II Zoogincana como estratégia de valorização da interdisciplinaridade

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DOI :

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.i2.a21903

Mots-clés :

Ciências, Conhecimento, Educação

Résumé

A Zoogincana é um evento de extensão universitária anual promovido pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia – campus II. Em sua segunda edição integrou ainda mais ações interdisciplinares de cursos do Departamento de Ciências Exatas e da Terra, como Ciências Biológicas e Matemática, e também do curso de mestrado em Modelagem e Simulação de Biossistemas (PPGMSB). Assim, o objetivo deste trabalho é fazer um relato de experiência sobre a II Zoogincana, descrevendo todos os aspectos – desde à concepção do evento até a avaliação dos resultados, reforçando a importância de atividades extensionistas, na perspectiva de valorizar a interdisciplinaridade, constituindo-se numa oportunidade de protagonismo estudantil. A realização do evento, desde sua concepção, foi pautada no protagonismo discente tanto nos aspectos acadêmicos (definição do tema, atividades a serem desenvolvidas, promoção da interdisciplinaridade) como nos aspectos logísticos (local, estandes, material audiovisual, patrocínio, entre outros), com participação de 57 estudantes do Ensino Superior. A Zoogincana envolveu de forma significativa estudantes da educação básica (anos finais do ensino fundamental e ensino médio) bem como a comunidade visitante com atividades lúdicas e interativas, incluindo jogos, brincadeiras, tarefas temáticas e exposições itinerantes dos laboratórios. Esse envolvimento foi crucial para o sucesso do evento, permitindo que os estudantes desenvolvessem habilidades de gestão, liderança e trabalho em equipe. O evento promoveu a Ciência e fortaleceu o papel da Universidade na formação cidadã, com a promoção de uma educação interdisciplinar, enfatizando a relevância das atividades extensionistas na formação acadêmica, essenciais para a formação integral dos futuros profissionais de diversas áreas.

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Bibliographies de l'auteur-e

Beatriz Dias Oliveira, Université de l'État de Bahia

Je suis étudiant en sciences biologiques à l'Université d'État de Bahia (UNEB). J'ai participé au programme institutionnel de bourses d'initiation à l'enseignement (PIBID). Actuellement, je suis boursier FAPESB dans le Programme d'Initiation Scientifique (IC). Développe des travaux sur les thématiques suivantes : Formicidae, Ecologie, Durabilité et Éducation.

 

Maria José Dias Sales, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Biologia pela Universidade do Estado da Bahia (2007). Doutora em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (UESC). Atualmente, é professora no curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, campus Alagoinhas, e desenvolve estudos na área de Meio Ambiente e Educação.

Magnólia Silva Queiroz, Université de l'État de Bahia

Professeur assistant à l'Université d'État de Bahia (UNEB), je développe des études avec formation d'enseignant. J'ai un diplôme en sciences biologiques de l'Université d'État de Feira de Santana et une maîtrise en botanique de l'Université d'État de Feira de Santana, avec une spécialisation en méthodologie d'enseignement, recherche et vulgarisation en éducation.

Eltamara Souza da Conceição, Université de l'État de Bahia

J'ai un diplôme en biologie de l'Université d'État de Santa Cruz, une maîtrise en sciences agricoles de l'Université fédérale de Bahia, un doctorat en entomologie de l'Université fédérale de Viçosa et un post-doctorat à l'Université d'Évora, Portugal. Je suis actuellement professeur titulaire à l'Université d'État de Bahia, avec une expérience dans le domaine de la zoologie, avec un accent sur la myrmécologie, et dans le domaine de l'éducation.

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Publié-e

2025-01-16

Comment citer

OLIVEIRA, B. D.; SALES, M. J. D.; QUEIROZ, M. S.; CONCEIÇÃO, E. S. da. II Zoogincana como estratégia de valorização da interdisciplinaridade . Ouricuri Magazine, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 03–15, 2025. DOI: 10.59360/ouricuri.vol14.i2.a21903. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/21903. Acesso em: 21 janv. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossier : L'interdisciplinarité à l'ordre du jour : socialiser différents contextes de recherche

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