II Zoogincana como estratégia de valorização da interdisciplinaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.i2.a21903

Palavras-chave:

Ciências, Conhecimento, Educação

Resumo

A Zoogincana é um evento de extensão universitária anual promovido pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia – campus II. Em sua segunda edição integrou ainda mais ações interdisciplinares de cursos do Departamento de Ciências Exatas e da Terra, como Ciências Biológicas e Matemática, e também do curso de mestrado em Modelagem e Simulação de Biossistemas (PPGMSB). Assim, o objetivo deste trabalho é fazer um relato de experiência sobre a II Zoogincana, descrevendo todos os aspectos – desde à concepção do evento até a avaliação dos resultados, reforçando a importância de atividades extensionistas, na perspectiva de valorizar a interdisciplinaridade, constituindo-se numa oportunidade de protagonismo estudantil. A realização do evento, desde sua concepção, foi pautada no protagonismo discente tanto nos aspectos acadêmicos (definição do tema, atividades a serem desenvolvidas, promoção da interdisciplinaridade) como nos aspectos logísticos (local, estandes, material audiovisual, patrocínio, entre outros), com participação de 57 estudantes do Ensino Superior. A Zoogincana envolveu de forma significativa estudantes da educação básica (anos finais do ensino fundamental e ensino médio) bem como a comunidade visitante com atividades lúdicas e interativas, incluindo jogos, brincadeiras, tarefas temáticas e exposições itinerantes dos laboratórios. Esse envolvimento foi crucial para o sucesso do evento, permitindo que os estudantes desenvolvessem habilidades de gestão, liderança e trabalho em equipe. O evento promoveu a Ciência e fortaleceu o papel da Universidade na formação cidadã, com a promoção de uma educação interdisciplinar, enfatizando a relevância das atividades extensionistas na formação acadêmica, essenciais para a formação integral dos futuros profissionais de diversas áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Dias Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), participou do Programa institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Atualmente, é bolsista pela FAPESB no Programa de Iniciação Científica (IC). Desenvolve trabalhos nos seguintes temas: Formicidae, Ecologia, Sustentabilidade e Educação.

Maria José Dias Sales, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em Biologia pela Universidade do Estado da Bahia (2007). Doutora em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (UESC). Atualmente, é professora no curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, campus Alagoinhas, e desenvolve estudos na área de Meio Ambiente e Educação.

Magnólia Silva Queiroz, Universidade do Estado da Bahia

Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - campus II Alagoinhas, desenvolve estudos com formação de professores. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana e mestrado em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana, com especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação.

Eltamara Souza da Conceição, Universidade do Estado da Bahia

Possuo Graduação em Biologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia, Doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa e Pós-doutorado na Universidade de Évora, Portugal. Atualmente sou Professora Plena da Universidade do Estado da Bahia, tem experiência na área de Zoologia, ênfase em Mirmecologia, e na área de Educação.

Referências

Barros, Maria Rosane Marques; Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias. Ludicidade na educação ambiental: contribuição na percepção crítica de problemas socioambientais. Enseñanza de las ciencias: Revista de Investigación y Experiencias Didácticas, 3319-3324, 2017. Disponível em: https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/339984/430939. Acesso em: 26 setembro 2024.

Brasil. Ministério da Educação. Portaria 1.350 de 17 de dezembro de 2018. Homologa o parecer CNE/CES 608/2018 e institui as diretrizes para as políticas de extensão da educação superior brasileira. Diário Oficial da União. Seção 1, Brasília, DF, p. 34, 17 dez. 2018.

Carvalho, Isabel Cristina de Moura. Em direção ao mundo da vida: interdisciplinaridade e educação ambiental. Ipê, 1998, 101p.

Carvalho, Vilma de. Acerca da interdisciplinaridade: aspectos epistemológicos e implicações para a enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 41, 500-507, 2007. Disponível em https://www.scielo.br/j/reeusp/a/c4pJhTPbdZtX5WY3gjGmM8h/?lang=pt. Acesso em: 10 setembro 2024.

Chaves, A. O ciclo de formação geral e a reforma do ensino superior. 2007. Disponível em: <http://www.educacao.gov.br/reforma/Documentos/ ARTIGOS/2005.3.7.17.4.56.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2024.

Cortese, Tatiana Tucunduva P.; Sotto, Débora Sotto. Desvendando complexidades: importância da interdisciplinaridade e da intersetorialidade. Jornal da USP, 10 mar. 2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/desvendando-complexidades-importancia-da-interdisciplinaridade-e-da-intersetorialidade/. Acesso em: 27 set. 2024.

Del-Masso, Maria Candida Soares et al. Interdisciplinaridade em extensão universitária. Revista Ciência em Extensão, 13(3), 2-12, 2017. Disponível e: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1852/1408 Acesso em: 20 agosto 2024.

Fazenda, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 15ª Ed. Campinas: Papirus, 2008.

Freire, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

Frigotto, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Ideação, 10(1), 41-62, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.48075/ri.v10i1.4143 Acesso em: 23 agosto 2024.

Gadotti, Moacir. Extensão universitária: para quê. Instituto Paulo Freire, 15(1), 1-18, 2017. Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf Acesso em: 20 julho 2024.

Gadotti, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Editora Ática, 2004.

Gil, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. Atlas, 1999.

Gulinelli, Deize. A ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental: uma retrospectiva dos jogos tradicionais. São Paulo, 2008.

Isaia, Silvia Maria de Aguiar; Bolzan, Doris Pires Vargas. Formação do professor do ensino superior: um processo que se aprende?. Educação, p. 121-134, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3845/2198A Acesso em: 10 setembro 2024.

Júnior, Antônio Pereira; Bispo, Carlos José Capela; Pontes, Altem Nascimento. Interdisciplinaridade no âmbito do ensino superior: Da graduação à pós-graduação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, 17(1), 0751–0767, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15644/12697 Acesso em: 26 setembro 2024.

Leis, Héctor Ricardo. Sobre o conceito de interdisciplinaridade. Cadernos de pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, 6(73), 2-23, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2176/4455 Acesso em: 26 setembro 2024.

Luckesi, Cipriano. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, 3(2), 2014. Disponivel em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/9168/8976 Acesso em: 24 setembro 2024.

Macedo, Roberto Sidnei. Currículo: campo, conceito e pesquisa. Vozes, 2009.

Martins, Karina; De Almeida, Rosiléia Oliveira; Baptista, Geilsa Costa Santos. Ensino de ecologia e elementos da etnoecologia: perspectivas para a formação inicial do professor de biologia a partir de um curso de extensão. Cadernos CIMEAC, 12(1), 39-67, 2022.Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/6067 Acesso em: 24 setembro 2024.

Mozena, Erika Regina; Ostermann, Fernanda. Uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade no ensino das ciências da natureza. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte),16, 185-206, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/CgpBrMQzDYPqkHZ7yKKdqGk/abstract/?lang=pt Acesso em: 26 setembro 2024.

Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Flores, Fábio Fernandes; Almeida, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010/6134 Acesso em: 11 novembro 2024.

Naves, Emilse. Fazer-saber: reflexões sobre a função acadêmica da extensão universitária. Em Extensão, 14(1), 9-29, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/28113/pdf Acesso em: 26 setembro 2024.

Peleias, Ivan Ricardo; Mendonça, Janete de Fátima; SLOMSKI, Vilma Geni; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade no Ensino Superior: Análise da Percepção de Professores de Controladoria em Cursos de Ciências Contábeis na Cidade de São Paulo. Avaliação, 16(3), 499-532, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/4d7w6NVNw6VmJg4hwCmqNVH/ Acesso em: 26 setembro 2024.

Pereira, Elvio Quirino; Nascimento, Elimar Pinheiro do. A interdisciplinaridade nas universidades brasileiras: trajetória e desafios. Redes, 21(1), 209-232, 2016. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/4844 Acesso em: 26 setembro 2024.

Philippi-Jr, A. Apresentação. In: Philippi-Jr, A., Silva Neto, A.J. (Editores) Interdisciplinaridade em Ciência, Tecnologia & Inovação. Barueri, SP: Manole, 2011. Disponível em: https://www.esalq.usp.br/pg/docs/art12_212.pdf Acesso em: 10 setembro 2024.

Ritchie, Donn; Dodge, Bernard. Integrating Technology Usage across the Curriculum through Educational Adventure Games. ERIC, 1992.

Sales, Ieda Maria Amorim et al. A gincana cultural como ferramenta de ensino-aprendizagem. Webartigos, 2016. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/a-gincana-cultural-como-ferramenta-de-ensino-aprendizagem/139661 Acesso em: 26 setembro 2024.

Silva, Fabiana de Oliveira da et al. Gincana de ciências da natureza: contribuições de atividades interdisciplinares lúdicas no processo de ensino-aprendizagem. Scientia Naturalis, 1(2), 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/2503 Acesso em: 10 setembro 2024.

Thiesen, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista brasileira de educação, 13, 545-554, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/swDcnzst9SVpJvpx6tGYmFr/ Acesso em: 26 setembro 2024.

Vieira, Luciene Batista; Rodrigues, Elaine Aparecida Fernandes. O Ensino Lúdico nos Anos Iniciais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 10, 136-153, 2016. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/wp-content/uploads/2016/11/ensino-ludico-nos-anos-iniciais.pdf Acesso em: 10 setembro 2024.

Downloads

Publicado

2025-01-16

Como Citar

OLIVEIRA, B. D.; SALES, M. J. D.; QUEIROZ, M. S.; CONCEIÇÃO, E. S. da. II Zoogincana como estratégia de valorização da interdisciplinaridade . Revista Ouricuri, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 03–15, 2025. DOI: 10.59360/ouricuri.vol14.i2.a21903. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/21903. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Interdisciplinaridade em pauta: socializando os diferentes contextos de pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.