(Re)pensando a educação antirracista no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59360/ouricuri.vol14.i1.a16752

Palavras-chave:

Educação Antirracista, Racismo, Raça, Educação, Injúria racial

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma breve reflexão sobre a possibilidade de um processo de Educação Antirracista no Brasil. Trazer algumas reflexões e conceitos sobre Educação Antirracista, racismo e seus tipos, raça/etnia e como cidadãos e educadores, integrantes desse processo, podem contribuir para que essa mudança seja efetiva. Com uma análise centrada no contexto brasileiro, a seguinte discussão tem por objetivo contribuir para a redução do racismo no ambiente escolar. Portanto a proposta é a de averiguar como se dá a oportunidade de crescimento educacional nas comunidades mais carentes. Quais conhecimentos pedagógicos que serão construidos partindo de oportunidade de igualdade para todos? A proposta é a de averiguar a oportunidade de crescimento educacional em comunidades carentes, através da construção do conhecimento pedagógico e da oportunidade de igualdade para todos, tudo isso pautado numa educação para todos, observado o respeito às diferenças, cabendo à escola garantir que esse direito seja cumprido integralmente. A Lei nº 10.639/2023, estabelece a valorização da história e cultura afro-brasileira e explicita suas implicações basilares na formação da sociedade. Outro avanço foi a implementação no Brasil da Lei do Racismo e Injúria Racial, pautada no Código Penal Brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Célia Hipólito, Universidade de Coimbra

Otimista, sentido de organização e disciplina.
Criativa e com capacidade de improvisação.
Autodidata com facilidade de aprendizagem e capacidade de autonomia.

Jurema Hughes Sento Sé, Universidade Coimbra

Universidade Coimbra

Susana Costa, Universidade de Coimbra

Almeirim, distrito de Santarém, Portugal
Licenciado em Ciência Política entre 1997 - ULHTJournalist desde 1999
Mestrado em História Política e Social 2005
ULHT
Jornalista desde 1999
Editor chefe do jornal local editon "O Almerinense" 2001
Vice-presidente da RUTIS - Rede Nacional de Universidades Seniors 2011
Editor chefe de um diário online (www.almeirinense.com) 2011
Editor chefe do projeto de televisão digital AlmeirinenseTV 2012

Sónia Mairos Baptista Ferreira , Universidade de Coimbra

Universidade de Coimbra

Referências

Almeida, S. (2019). Racismo Estrutural. Pólen Produção Editorial LTDA.

Batista, I. Y. O. da S.; Paula, E. M. A. T. Por Uma Educação Antirracista: Cartas Sobre A Formação De Professores/As Negros/As. Anais. SENPE - Seminário Nacional de Pesquisa em Educação (ISSN 2675-8970), 3(1), 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03. Acesso em: 13 de dezembro de 2021.

Couto, A. C. A questão racial e a geografia escolar crítica: caminhos para uma educação antirracista. Revista GeoSertões, 5(10), 207–225. 2021.

Cruz, A. C. J. O debate contemporâneo do antirracismo: implicações teóricas e políticas para a educação. Revista de Educação PUC-Campinas, 21(3), 335. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n3a3443. Acesso em: 13 de dezembro de 2021.

Feitosa Filho, C. B.; Neves, F. J. M. O currículo escolar a serviço da educação antirracista. Revista Com Censo, 8 (3): 50-57, 2021. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1034/708. Acesso em: 23 de dezembro 2022.

Herculano, S. Racismo Ambiental, o que é isso? Univerisdade federal Fluminense. 2017. Disponivel em: www.professores.uff.br/seleneherculano/textos. Acesso em: 10 de janeiro 2022.

Lima, A. B. Um ensaio crítico sobre o racismo no Brasil. Revista Espaço Acadêmico, 18(208), 83–93, 2018.

Macedo, A. A gestão escolar democrática e a implementação da educação antirracista na escola. Revista Espaço Acadêmico, 16 (187), 106–120, 2016.

Madureira, D. O que é Educação antirracista? Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19855/o-que-e-educacao-antirracista, 2020. Acesso em: 10 de janeiro 2022.

Nunes, S. da S. Racismo no Brasil: Tentativas de disfarce de uma violência explícita. Psicologia USP, 17, 89–98. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000100007. Acesso em: 10 de janeiro 2022.

OLIVEIRA, L. de. Diversidade e Currículo: Caminhos e perspectivas para a construção de uma educação antirracista, 2010.

Onofre, J. A. Repensando a questão curricular: Caminho para uma educação anti- racista. Práxis Educacional, 4(4), 103–122, 2008

Santos, D. J. da S., Palomares, N. B., Normando, D., QUINTÃO, C. C. A. Raça versus etnia: Diferenciar para melhor aplicar. Dental Press Journal of Orthodontics, 15(3), 121–124. https://doi.org/10.1590/S2176-94512010000300015. Acesso em: 13 de janeiro 2022.

Sales, M. R., Nascimento, D. S. Educação é um direito de todos? Os desafios da prática docente nas periferias em tempos de pandemia. Revista Interinstitucional Artes de Educar, 6(4), 18–31. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.12957/riae.2020.52369. Acesso em 10 de janeiro 2022.

Silva, A. P.; Ferreira, T. L. R.; Silva, L. L.; Lemos, A. P.; Bastos, C. F. Racismo ou injúria racial? Revista Desenvolvimento Social, 9(2), 79–97. 2019.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Como Citar

HIPÓLITO, C.; HUGHES SENTO SÉ, J.; COSTA, S.; FERREIRA, S. M. B. (Re)pensando a educação antirracista no Brasil. Revista Ouricuri, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 03–12, 2024. DOI: 10.59360/ouricuri.vol14.i1.a16752. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ouricuri/article/view/16752. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão