Articulações entre ensino, pesquisa e extensão

Conectando TD e Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.15495

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Formação Docente, Educadores do Campo

Resumo

Em parceria com movimentos sociais e visando evidenciar a história e ações dos Centros Familiares de Formação por Alternância no Maranhão, surgiu o projeto de extensão “Compartilhando Experiências com Tecnologias Digitais”. Ele incluiu duas pesquisas qualitativas, um curso e a criação de páginas eletrônicas para as instituições participantes. Essas ações foram desenvolvidas de modo integrado e associadas ao Estágio em Educação Popular no Campo das Licenciaturas em Educação do Campo da Universidade Federal do Maranhão e ao Estágio de Docência do Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Este artigo relata essas ações e reflete sobre as avaliações feitas pelos participantes. O texto destaca desafios enfrentados, ao longo do projeto, relacionados ao uso das tecnologias digitais no campo e os impactos da pandemia da COVID-19. Além disso, evidencia as contribuições do projeto, principalmente, no crescimento pessoal e profissional dos envolvidos.

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Biografia do Autor

Carolina Aranha, Universidade Federal do Maranhão

Professora adjunta do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Andréia Dalcin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - FACED/ Departamento de Ensino e Currículo.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

ARANHA, C.; DALCIN, A. Articulações entre ensino, pesquisa e extensão: Conectando TD e Educação do Campo. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023019, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.15495. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/15495. Acesso em: 23 dez. 2024.