A HERMENÊUTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Hermenêutica, Método, História da Educação

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral discutir aspectos da hermenêutica como recurso metodológico na pesquisa em educação e possui como objetivos específicos: a) apresentar, de modo sintético, a evolução do método hermenêutico; b) apresentar a hermenêutica como uma ferramenta para a pesquisa em história da educação e/ou em história das ideias pedagógicas; e c) oferecer um possível instrumento para utilização da hermenêutica como método de pesquisa. Para tanto, utilizaremos o recurso da pesquisa bibliográfica e dos elementos da pesquisa documental comparativa com especial atenção aos trabalhos de Gadamer, O problema da consciência histórica (2006) e Verdade e Método (1997), como fontes primárias, e o livro Hermenêutica (1999) de Richard Palmer e o artigo Hermenêutica de Gilhus (2016), como recursos auxiliares de pesquisa. A título de conclusão pretendemos apresentar um possível instrumento de pesquisa que consiste em cinco passos para a realização da compreensão de um texto, a saber: I) Pré-compreensão, II) Reconhecimento, III) Sobreposição de horizontes, IV) Escuta do texto e V) Compreensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Saiande Casado, Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Mestre em Educação. Integrante do grupo de pesquisa Fundamentos da Educação e Práticas Culturais e do Grupo de Pesquisa em Ética e Filosofia Política.

Antonio Basílio Novaes Thomaz de Menezes, Docente no Programa de Pós-graduação em Filosofia e no Programa do Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutor em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Fundamentos da Educação e Práticas Culturais e Membro do Grupo de Pesquisa Ética e Filosofia Política. 

Referências

ECO, U. O nome da Rosa. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini e Homero Freitas de Andrade. Rio de Janeiro/RJ: Nova Fronteira, 1983.

GADAMER, H.-G. Verdade e Método. Tradução de Flávio Paulo Meurer. Petrópolis/RJ: Vozes, 1997.

GADAMER, H.-G. O problema da consciência histórica. Tradução de Paulo Cesar Duque Estrada. 3ª. ed. Rio de Janeiro/RJ: Editora da FGV, 2006.

GILHUS, I. S. Hermenêutica. REVER - Revista de Estudos da Religião, 16, n. 2, 2016. 144-156. Disponivel em: <https://revistas.pucsp.br/rever/article/view/29431>. Acesso em: 29 julho 2020.

PALMER, R. E. Hermenêutica. Tradução de Maria Luísa Ribeiro Ferreira. Lisboa/PT: Edições 70, 1999.

SILVA, M. L. P. Conceitos fundamentais de Hemenêutica Filosófica. Coimbra/PT: LIF-TEXTOS, 2010. Disponivel em: <http://www.uc.pt/fluc/lif/.>.

Publicado

2020-12-13

Como Citar

Casado, M. S., & Novaes Thomaz de Menezes, A. B. (2020). A HERMENÊUTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Cenas Educacionais, 3, e9499. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/9499

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)