Representações da pesca artesanal na Baía de Todos os Santos

ditos e não-ditos em um panorama comunicacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.iedicao-especial-01.a22449

Palavras-chave:

Análise do Discurso, pesca na Baía de Todos os Santos, pesquisa qualitativa multimétodo, crítica à realidade social

Resumo

O escrito aborda reflexões acerca da pesca artesanal na Baía de Todos os Santos na perspectiva do aporte do campo da Comunicação Social ao projeto interdisciplinar intitulado Embarcados. Estas reflexões partem da observação participante no campo de pesquisa e buscam complementos à compreensão e crítica da realidade social a partir da Análise do Discurso do corpus textual selecionado, em recorte, de um conjunto muito maior de textos sobre o tema da pesquisa, veiculado na internet. Os subtemas emergentes em cada campo representacional, a saber: científico, governamental e socioeconômico, analisados em suas formações discursivas, e evidenciados por tipos de narração e valores que enunciam sentidos e representações da pesca na Baía de Todos os Santos, possibilitaram acessar aspectos histórico-ideológicos indicadores das dinâmicas, sobretudo econômicas, que atravessam as configurações sociais estudadas.

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Biografia do Autor

Patrícia Carla Smith Galvão, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Pós Doutora em Ciências da Comunicação (UBI/Portugal), Doutora em Cultura e Sociedade (IHAC/UFBA), com período sanduíche na Universidade da Beira Interior – Portugal. Graduada em Comunicação Social (UNEB). Analista Universitária da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), coordenadora do Núcleo de Produção Científica do CPEDR/UNEB, e membro do Grupo de Pesquisa LOGOS - Comunicação Estratégica, Marca e Cultura (Pós-Cultura / UFBA).

Emerson dos Santos Purificação , Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas (UNEB). Técnico em meio ambiente pelo Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (CETEP). Atua como colaborador no quadro de professores do Centro Tecnológico Senhora Santana (CETASS) e no Instituto Educacional Arco-Íris (IEA). Foi discente vinculado ao Laboratório de Recursos Pesqueiros Marinhos (LABMARH/DCET– II/UNEB).

Mariana Pinto Miranda, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutoranda em Comunicação pelo Departamento de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra em Comunicação e Estudo da Mídia pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), graduada em Jornalismo (F2J) e em Publicidade e Propaganda (UCSal). Docente de graduação e pós-graduação nas áreas de Comunicação e Gestão, e membro do grupo de pesquisa LOGOS - Comunicação Estratégica, Marca e Cultura, na Faculdade de Comunicação (Pós-Cultura/UFBA).

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

SMITH GALVÃO, P. C.; DOS SANTOS PURIFICAÇÃO , E.; PINTO MIRANDA, M. Representações da pesca artesanal na Baía de Todos os Santos : ditos e não-ditos em um panorama comunicacional . Revista Ouricuri, [S. l.], v. 14, n. edicao-especial-01, p. 03–30, 2024. DOI: 10.59360/ouricuri.vol14.iedicao-especial-01.a22449. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/22449. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Número especial: Embarcados

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