Sobre a Revista

Foco e Escopo

Missão do periódico:

A Revista Ouricuri, veículo de difusão científica e cultural, tem como missão “publicar trabalhos científicos originais e inéditos que contribuam para o desenvolvimento da pesquisa e do pensamento crítico nas diversas áreas do conhecimento, tendo portanto, um caráter multidisciplinar e interdisciplinar”.

 

Política editorial: 

A Revista Ouricuri, é assumida pelo Programa de Pós-graduação em ecologia Humana e Gestão socioambiental da Universidade do Estado da Bahia – PPGEcoH UNEB. Conta com expressiva participação de Programas stricto sensu na modalidade Acadêmica de pesquisa, reunindo estudiosos das diversas Áreas do Conhecimento, com o intuito de promover a difusão e a divulgação do conhecimento.

Organizada em artigos que trazem resultados de pesquisa ou revisão bibliográfica, semestralmente, são publicados textos que discutem conteúdos diversos, tendo participação de autores brasileiros e estrangeiros. A submissão de textos é de fluxo contínuo e busca fomentar a socialização das experiências de pesquisa em todo país. No limite de três autores, no mínimo um deles deve ter o título de Mestre ou Doutor.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Singularidade

A Revista Ouricuri é o periódico do programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, único programa do Brasil em nível Stricto sensu, na área interdisciplinar, e se propões a publicar as produções de programas de Pós-graduação e de pesquisadores que trabalham com os povos e comunidades tradicionais do Brasil, abrindo um espaço onde esses povos tenham visibilidade gerando instrumentos acadêmicos para subsidiar políticas públicas.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Ouricuri conta com avaliadores externos, alheios a sua Equipe Editorial, realizando avaliação por pares e às cegas. Além de utilizar o sistema Copy Spider para detecção de plágio.

Periodicidade

Sua periodicidade é semestral, publicando artigos originais, objetivando contribuir para a divulgação dos conhecimentos gerados nas áreas de ciências naturais, ecologia humana e educação, ecologia humana e saúde, gestão socioambiental e desenvolvimento sustentável.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de Apoio

A Revista Ouricuri recebe apoio institucional do Programa de Apoio a Publicação de Periódicos vinculados aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNEB (PROEP-PÓS), mediante aprovação via Edital PROEP-PÓS N° 032/2019.

Histórico do periódico

A Revista Ouricuri é um períodico multidisciplinar editado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH) da Universidade da Bahia - UNEB.

Sua periodicidade é semestral, publicando artigos originais, objetivando contribuir para a divulgação dos conhecimentos gerados nas áreas de ciências naturais, ecologia humana e educação, ecologia humana e saúde, gestão socioambiental e desenvolvimento sustentável.
 
A revista aceita artigos, em português, inglês e espanhol, desde que sejam inéditos em forma de pesquisas básicas e aplicadas, revisões e comunicações breves. O período de envio dos artigos é contínuo conforme normas para submissão.
 

Atualmente a revista está nas Bases de Dados da Latindex,  do Genamics JournalSeek, da Sumários de Revistas Brasileiras(sumarios.org), bem como no portal do Periódicos CapesDiadorim - Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras e do LivRe!.