc8RR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jun. 2020.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 10, p. 47-56, set./dez. 2003. Disponível em: http://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6419/6323. Acesso em: 19 nov. 2019.

KENSKI, Vani Moreira. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 15, n. 45, p. 423-441, maio/ago. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a17. Acesso em: 19 nov. 2019.

MACIEL, Margareth de Fátima; FACCIN, Lilian. Novas tecnologias no ensino: formando professores. In: SILVA, Jefferson Olivatto et al. (org.). Da formação do professor às práticas pedagógicas. Curitiba: CRV, 2010.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; KRAMER, Sonia. Contemporaneidade, Educação e Tecnologia. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. esp. 100, p. 1037-1057, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/KS6FVdMKj4D9hzbGG9dfcps/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 nov. 2019.

MOROZOV, Evgeny. Big Tech: A ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018.

PISCHETOLA, Magda. et al. Tecnologias, pensamento sistêmico e os fundamentos da inovação pedagógica. Curitiba: CRV, 2019.

SOARES, Luiza Carla da Silva. Dispositivos móveis na educação: desafios ao uso do smartphone como ferramenta pedagógica. Enfope, Universidade do Estado da Bahia, Bahia, v. 9, n. 1, p. 1-12, 2016. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/2531. Acesso em: 06 nov. 2019.

Publié-e

2024-12-02

Comment citer

SELPA, V. S. E.; OLIVEIRA, L. A. de. .: Um olhar crítico sobre sociedade, tecnologia e cultura . Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. 00, p. e024018, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9i00.16266. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/16266. Acesso em: 19 déc. 2024.