TRÂNSITO URBANO EM CAETITÉ-BA: DINÂMICA E CONSTATAÇÕES NA AVENIDA WOQUINTON FERNANDES TEIXEIRA
Palavras-chave:
Caetité, Segurança Viária, TrânsitoResumo
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o trânsito brasileiro é o quarto mais violento do continente americano. Com números significativos de acidentes e cidadãos envolvidos, se fazem necessários debates e conscientização. O trânsito que não dispõe de sinalizações adequadas prejudica a comunicação entre condutores e vias, além de dificultar a proteção e prevenção de possíveis acidentes. Partindo dessa conjuntura, houve a necessidade de compreender a dinâmica do trânsito na cidade de Caetité, a partir da verificação da sinalização e segurança das vias. Esta pesquisa está fundamentada com referenciais bibliográficos como Ferraz et al (2012) acerca da sinalização, como também em referenciais documentais principalmente o Código de Trânsito Brasileiro, Departamento Nacional do Trânsito e a Lei Orgânica do Município. A análise da cidade de Caetité, a partir da pesquisa de campo e questionário lançado para os pedestres e condutores, permite apontar que a cidade encontra falhas em termos da sinalização de trânsito e mobilidade, identificou-se ainda que a Avenida Woqinton Fernandes Teixeira oferece riscos à segurança de condutores e pedestres.
Downloads
Referências
BRAGA, M. G. de C. A Percepção de motoristas e engenheiros de tráfego sobre a segurança em cruzamentos urbanos. Transportes, v.1, n.1, 1993. Disponível em: https://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/342. Acesso em: 4 maio. 2021.
BRASIL. Lei n. 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: 2010.
DENATRAN, 2006. CTB – Código de Trânsito Brasileiro: instituído pela Lei n 9.503, sw 23.09.97
FERRAZ, A.C. P. C. F. Segurança viária. São Carlos: Suprema Gráfica e Editora: 2012.
HONORATO, C. M. O Trânsito em condições seguras. Campinas: Ed. Millennium, 2009.
NAING, C. et al. Quais fatores e situações para falhas funcionais humanas? Projeto nº 027763 - TRACE - D 5.2. Reino Unido, 2007.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE – OMS. Relatório Global de Segurança no Trânsito. 2013. 2013. Disponível em: <http://www.detran.rs.gov.br/decadars/?p=1655> Acesso em: 20 dez de 2021.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Segurança no trânsito. 2010. Disponível em:<https://www.paho.org/pt/topicos/seguranca-no-trânsito > acesso em 25 de outubro de 2021.
PIMENTEL, J. S.; MARTINS, A. O.; BARBOSA, G. K. S. S. Diagnóstico do zoneamento urbano do plano de desenvolvimento Municipal de Caetité-Bahia. In: OLIVEIRA, M. A. et al. (orgs.) Escalas Geografias: tendências e múltiplos olhares. Curitiba: Editora CRV, 2020.
SANTANNA, J. A. Acidentes de trânsito: Qual a responsabilidade da administração pública?,
Vitovius, v.6, 2006. Disponível em: Acesso em 10 janeiro de 2020.
PINTO, A. Segurança Viária. São Carlos: Suprema Gráfica e Editora, 2012.
VASCONCELLOS, E. A. Transporte urbano nos países em desenvolvimento: reflexões e propostas. 3 Ed. São Paulo: Annablume, 2000.
VILAS BÔAS. E; SILVA. M. Trânsito e segurança pública: impactos e consequências. Revista humanidades, v.4, n.2, 2015. Disponível em: http://www.revistahumanidades.com.br/arquivos_up/artigos/a66.pdf acesso em 22 de out. de 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Junivio da Silva Pimentel, Geiziane Oliveira de Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.