.
Um olhar crítico sobre sociedade, tecnologia e cultura
DOI :
https://doi.org/10.29378/plurais.v9i00.16266Mots-clés :
.Résumé
.
Téléchargements
Références
BRITO, Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da. Educação e novas tecnologias: um (re) pensar. 2. ed. Curitiba: Ed. InterSaberes, 2015.
DEMO, Pedro. Olhar do educador e novas tecnologias. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 37, n. 2, p. 15-26, maio/ago. 2011. Disponível em: http://www.senac.br/BTS/372/artigo2.pdf. Acesso em: 18 nov. 2019.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál., Florianópolis, v. 10, n. esp., p. 37-45, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/HSF5Ns7dkTNjQVpRyvhc8RR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jun. 2020.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 10, p. 47-56, set./dez. 2003. Disponível em: http://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/6419/6323. Acesso em: 19 nov. 2019.
KENSKI, Vani Moreira. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 15, n. 45, p. 423-441, maio/ago. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a17. Acesso em: 19 nov. 2019.
MACIEL, Margareth de Fátima; FACCIN, Lilian. Novas tecnologias no ensino: formando professores. In: SILVA, Jefferson Olivatto et al. (org.). Da formação do professor às práticas pedagógicas. Curitiba: CRV, 2010.
MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; KRAMER, Sonia. Contemporaneidade, Educação e Tecnologia. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. esp. 100, p. 1037-1057, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/KS6FVdMKj4D9hzbGG9dfcps/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 nov. 2019.
MOROZOV, Evgeny. Big Tech: A ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu, 2018.
PISCHETOLA, Magda. et al. Tecnologias, pensamento sistêmico e os fundamentos da inovação pedagógica. Curitiba: CRV, 2019.
SOARES, Luiza Carla da Silva. Dispositivos móveis na educação: desafios ao uso do smartphone como ferramenta pedagógica. Enfope, Universidade do Estado da Bahia, Bahia, v. 9, n. 1, p. 1-12, 2016. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/2531. Acesso em: 06 nov. 2019.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Vitorugo Sérgio Escaraber Selpa, Luiz Antonio de Oliveira (Autor) 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.