As tecnologias digitais na educação

Um olhar crítico sobre sociedade, tecnologia e cultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.v9i00.16266

Palavras-chave:

Educação, Tecnologias digitais, Formação docente

Resumo

Neste artigo, propomos uma análise crítica das relações entre sociedade, tecnologia e cultura, considerando os desafios e as oportunidades que emergem no contexto contemporâneo. O estudo fundamenta-se na perspectiva de que as tecnologias digitais não são apenas ferramentas de suporte, mas sim elementos constitutivos das transformações sociais e culturais que afetam as práticas educativas. A revisão de literatura dialoga com autores como Kenski (2007), Brito e Purificação (2015), Morozov (2018), Pischetola et al. (2019), entre outros, que abordam as implicações políticas, pedagógicas e epistemológicas do uso das tecnologias digitais na educação. A pesquisa caracteriza-se como um estudo bibliográfico de natureza qualitativa e delineamento descritivo-explicativo (Gil, 2008). Os resultados apontam para a necessidade de uma apropriação crítica das tecnologias digitais pelos docentes, que possibilite o desenvolvimento de situações pedagógicas inovadoras, participativas e dialógicas.

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Biografia do Autor

Vitorugo Sérgio Escaraber Selpa, Universidade do Estado da Bahia

Professor efetivo na rede municipal de Abatiá e de Santa Amélia – PR. Especialização em Ensino da Língua Portuguesa pela UENP e especialização em Educação Digital pela Universidade do Estado da Bahia.

Luiz Antonio de Oliveira, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professor da Rede Pública do Estado do Paraná. Docente do Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), Pedagogia, na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio e no Programa de Pós-Graduação em Educação, na mesma universidade, campus de Jacarezinho.

Referências

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

SELPA, V. S. E.; OLIVEIRA, L. A. de. As tecnologias digitais na educação: Um olhar crítico sobre sociedade, tecnologia e cultura . Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 9, n. 00, p. e024018, 2024. DOI: 10.29378/plurais.v9i00.16266. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/16266. Acesso em: 19 dez. 2024.