A DANÇA, A CRIANÇA E AS TECNOLOGIAS: FAVORECENDO A INTEGRAÇÃO DE LINGUAGENS NO CONTEXTO EDUCATIVO
Palavras-chave:
Arte e movimento, Infância, Tecnologia educacional, Instituição de educação básicaResumo
Essa investigação buscou experimentar uma possibilidade de vivenciar a dança com crianças entre 4 e 5 anos de idade em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da cidade de Goiânia - GO, tendo as tecnologias de informação e comunicação (TIC) como eixo central dos procedimentos metodológicos. Para tanto, acessou-se estudos que perspectivam a dança com a infância, bem como a formação docente para trabalhar essa linguagem artística com meninas e meninos de pouca idade; além de autores que discutem as TIC no cotidiano educativo. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa com caráter de estudo de caso, na qual promoveu-se 10 encontros dançantes utilizando o celular, datashow, tablet, entre outros recursos eletrônicos. A geração e análise dos materiais constituíram-se no registro em fotos e vídeos capturados pelas pesquisadoras e pelas crianças participantes. Notou-se ser viável o uso das tecnologias de informação e comunicação nas vivências em dança com a criançada, por despertar-lhes o interesse para a integração das linguagens artísticas. Essa investigação pode colaborar com a formação de professoras/es, uma vez que as Diretrizes Curriculares sobre a profissionalidade docente frisam a necessidade das TIC para o aprimoramento das práticas pedagógicas e a expansão cultural das/os envolvidas/os, assim como impulsionar maneiras outras de abordar a dança em uma interface crítica e criativa com as TIC na Educação Infantil.
Downloads
Referências
ALMEIDA, F. S. Que dança é essa? Uma proposta para a educação infantil. Dissertação (Mestrado em Artes), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, São Paulo, 2013.
ALMEIDA, F. S. Que dança é essa? Uma proposta para a educação infantil. São Paulo: Summus, 2016.
ALMEIDA, F. S. Dança e Educação: 30 propostas lúdicas com crianças. São Paulo: Summus, 2018.
ANDRADE, C. R. Dança para criança: uma proposta para o ensino de dança voltada para a educação infantil. Tese (Doutorado em Artes), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, São Paulo, 2016.
ANTONIO, J. C. Uso pedagógico do telefone móvel-Celular. Professor Digital, 2010a, site. Disponível em https://professordigital.wordpress.com/2010/01/13/uso-pedagogico-do-telefonemovel-celular/. Acesso em 15 out. 2017.
ANTONIO, J. C. Uso pedagógico do Datashow. Professor Digital, 2010b, site. Disponível em https://professordigital.wordpress.com/2011/04/06/uso-pedagogico-do-datashow/. Acesso em 15 out. 2017.
BITTENCOURT, A. T. A influência da tecnologia na dança. Coletânea de Arquivos do LABLUX Laboratório de Iluminação da Unicamp, 2005. Disponível em https://hosting.iar.unicamp.br /lab/luz/ld/C%EAnica/Artigos/a_influencia_da_tecnologia_na_danca.pdf Acesso em 15 out. 2017.
BOFF, F. B. Pequenices: dança, corpo e educação. Porto Alegre: Canto-Cultura e Arte, 2017.
CUNHA, D. A. Brincadeiras africanas para a educação cultural. Castanhal: Edição do autor, 2016.
EGAS, O. M. B. Metodologia Artística de Pesquisa Baseada em Fotografia: A Potência das Imagens Fotográficas na Pesquisa em Educação. Anais do 24º Encontro da Anpap - Compartilhamentos na Arte: redes e conexões, 2015. Disponível em http://anpap.org.br/anais/2015/simposios/s8/olga_egas.pdf. Acesso em 15 out 2017.
FARIA, A. L. G.; DERMATINI, Z. B. F.; PRADO, P. D. (Orgs.). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. 3ª. ed., Campinas: Autores Associados, 2009.
FLICK, U. Desenho da Pesquisa Qualitativa: apresenta a construção de um desenho de pesquisa, as dificuldades na execução de um projeto e outros problemas práticos. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GOBBI, M. Fotografia com crianças pequenas. Revista Pátio-Educação Infantil. Ano IX, nº 28, jul./set., 2011.
GOIÂNIA. Infâncias e crianças em cena: por uma política de Educação Infantil para a Rede Municipal de Educação de Goiânia. Secretaria Municipal de Educação, 2014.
OSTETTO, L. E. Educação infantil: saberes e fazeres na formação de professores. Campinas: Papirus, 2011.
OZAKI, A. M.; VASCONCELLOS, E. A revolução digital. In: POLIZELLI, D. L.; OZAKI, A. M. (Orgs.). Sociedade da informação: os desafios da era da colaboração e da gestão do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2008, p.115-150.
PEREIRA, T.B. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Prática Pedagógica da Escola. Processo ensino aprendizagem. Dia a Dia Educação, 2016, site. Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1381-8.pdf. Acesso em 15 out. 2017.
PINHEIRO, R. Dança e tecnologias da informação. Projeto Experimental (Graduação em Comunicação Social). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2002.
RAMOS, M.; COPPOLA, N. C. O uso do computador e da internet como ferramentas pedagógicas. Dia a Dia Educação, 2009, site. Disponível em http://www.diaadiaeducacao. pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2551-8.pdf. Acesso em 15 out. 2017.
ROMERO, J. S.; FARIAS, I. R. A dança no universo digital. Anais do IV Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança, 2016. Disponível em https://proceedings.science/anda/anda-2016/papers/danca-no-universo-digital Acesso em 15 out. 2017.
SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal: aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras e FAPESP, 2005.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2009.
ZAN, D. D. P. Fotografia, currículo e cotidiano escolar. Pro-Posições. Vol.21, n.1, pp.149-161, 2010.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.