Articulations between teaching, research and extension
Connecting TD and Rural Education
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.15495Keywords:
Digital Technologies, Teacher Training, Rural EducatorsAbstract
In partnership with social movements and aiming to highlight the history and actions of Family Training Centers by Alternation in Maranhão, the extension project "Sharing Experiences with Digital Technologies" was created. It included two qualitative surveys, a course, and the creation of electronic pages for participating institutions. These actions were developed in an integrated way and associated with the Internship in Popular Education in the Field of Degrees in Rural Education at the Federal University of Maranhão and the Teaching Internship of the Doctorate in Education in Science and Mathematics of the Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. This article reports these actions and reflects on the evaluations made by the participants. The text highlights challenges faced throughout the project related to the use of digital technologies in the field and the impacts of the COVID-19 pandemic. In addition, it highlights the contributions of the project, mainly in the personal and professional growth of those involved.
Downloads
References
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A pesquisa qualitativa olhada para além de seus procedimentos. In: BICUDO, Maria Aparecida Vigginani (org.). Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 11–28.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília: CNE, 03 abr. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13800-rceb001-02-pdf&category_slug=agosto-2013-pdf&Itemid=30192.
BRASIL, Ministério da Educação. Resolução N. 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília: MEC, 19 dez. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 6 jul. 2019.
CALDART, Roseli Salete. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: CALDART, Roseli Salete; KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo (org.). Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília, DF: Articulação Por Uma Educação do Campo, 2002. p. 18–25.
ENUMO, Sônia Regina Fiorim et al. Enfrentando o estresse em tempos de pandemia: proposição de uma Cartilha. Estudos de psicologia, [S. l.], v. 37, e200065, p. 1–10, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/mwXhYmkmwJ5pgnDJjsJwFjk/?lang=pt#. Acesso em: 20 out. 2021.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS (FORPROEX). Política Nacional de Extensão Universitária Nacional. [S. l.]: FORPROEX, 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 6 jul. 2019.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Perspectiva, [S. l.], v. 33, n. 3, p. 1229–1256, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2015v33n3p1229. Acesso em: 26 out. 2022.
GONZÁLEZ-GARCÍA, Jordi; SILVA, Cicero da. La Pedagogía de la Alternancia, el camino recorrido y el futuro: entrevista con Pere Puig-Calvó. Revista Brasileira de Educação do Campo, [S. l.], v. 5, p. 1–17, 2020. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/10143. Acesso em: 14 out. 2022.
INSTITUTO DE BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal em 2019. [S. l.: s. n.], 2021. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101794_informativo.pdf. Acesso em: 12 out. 2021.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2013.
MEDEIROS, Márcia Maria de. A extensão universitária no Brasil - um percurso histórico. Barbaquá, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 9–16, 2017. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/1447. Acesso em: 26 out. 2020.
NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel. A construção da Extensão Universitária no Brasil: trajetórias e desafios. In: NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel (org.). Avaliação da extensão universitária: práticas e discussões da Comissão Permanente de Avaliação da Extensão. BELO HORIZONTE: FORPROEX/CPAE; PROEX/UFMG, 2013. p. 27–50.
PAULA, João Antônio. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 5–23, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18930. Acesso em: 28 out. 2019.
RAMA, Rede de Agroecologia do Maranhão. Rede de agroecologia do Maranhão. [S. l.], 2022. Disponível em: https://rederama.eco.br/. Acesso em: 10 out. 2022.
RICOEUR, Paul. Teoria da Interpretação: O Discurso e o excesso de Significação. Tradução: Artur Morão. 1. ed. Lisboa: Edições 70, 1987.
ROSA, Maurício. Tessituras teórico-metodológicas em uma perspectiva investigativa na Educação Matemática: da construção da concepção de Cyberformação com professores de matemática a futuros horizontes. In: OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho (org.). Abordagens teóricas e metodológicas nas pesquisas em educação matemática. Brasília: SBEM, 2018. (Coleção SBEM). v. 13. E-book. Disponível em: http://www.sbem.com.br/files/ebook_.pdf. Acesso em: 18 dez. 2021.
SALAS, Paula. Ansiedade, medo e exaustão: como a quarentena está abalando a saúde mental dos educadores. Nova Escola, [S. l.], 2020. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19401/ansiedade-medo-e-exaustao-como-a-quarentena-esta-abalando-a-saude-mental-dos-educadores. Acesso em: 20 out. 2021.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Da ideia de Universidade à Universidade de ideias. In: Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1994. p. 163–201.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA). Orientações para o estágio em Educação Popular do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMA. Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMA, 2020.
ZWIELEWSKI, Graziele et al. PROTOCOLOS PARA TRATAMENTO PSICOLÓGICO EM PANDEMIAS: AS DEMANDAS EM SAÚDE MENTAL PRODUZIDAS PELA COVID-19. Debates em psiquiatria, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 30–37, 2020. Disponível em: https://revistardp.org.br/revista/article/view/36/24. Acesso em: 20 out. 2021.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Carolina Aranha, Andréia Dalcin (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.