Processo de revisão por pares

A Revista Ouricuri receberá textos organizados em artigos que trazem resultados de pesquisa ou revisão bibliográfica, semestralmente, são publicados textos que discutem conteúdos diversos, tendo participação de autores brasileiros e estrangeiros. A submissão de textos é de fluxo contínuo e busca fomentar a socialização das experiências de pesquisa em todo país. Entre os autores, no mínimo um deles deve ter o título de Mestre ou Doutor. Todos os itens para um processo rigoroso que considera as seguintes fases:

  • Recepção do manuscrito.
  • Revisão inicial.
  • Revisão cega por pares externos.
  • Segunda versão do manuscrito.
  • Segunda rodada de revisão.
  • Terceira rodada (caso necessite)
  • Parecer final.
  • Publicação.

Recepção do manuscrito: Uma vez recebido o manuscrito enviado para a Revista Ouricuri, um e-mail é enviado ao(s) autor(es) através da plataforma da revista informando o recebimento. O processo de revisão será iniciado.

Revisão Inicial: A equipe editorial faz uma revisão inicial do manuscrito, cuidando de sua relevância temática e do cumprimento dos critérios formais estabelecidos pela revista. Caso a equipe editorial determine que o manuscrito atende aos critérios mínimos para continuar sua revisão, solicita-se ao(s) autor(es) que envie(m) uma carta de originalidade e cessão de direitos à Revista Ouricuri, declarando que o artigo não foi publicado ou submetido simultaneamente a outra revista. Dois avaliadores às cegas entrarão no processo, em que são então designados para iniciar o processo de avaliação. Caso o artigo não atenda aos critérios de relevância temática, novidade e normas editoriais, o artigo é rejeitado.

Revisão por pares externos às cegas: Quando a equipe editorial decide que o artigo pode ser enviado para avaliação externa, são designados dois avaliadores às cegas que, por meio da plataforma da revista, preenchem a respectiva diretriz de avaliação, seja para um artigo teórico ou de pesquisa.

A avaliação termina com um parecer indicando se um manuscrito é: Aceito, Aceito com pequenas modificações, Aceito com modificações maiores ou Rejeitado. No formulário de avaliação, os pares são solicitados a: a) indicar se atendem ou não aos critérios de forma e conteúdo; b). Realizar uma avaliação geral do artigo, incluindo sugestões e/ou contribuições.

Se houver discrepâncias entre os pareceres dos revisores, o manuscrito é enviado para um terceiro revisor e, com essa terceira opinião, o comitê editorial toma a decisão de rejeitar ou enviar o artigo para modificação.

Os revisores são acadêmicos especialistas na área, externos ao comitê editorial e, preferencialmente, de países com localização geográfica diferente da dos autores do artigo.

Segunda versão do manuscrito: Com base nas observações e contribuições dos pareceristas, o editor elabora um documento que coleta as sugestões e elimina qualquer informação que permita identificá-las. Esse documento é enviado aos autores, que decidem: se enviam uma nova versão de seu manuscrito, com base nos comentários dos revisores, ou se abandonam o processo. Caso os autores decidam enviar a nova versão para dar continuidade ao processo de avaliação, a equipe editorial atribui uma data de submissão de acordo com a magnitude das observações e modificações a serem feitas pelo(s) autor(es) (a data oscila entre 2 a 3 semanas). Caso os autores decidam não continuar no processo, o manuscrito é retirado da base de dados da revista e os revisores são informados de que não haverá novas versões para avaliação.

Caso o artigo seja rejeitado pelos revisores, um e-mail é enviado ao(s) autor(es) através da plataforma da revista informando, na qual são enviadas as sugestões feitas pelos revisores.

Segunda Rodada de Revisão: O editor recebe uma nova versão do artigo e a envia aos revisores da primeira versão de forma anônima, a fim de verificar se os ajustes sugeridos por eles foram considerados pelo(s) autor(es). Para isso, são enviadas a primeira versão, sua primeira avaliação e a nova versão do artigo, com base nisso, cada revisor avalia o novo manuscrito e indica ao editor se é necessário fazer novas modificações ou se considera que o artigo já pode ser publicado.

Parecer final: uma vez que o editor recebe as novas avaliações dos revisores, juntamente com a equipe de editoração, a avaliação geral do manuscrito é analisada e a aprovação ou rejeição para publicação é realizada.

Quando os revisores consideram que ainda são necessários ajustes no manuscrito, o editor prepara um novo documento (o processo passa por uma nova rodada no sistema de revisão da revista) com as avaliações, cuidando do anonimato dos especialistas, e envia os autores e repete o processo anterior até que os revisores considerem que o manuscrito pode ser publicado. Em todos os casos, o anonimato dos autores e dos avaliadores é mantido. É assim que a versão final é preparada.

Publicação: Uma vez que o artigo é finalmente aceito, os autores recebem uma carta (e-mail enviado pelo sistema da revista) de aceitação de seu artigo.

*O tempo decorrido entre o recebimento do artigo e a primeira resposta dos pareceristas é de 1 (um) mês a 2 (dois) meses; e o tempo entre o recebimento e o tempo estimado para publicação é de 3 (três) meses a 6 (seis) meses.