Memórias (auto)biográficas de uma enfermeira no exercício docente

percurso pessoal e profissional

Autores

  • Rita Amorim Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.i1.a18825

Palavras-chave:

Memorial; professora titular; progressão de carreira; universidade.

Resumo

 Esse memorial teve como objetivo rememorar o nosso percurso pessoal e profissional ao longo da nossa existência a partir das diversas interações com familiares, amigos, amigas, alunos, alunas, professoras, professores, resultando na mulher profissional que somos, descobrindo e sendo descoberta, com os amores e as dores que fazem pulsar a vida, buscando o atendimento de uma das etapas do processo de progressão de carreira para professora titular do Magistério Superior da Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS. Possui caráter descritivo. No processo de elaboração nos encontramos com as memórias de nossas experiências pessoais e profissionais. Num momento, como filha, neta, sobrinha, irmã, prima, amiga, colega e noutro como aluna, enfermeira e professora, pois fizemos a escolha de escrita (auto) biográfica. Assim, apresentamos algumas das diversas possibilidades de interações ao longo do percurso de nossa vida, notadamente familiar e profissional. Narramos acerca dos nossos anos de estudos institucionalizados, da alfabetização à pós-graduação, atuação como enfermeira numa instituição pública de saúde e noutra instituição pública de ensino superior e as demais atuações no campo profissional. Por fim, apresentamos as nossas inquietações para o futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

A lista: [Compositor e intérprete]: Osvaldo Montenegro. Rio de Janeiro: Warner Music Brasil, 2001. Disponível em: https://oswaldo-montenegro.lyrics.com.br/letras/65521/. Acesso em: 20 jun. 2022.

Alves, R. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Loyola, 2001.

Amorim, R.C. A melhor casa do mundo: minhas memórias de infância. In: RABINOVICH et al. (Org.). Autoetnografia colaborativa e investigação autobiográfica: a casa, os silêncios e os pertencimentos familiares. Curitiba: Juruá. 2016.

Anastasiou, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2005.

Bolsanello, M.A. Memorial acadêmico de uma professora universitária: sentido e significado. Educar em Revista, Curitiba, n. 64, p. 317-342, abr./jun. 2017.

Fonseca, C. Concepções de família e práticas de intervenção: uma contribuição antropológica. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 50-59, maio/ago. 2005. https://doi.org/10.1590/S0104-12902005000200006

Habermas, J. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalidade social. Trad. Paulo Astor Soethe. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

Horta, W.A. Processo de enfermagem. São Paulo: EPU, 1979.

Universidade Estadual de Feira de Santana. Projeto Político-Pedagógico Curso de Enfermagem. Feira de Santana, 2017.

Universidade Estadual de Feira de Santana. Colegiado do curso de enfermagem. Currículo pleno do curso de enfermagem. Feira de Santana, 1997.

Universidade Estadual de Feira de Santana. Colegiado do curso de enfermagem. Currículo pleno do curso de enfermagem. Feira de Santana, 2004.

Rabinovich, E.P. Apresentação: sobre autobiografia, infância e poética. In: Rabinovich et al. (org.). Família e poéticas da infância: relatos autobiográficos. Curitiba: Juruá, 2013. p. 21-22.

Waldow, V.R. Cuidar/cuidado: o domínio unificador da enfermagem: In: Waldow, V. R; Lopes, M.J.M.; Meyer, D.E. (Org.). Maneiras de cuidar maneiras de ensinar: a enfermagem entre a escola e a prática profissional. Porto Alegre: Artmed. 1995.

Waldow, V. R; Lopes, M.J.M.; Meyer, D.E. Maneiras de cuidar maneiras de ensinar: a enfermagem entre a escola e a prática profissional. Porto Alegre: Artmed. 1995.

Waldow, V.R. examinando o conhecimento em enfermagem. In: Meyer, D.E.; Waldow, V. R; Lopes, M.J.M. (Org.). Marcas da diversidade: saberes e fazeres da enfermagem contemporânea. Porto Alegre: Artmed. 1998.

Waldow, V.R. Cuidar como marco de referência para o ensino de enfermagem. In: Congresso Brasileiro de Enfermagem, 1998. Anais. Salvador. Aben, 1998. P.198-200.

Waldow, V.R. Cuidado humano: o resgate necessário. 2. ed. Porto Alegre: Sagre Luzzato, 1999.

Downloads

Publicado

2024-03-10

Como Citar

AMORIM, R. Memórias (auto)biográficas de uma enfermeira no exercício docente: percurso pessoal e profissional. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 102–113, 2024. DOI: 10.59360/ouricuri.vol14.i1.a18825. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/18825. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Rememoração e contação da história ‘de si’ pela geografia afetiva do campo-roça na lembrança ancestral dos familiares mortos e vivos.