Uso de tecnologias digitais na formação de estudantes surdos no ensino superior

Uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.17622

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Formação Inicial de Professores, Acadêmicos Surdos, Ensino Superior

Resumo

Esta Revisão Narrativa de literatura teve como objetivo investigar produções científicas sobre o uso de tecnologias digitais na formação de surdos no ensino superior. A revisão analisou 10 produções acadêmicas, sendo sete dissertações e três teses, publicadas entre os anos de 2011 e 2021, das bases de dados BDTD, SciELo e Portal da CAPES, a partir das palavras-chave: ferramentas educacionais digitais, surdos e formação inicial, no ínterim de março a junho de 2022. As informações foram agrupadas nas categorias temáticas: i) Estratégias e metodologias como mediadoras no processo de ensino e aprendizagem do estudante surdo; ii) Formação de professores; iii) Materiais didáticos digitais e softwares educativos para surdos. A partir dos resultados observamos que a produção relacionada à área de formação docente de surdos tem sido constante. Contudo, evidencia-se a necessidade de realização de pesquisas nesta temática, tendo em vista que trará valiosas contribuições para um escopo do conhecimento científico.

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Biografia do Autor

Lidiane Pereira Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN) na Linha de Estudos Educação e Inclusão em Contextos Educacionais.

Flávia Roldan Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Centro de Educação (CE). Participa do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (GIIfE) da UFRN.

Referências

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AUTOR; BARRETO, Marcília Chagas. O ensino de matemática para alunos com surdez: desafios docentes, aprendizagens discentes. CURITIBA: Editora CRV, 2014. v.1. p. 142.

VI.

Publicado

2023-12-30

Como Citar

SILVA, L. P.; VIANA, F. R. Uso de tecnologias digitais na formação de estudantes surdos no ensino superior: Uma revisão de literatura. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 8, n. 00, p. e023020, 2023. DOI: 10.29378/plurais.v8i00.17622. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/17622. Acesso em: 22 dez. 2024.