Cultura digital, ensino remoto emergencial e formação continuada de professores da Educação Básica:
as lições da pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p19-41Palavras-chave:
Cultura Digital, Formação Continuada, Tecnologia Educacional, Ensino Remoto Emergencial, COVID-19Resumo
A inserção da cultura digital na vida escolar implica a formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação. A experiência do Ensino Remoto Emergencial na pandemia da COVID-19 desvelou a fragilidade dessa formação continuada dos docentes da Educação Básica no Brasil. Através de um Survey com 375 docentes, esta pesquisa cruzou a experiência prévia com tecnologias na Educação, a formação continuada para uso dessas tecnologias e os dados do Ensino Remoto Emergencial. O estudo demonstrou que a experiência docente com tecnologias educacionais desconexas daquelas demandadas pelo Ensino Remoto Emergencial constituiu-se no fator mais relevante para a construção das estratégias pedagógicas durante a pandemia.
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Atualizado em 15/07/2017