Educação, Ensino Remoto Emergencial e Tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p13-18Palavras-chave:
Educação, Ensino Remoto Emergencial, Tecnologias Educacionais, COVID-19Resumo
A emergência das Tecnologias da Informação e Comunicação e sua inserção em praticamente todas as dimensões da vida humana, notadamente em sua expressão mais atual no formato de tecnologias digitais conectadas e em rede, colocaram um desafio à Educação que está no centro do campo de estudos Educação e Tecnologias há cerca de trinta anos: como melhor articular as tecnologias e os processos educativos de modo a otimizá -los – tecnologias a serviço da Educação – e a preparar os educandos para um mundo crescentemente digital e conectado – Educação a serviço do melhor uso das tecnologias – nesta quadra histórica? Uma grande comunidade científica formouse em torno do binômio Educação e Tecnologias e produziu um aparato teórico robusto. Todavia, no Brasil, não obstante a qualidade dos pesquisadores e das pesquisas produzidas, não houve uma plena apropriação dessa produção científica pelos profissionais da Educação – sejam eles docentes stricto sensu ou gestores – das redes escolares públicas e privadas, da Educação Básica e da Educação Superior – o chão da escola – que preparasse as instituições educacionais para o que estava por vir. Assim, as abruptas restrições às práticas educativas presenciais em março de 2020 em virtude da crise sanitária global provocada pela pandemia da COVID-19 surpreenderam as instituições educacionais no sentido de encontrá-las, em sua grande maioria, despreparadas para a utilização massiva de práticas pedagógicas não presenciais, seja do ponto de vista da infraestrutura tecnológica necessária – hardware, software e conectividade –, seja do ponto de vista da formação e da experiência necessárias. Este dossiê temático "Educação, Ensino Remoto Emergencial e Tecnologias" da Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade apresenta artigos que abordam esse grande desafio sob diversos ângulos na investigação científica em Educação e Tecnologias.
Downloads
Referências
CONTRERAS-ESPINOSA, Ruth Sofia. Apresentação. Espanha, Universidad Central de Cataluña ,2022
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017