Culture numérique, enseignement à distance d’urgence et formation continue des enseignants de l'école primaire et secondaire:
les leçons de la pandémie de COVID-19
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p19-41Mots-clés :
Culture Numérique, Formation Continue, Technologie Éducative, Enseignement à distance d'urgence, COVID-19Résumé
A inserção da cultura digital na vida escolar implica a formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação. A experiência do Ensino Remoto Emergencial na pandemia da COVID-19 desvelou a fragilidade dessa formação continuada dos docentes da Educação Básica no Brasil. Através de um Survey com 375 docentes, esta pesquisa cruzou a experiência prévia com tecnologias na Educação, a formação continuada para uso dessas tecnologias e os dados do Ensino Remoto Emergencial. O estudo demonstrou que a experiência docente com tecnologias educacionais desconexas daquelas demandadas pelo Ensino Remoto Emergencial constituiu-se no fator mais relevante para a construção das estratégias pedagógicas durante a pandemia.
Téléchargements
Références
ANDRÉ, Marli (Org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.
BABBIE, Earl. Métodos de pesquisas de survey. Trad. de Guilherme Cezarino. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
BABBIE, Earl. The Practice of Social Research. 12th Ed. Belmont, CA, USA: Wadsworth, Cengage Learning, 2010.
BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Políticas de formação docente para a educação básica no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 62, p.679-701, jul.-set., 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015 000300679&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 01 ago. 2020.
BATES, Tony. The promise and the Myths of e-Learning in Post-Secondary Education. In: CASTELLS, M. (ed). The Network Society: a cross cultural perspective. Cheltenham, UK: Edward Elgar, 2004, p. 271-292.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2 de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Republicada em 10 fev. 2020. Brasília: Diário Oficial da União, 2020, p. 87-90. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ docman/dezembro-2019-pdf/ 135951-rcp002-19file. Acesso em 08 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2 de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: Diário Oficial da União, 2015, p. 8-12. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download& alias=136731-rcp002-15-1&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em 08 jul. 2020.
BUCKINGHAM, David. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, set./dez., 2010.
CASTELLS, Manuel. ¿Reconstrucción o transformación? La Vanguardia. [S. I.]. Disponível em: https://www.lavanguardia.com/opinion/20200523/481327870809/reconstruccion- transformacion.html. Acesso em 29 jul. 2020.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede: do Conhecimento à Política. In: CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo (Org). A Sociedade em Rede: do Conhecimento à Acção Política. Lisboa: Imprensa Nacional, 2005, p. 17-30.
CASTELLS, Manuel. Informationalism, Networks and the Network Society: a theoretical blueprint. In: CASTELLS, M. (ed). The Network Society: a cross cultural perspective. Cheltenham, UK: Edward Elgar, 2004, p. 3-45
DEMO, Pedro. Questões para a teleducação. Petrópolis: Vozes, 1998.
FREIRE FILHO, João; LEMOS, João Francisco. Imperativos de conduta juvenil no século XXI: a “Geração Digital” na mídia impressa brasileira. Revista Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, vol. 5, n. 13, p. 11-25, jul, 2008.
FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos Avançados, São Paulo , v. 15, n. 42, p. 259-268, ago., 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php? script= sci_arttext&pid=S0103-40142001000200013&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 31 jul. 2020. .
GATTI, Bernardete A. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP), Itapetininga, v. 1, n.2, p. 161-171, 2016
GATTI, Bernardete A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2004.
GERE, Charlie. Digital Culture. 2 ed. London: Reaktion Books, 2008.
GROVES, Robert M.; FOWLER Jr, Floyd J.; COUPER, Mick P.; LEPKOWSKI, James M.;
SINGER, Eleanor; TOURANGEAU, Roger. Survey methodology. New Jersey: Wiley, 2004.
HARISIM, Linda. Educação online e as implicações da inteligência artificial. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 24, n. 44, p. 25-39, jul./dez., 2015.
JUNGES, Fábio César; KETZER, Charles Martin; OLIVEIRA, Vânia Maria Abreu de. Formação continuada de professores: saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, p. 88-101, set./dez. 2018
KENSKI, Vani Moreira. Cultura Digital. In: MILL, Daniel (Org.). Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e de Educação a Distância. Campinas, SP: Papirus, 2018, p.139-144.
KENSKI, Vani Moreira. O papel do professor na sociedade digital. In: CASTRO, Amélia Rodrigues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Thompson, 2001, p. 95-106.
KOEHLER, Matthew; MISHRA, Punya. What is technological pedagogical content knowledge? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Trad. Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artmed, 1999.
MARCONDES FILHO, Ciro. O rosto e a máquina: o fenômeno da comunicação visto pelos ângulos humano, medial e tecnológico. São Paulo: Paulus, 2013.
MARÍN OSSA, Diego Leandro. La educación mediatizada. Distancias y aproximaciones conceptuales en las metodologías de mediatización del conocimiento. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 24, n. 44, p. 41-53, jul./dez. 2015.
MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew. Technological Pedagogical Content Knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, n. 6, p. 1017-1054, 2006.
MORIN, Edgar. O método 3: conhecimento do conhecimento. Trad. Juremir Machado da Silva. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.
NONATO, Emanuel do Rosário Santos. Cultura digital e ensino de literatura na educação secundária. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 176, p. 538-558, abr./jun. 2020. https://doi.org/10.1590/198053147126
NONATO, Emanuel do Rosário Santos. Novas tecnologias, educação e contemporaneidade. Práxis Educativa (Brasil), Ponta Grossa/PR, v. 1, n. 1, p. 77-86, jan./jun., 2006.
NONATO, Emanuel do Rosário Santos; SALES, Mary Valda Souza. Hipertextualidades, multiletramentos e cultura digital: perspectivas na educação contemporânea. In: SALES, Mary Valda Souza (Org.). Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas. Salvador: Edufba, 2020, p. 133-148.
NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da
Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, p. 1-15, 2019. http://dx.doi.org/ 10.1590/2175-623684910. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S2175-62362019000300402&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 31 jul. 2020.
PRENSKY, Marc. H. Sapiens Digital: from Digital Immigrants and Digital Natives to Digital Wisdom. Innovate: Journal of Online Education, v. 5, n. 3, Article 1, 2009. Disponível em: https://nsuworks.nova.edu/innovate/vol5/iss3/1. Acesso em: 31 jul. 2020.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, vol. 9, n. 5, Oct., 2001. Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20 Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 31 jul. 2020.
ROJO, Roxane Helena. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, Roxane Helena; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
SALES, Mary Valda Souza. As tecnologias no contexto educativo: perspectivas de inovação e de transformação. In: SALES, Mary Valda Souza (Org.). Tecnologias e Educação a Distância: desafios para a formação. Salvador: Eduneb, 2018, p. 79-102.
SALES, Mary Valda Souza; MOREIRA, José António Marques; RANGEL, Márcia. Competências digitais e as demandas da sociedade contemporânea: diagnóstico e potencial para formação de professores do Ensino Superior da Bahia. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 24, n. 51, p. 89-120, maio/ago. 2019.
SALES, Mary Valda Souza; NONATO, Emanuel do Rosário Santos. Educação a distância e currículo: hipertexto como perspectiva de flexibilidade e design pedagógico. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 616-645, abr./jun. 2019.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: escola em tempos de dispersão. Trad. Vera Ribeiro. 2 reimp. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.
WILLIAMS, Raymond. Keywords: a vocabulary of culture and society. Revised ed. New York: Oxford University Press, 1985.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017