Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todas as normas descritas em diretrizes para os autores. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. É imprescindível que a contribuição seja original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Como parte do processo de submissão, ficam os autores responsabilizados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens. Assim como o arquivo submetido deve estar no formato do TEMPLATE Diretrizes para Autoresdisponibilizado nas Normas Gerais para publicação na Revista Ouricuri. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • A identificação de autoria do texto deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, assegurando a avaliação por Pares Cega
  • Para submissão de artigos na Revista Ouricuri, é necessário o preenchimento de todos os campos (metadados) solicitados no sistema. Artigos com campos deixados em branco correm o risco de não serem avaliados. No formulário de submissão (METADADOS) é indispensável preencher os campos “URL” (com o link para o currículo Lattes), ORCID, “Instituição/Afiliação” (em até 4 linhas) e “Resumo da biografia” (constando a formação e titulação em até 5 linhas).
  • Conforme nossa política editorial, não é possível aceitar a publicação de mais de um artigo do mesmo autor dentro de um período de um ano (12 meses). Portanto, solicitamos gentilmente que os autores enviem apenas UM artigo por ano. Se mais de um artigo for enviado pelo mesmo autor, apenas o primeiro será considerado para avaliação. É importante ressaltar que em casos de edições especiais, podem ocorrer exceções a essa regra.
  • No momento do envio da versão final do manuscrito o(a)a autor(a) responsável pela submissão também deverá anexar no sistema o seguinte documento exigidos: a) Declaração de Originalidade, de Autoria e de Responsabilidade em caso de pesquisa com seres humanos junto ao CEP no atendimento à legislação vigente quanto das informações prestadas no texto e de Revisão de Língua Portuguesa do Manuscrito e dos Resumos de Línguas Estrangeiras (espanhol e inglês).

Diretrizes para Autores

Estilo do Manuscrito

Defina o significado das abreviaturas na primeira vez que forem citadas no resumo e no texto, e novamente nas tabelas e figuras. Uma vez que uma abreviação for citada, ela deve ser usada em todo o manuscrito, exceto no início de uma frase.

Acesse: TEMPLATE DA REVISTA OURICURI (Aqui)

Nomes comuns de plantas, insetos, patógenos e animais devem ser acompanhados da nomenclatura científica completa, incluindo autoridade, quando mencionados pela primeira vez, tanto no resumo, como na introdução. Ex. Vigna unguiculata (L.) Walp.

Porcentagens devem ser expressas como números inteiros, por exemplo: 45 % em vez de 45,4 %, 58%, em vez de 57,5 %, 89 %, em vez de 88,9 %.

Utilizar o formato potência negativa para notar e inter-relacionar unidades, e.g.: kg ha-1; não inter-relacione unidades usando a barra vertical, e.g.: kg/ha.

Verifique a possibilidade de eliminar do título expressões como: “Influência de...”; “Estudo sobre...”; “Efeito de...”

Nomes científicos devem ser utilizados nos títulos apenas quando absolutamente necessários.

A condição de bolsista e o reconhecimento às respectivas agências financiadoras devem ser indicados no subtítulo “Agradecimentos”, não na página de rosto.

Certifique-se que o Resumo traga uma frase introdutória ao assunto e/ou identifique o problema que se propôs investigar.

Elimine do resumo expressões/construções como: “Concluiu-se que...”; “De posse dos resultados obtidos”, “Foi possível observar que...”; “Os dados mostram que...”.

Certifique-se que a Introdução tem no máximo 50 linhas, com informações sobre o atual estado da arte do assunto e os objetivos do trabalho.

Descreva detalhadamente os procedimentos estatísticos utilizados para análise dos resultados, de preferência ao final do Material e Métodos.

Certifique-se que os resultados estão discutidos detalhadamente. Explique relações causa-efeito e confronte os resultados com referências bibliográficas no subtítulo Resultados e Discussão.

Elimine do subtítulo Resultados e Discussão expressões redundantes como “Foi observado que...”; “Deve-se ressaltar que...”; “Salienta-se que...”; “É importante notar que...”; “Verificou-se que...”

No subtítulo Conclusão, não utilize frases como: “Nas condições em que o experimento foi realizado...”; “Para as condições deste experimento...” etc., bem como não utilize inferências ou afirmativas que sejam meras repetições dos resultados.

Certifique-se que a lista de referências bibliográficas segue de maneira estrita o formato das Instruções aos Autores.

Use referências bibliográficas atualizadas para os últimos cinco anos, mas sinta-se livre para reconhecer e utilizar referências clássicas e trabalhos-chave, atemporais, no texto.

A citação de resumos de congressos deve-se limitar a no máximo 5% das referências citadas.

A citação de dissertações e teses, somente é permitida se a defesa ocorreu nos últimos cinco anos.

Manuscritos devem ser organizados em papel A4, espaçamento entre linhas 1,5, fonte Arial tamanho 11.

Títulos de tabelas e figuras devem ser autoexplicativos; abreviaturas devem ser detalhadas no título ou no rodapé das Tabelas ou na legenda das Figuras.

Não insira/utilize Tabelas com poucas informações; transforme o conteúdo destas possíveis tabelas em corpo de texto.

Títulos de Tabelas e Figuras não devem conter unidades. Disponha as unidades das Tabelas abaixo do traço horizontal que separa a grandeza dos valores, ou logo abaixo dos títulos dos eixos nas Figuras.

Certifique-se que o Sistema Internacional de Unidades seja utilizado em todo texto, bem como nas Figuras e Tabelas.

Verifique os caracteres gregos e figuras cuidadosamente.

Utilizar o formato potência negativa para notar e inter-relacionar unidades, e.g.: kg ha–1; não inter-relacione unidades usando a barra vertical, e.g.: kg/ha.

Utilize um espaço simples entre as unidades, e.g.: g L–1 e não g.L–1, ou gL–1.

Use o sistema horário de 24 h, com quatro dígitos para horas e minutos: 08h00, 17h30.

Certifique-se que exceto quando seguidos por unidades, números de um a dez sejam escritos por extenso (um; dois; ...).

Cada parágrafo deve conter uma ideia principal. Parágrafos curtos devem ser agrupados (elimine as frases soltas); parágrafos longos devem ser subdivididos.

Sempre que possível, mova/insira as citações bibliográficas para/no final das frases e parágrafos (o assunto é mais importante que o autor). Adote o mesmo procedimento em relação às referências de Figuras e Tabelas.

Reveja todo o texto antes de submeter o trabalho; sugere-se que todo o texto seja preciso e claro; O autor correspondente deve ser identificado(a) por um asterisco e um endereço eletrônico institucional do autor(a) correspondente deve ser informado.

Artigos

Política padrão de seção

Artigos de Revisão

Política padrão de seção

Nota Científica

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.