Uso de tecnologias digitais na formação de estudantes surdos no ensino superior
Uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.17622Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Formação Inicial de Professores, Acadêmicos Surdos, Ensino SuperiorResumo
Esta Revisão Narrativa de literatura teve como objetivo investigar produções científicas sobre o uso de tecnologias digitais na formação de surdos no ensino superior. A revisão analisou 10 produções acadêmicas, sendo sete dissertações e três teses, publicadas entre os anos de 2011 e 2021, das bases de dados BDTD, SciELo e Portal da CAPES, a partir das palavras-chave: ferramentas educacionais digitais, surdos e formação inicial, no ínterim de março a junho de 2022. As informações foram agrupadas nas categorias temáticas: i) Estratégias e metodologias como mediadoras no processo de ensino e aprendizagem do estudante surdo; ii) Formação de professores; iii) Materiais didáticos digitais e softwares educativos para surdos. A partir dos resultados observamos que a produção relacionada à área de formação docente de surdos tem sido constante. Contudo, evidencia-se a necessidade de realização de pesquisas nesta temática, tendo em vista que trará valiosas contribuições para um escopo do conhecimento científico.
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Referências
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