Use of digital technologies in the training of deaf students in higher education
A literature review
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.v8i00.17622Keywords:
Digital Technologies, Initial Teacher Training, Deaf Academics, University educationAbstract
This Narrative Literature Review aimed to investigate scientific productions on the use of digital technologies in the training of deaf people in higher education. The review analyzed 10 academic productions, seven dissertations, and three theses, published between 2011 and 2021, from the BDTD, SciELo, and CAPES Portal databases, based on the keywords: digital educational tools, deaf people, and initial training between March and June 2022. The information was grouped into thematic categories: i) Strategies and methodologies as mediators in the teaching and learning process for deaf students; ii) Teacher training; iii) Digital teaching materials and educational software for the deaf. From the results, we observed that production related to the area of teacher training for deaf people has been constant. However, the need to carry out research on this topic is evident, considering that it will bring valuable contributions to the scope of scientific knowledge.
Downloads
References
BRASIL. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/L10436.htm. Acesso em: 18 mar. 2021.
BRASIL. Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Brasília, DF: Presidência da República, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm. Acesso em 18 mar. 2021.
BRASIL. Viver sem limite: plano nacional dos direitos da pessoa com deficiência. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) / Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7612.htm. Acesso em: 24 mar. 2021.
BRITO, Everton da Silva. O uso de tecnologias ativas na formação docente de estudantes residentes do curso de Letras: Língua Portuguesa e Libras da UFRN. 2020. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2020.
CAMPOS, Mariana. O processo de ensino-aprendizagem de Libras por meio do Moodle da UAB-UFSCar. 2015. 209 f. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2015.
CARMO, Kácia Araújo. Educação inclusiva com surdos: estratégias e metodologias mediadoras para a aprendizagem de conceitos químicos. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
Carvalho, Daniel de. Software em língua portuguesa/libras com tecnologia de realidade aumentada: ensinando palavras para alunos com surdez. 2011. 144 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista, Marília, SP, 2011.
FARIAS, Mariana Damião; AUTOR. A utilização de glossários terminológicos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos no Ensino Superior: uma revisão de literatura. Revista Educação Especial, [S. l.], v. 34, p. 1-19, 2021.
FARIA-NASCIMENTO, Sandra Patrícia. Representações lexicais da Língua de Sinais Brasileira: uma proposta lexicográfica. 2009. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
FELIPE, Tanya A. Políticas públicas para a inserção da Libras na educação de surdos. Espaço: informativo técnico-científico do INES, [S. l.], v. 25, 2006.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas" estado da arte". Educação & sociedade, [S. l.], v. 23, p. 257-272, 2002.
GONÇALVES, Tainá. O Curso De Mapas Mentais na Formação Docente Inicial em História-Licenciatura: O uso de Tecnologias Digitais On-Line Como Prática De Ensino Diferenciada Na Unicentro/Pr. 2019. 249 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR, 2019.
GOETTERT. Nelson. Tecnologias digitais e estratégias comunicacionais de surdos: da vitalidade da língua de sinais à necessidade da língua escrita. 2014. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2014.
GRASSI, Dayse.; ZANONI, Graziely Grassi; VALENTIN, Silvana Mendonça Lopes. Língua brasileira de sinais: aspectos linguísticos e culturais. Revista Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 7, n. 14, p. 57-68, 2011.
HADDAD, Sérgio. Educação de jovens e adultos no Brasil (1986-1998). [S. l.]: MEC, 2002.
HARRISON, Kathryn Marie Pacheco. Libras: apresentando a língua e suas características. Tenho um aluno surdo, e agora, [S. l.], p. 27-36, 2013.
MARTINS, Lívia Maria Ninci; LINS, Heloísa Andreia de Matos. Tecnologia e educação de surdos: possibilidades de intervenção. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 2, p. 188-206, 2015.
NEMBRI, Armando Guimarães. O cotidiano escolar do Curso Bilíngue de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES: um olhar avaliativo. 2011. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação da Fundação Cesgranrio, Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2011.
NOGUEIRA, Aryane; CABELLO, Janaína. Considerações sobre educação de surdos e tecnologias a partir da análise das estratégias de ensino de um professor surdo. Texto Livre: linguagem e tecnologia, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 242-256, 2017.
PRIETCH, Soraia Silva. Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva. 2014. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
QUADROS, Ronice Muller. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua brasileira de sinais: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
QUADROS, Ronice Muller de.; STUMPF, Marianne Rossi. Letras Libras EaD. In: QUADROS, Ronice Muller (org.). Letras LIBRAS: ontem, hoje e amanhã. Florianópolis: Editora UFSC, 2014. p. 9-36.
ROCHA, Fabiano Guimarães da. As concepções pedagógicas dos professores surdos na produção de materiais didáticos digitais com uso de imagem. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá, 2017.
RIOS, Lucas Tadeu Rosente. A gamificação no processo de aprendizagem de LIBRAS. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo Estado da Arte em educação. Revista diálogo educacional, [S. l.], v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.
SALLUM, Ana Maria Calil; GARCIA, Dayse Maioli; SANCHES, Mariana. Dor aguda e crônica: revisão narrativa da literatura. Acta Paulista de Enfermagem, [S. l.], v. 25, p. 150-154, 2012.
SANTANA, Ronaldo Santos; SOFIATO, Cássia Geciauskas. O estado da arte das pesquisas sobre o ensino de Ciências para estudantes surdos. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 596-616, 2018. Disponível em: 1809-4309-praxeduc-13-02-0596.pdf (fcc.org.br). Acesso em: 13 fev. 2023.
SILVA, Maria de Fátima da. Educação intercultural bilíngue para surdos: Formação do professor para um ensino culturalmente sensível/relevante. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR, 2013.
AUTOR; BARRETO, Marcília Chagas. O ensino de matemática para alunos com surdez: desafios docentes, aprendizagens discentes. CURITIBA: Editora CRV, 2014. v.1. p. 142.
VI.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Lidiane Pereira Silva, Flávia Rolan (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.