Educação, Ensino Remoto Emergencial e Tecnologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p13-18

Palavras-chave:

Educação, Ensino Remoto Emergencial, Tecnologias Educacionais, COVID-19

Resumo

A emergência das Tecnologias da Informação e Comunicação e sua inserção em praticamente todas as dimensões da vida humana, notadamente em sua expressão mais atual no formato de tecnologias digitais conectadas e em rede, colocaram um desafio à Educação que está no centro do campo de estudos Educação e Tecnologias há cerca de trinta  anos: como melhor articular as tecnologias e os processos educativos de modo a otimizá -los – tecnologias a serviço da Educação – e a preparar os educandos para um mundo crescentemente digital e conectado – Educação a serviço do melhor uso das tecnologias – nesta quadra histórica? Uma grande comunidade científica formouse em torno do binômio Educação e Tecnologias e produziu um aparato teórico robusto. Todavia, no Brasil, não obstante a qualidade dos pesquisadores e das pesquisas produzidas, não houve uma plena apropriação dessa produção científica pelos profissionais da Educação – sejam eles docentes stricto sensu ou gestores – das redes escolares públicas e privadas, da Educação Básica e da Educação Superior – o chão da escola – que preparasse as instituições educacionais para o que estava por vir. Assim, as abruptas restrições às práticas educativas presenciais em março de 2020 em virtude da crise sanitária global provocada pela pandemia da COVID-19 surpreenderam as instituições educacionais no sentido de encontrá-las, em sua grande maioria, despreparadas para a utilização massiva de práticas pedagógicas não presenciais, seja do ponto de vista da infraestrutura tecnológica necessária – hardware, software e conectividade –, seja do ponto de vista da formação e da experiência necessárias. Este dossiê temático "Educação, Ensino Remoto Emergencial e Tecnologias" da Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade apresenta artigos que abordam esse grande desafio sob diversos ângulos na investigação científica em Educação e Tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuel do Rosário Santos Nonato, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Difusão do Conhecimento (2013) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Educação (2006) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e graduado em Letras Vernáculas com Inglês (1998) e Teologia (2021) pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Atualmente é Editor Geral da Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Professor Titular do Departamento de Educação I, docente permanente e Coordenador da LPq 4 - Educação, Currículo e Processos Tecnológicos do do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB)  e Vice-Líder do grupo de pesquisa Formação, Tecnologia, Educação a Distância e Currículo (ForTEC). Coordena o projeto de pesquisa 'Observatório Educacional das Redes e da Cultura Digital' e atua como docente e pesquisador nos seguintes temas: TIC, cultura digital, hipertexto, hiperleitura e Educação a Distância. Com experiência de docência e pesquisa em Letras e Educação, organizou dossiês temático e publicou livros e capítulos de livros sobre os temas de seu interesse de pesquisa: TIC, cultura digital, hipertexto, hiperleitura e Educação a Distância.

Ruth Sofia Contreras-Espinosa, Universitat de Vic / Universitat Central de Catalunya

Doutora em Engenharia Multimídia pela Universidade Politécnica da Catalunha. Professora da Universidade de VIC e da Universidade Central da Catalunha.

Referências

NONATO, Emanuel do Rosário Santos. Apresentação. Salvador: UNEB,2022
CONTRERAS-ESPINOSA, Ruth Sofia. Apresentação. Espanha, Universidad Central de Cataluña ,2022

Arquivos adicionais

Publicado

2022-02-15

Como Citar

NONATO, E. do R. S.; CONTRERAS-ESPINOSA, R. S. . Educação, Ensino Remoto Emergencial e Tecnologias. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 13–18, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p13-18. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13660. Acesso em: 29 mar. 2024.