A RACIONALIDADE PEDAGÓGICA E OS SABERES SOBRE O ENSINO: UM ESTUDO SOBRE A EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE

Palavras-chave: Epistemologia da prática, Docência, Saberes, Racionalidade Pedagógica

Resumo

A epistemologia da prática docente revela que o trabalho do educador é um espaço criativo de produção dos saberes sobre a docência. O estudo aqui apresentado tem como objetivo geral compreender a epistemologia da prática docente e como objetivos específicos: apreender o conceito de racionalidade pedagógica; analisar como esta racionalidade serve de fundamento para a constituição dos saberes pedagógicos; apreender o conceito de saber pedagógico e analisar como estes saberes são constituídos pelos professores.  A metodologia adotada é a qualitativa, especificamente a bibliográfica, conforme aponta Severino (2007). Para análise dos dados provenientes da pesquisa bibliográfica nos amparamos no método de Análise de Conteúdo desenvolvido por Bardin (2011). Assim, nossos objetivos nos guiaram na construção do entendimento de que a epistemologia da prática é um estudo sistemático aceca dos saberes que os professores produzem no cotidiano de suas práticas em confronto com as teorias. Também foi possível delimitar o conceito de racionalidade pedagógica, a qual diz respeito as razões que servem de fundamento para as ações docentes, entende-se, portanto, que a racionalidade pedagógica serve de ponto de ancoragem do saber pedagógico. Elucidamos que o saber pedagógico é aquele que torna o professor capaz de transpor os conteúdos para uma situação de ensino de modo que estes possam ser assimilados pelos alunos. A constituição desses saberes pelos professores se realiza mediante o confronto entre as teorias da educação, que são conhecimentos científicos sistematizados pelos estudiosos da área e as práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Tavares Magalhães, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora na Universidade Regional do Cariri. Integrante do Grupo de pesquisa Formação Docente.

Bernadete Souza Porto, Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação Docente.

Referências

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri; BIAJONE, Jefferson. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.2, p. 281-295, maio/ago. 2007.

ALMEIDA, Maria Isabel. Formação do Professor do Ensino Superior: desafios e políticas institucionais. 1 ed. São Paulo, Cortez: 2012.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Saberes pedagógicos e saberes científicos na formação inicial do licenciado e do bacharel. Pleiade, Foz do Iguaçu, v. 1, n. 2, p. 7-27, Jul./Dez. 2007.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. 1. ed. revista e ampliada. São Paulo: Edições 70, 2011.

CUNHA, Maria Isabel da. Trajetórias e Lugares de Formação da Docência Universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira&Marin. Brasília – DF, CAPES. CNPq. 2010.

D’ÁVILA, Cristina Maria. Docência na educação superior: labirintos e saídas na construção da profissionalidade docente. In: D’ÁVILA. Cristina Maria; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Organizadoras). Profissão Docentes na Educação Superior. 1 ed. Curitiba, PR: CRV, 2013.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como Ciência da Educação. 2 ed. São Paulo, Cortez: 2008.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformação no processo ensino-aprendizagem. Cadernos de Pedagogia Universitária. Volume 10. Universidade de São Paulo, USP: Pró-reitoria de Graduação, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

GAUTHIER, Clermont. et al. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijui: Editora UNIJUI, 1998.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção magistério).

MAGALHÃES, Maria de Lourdes Tavares. Os saberes Pedagógicos de Professores do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri /URCA – um estudo sobre a racionalidade pedagógica nas narrativas docentes. Fortaleza: UFC, 2018. 218p. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.

MARTINAZZO, Celso José. Pedagogia do Entendimento Intersubjetivo: razões e perspectivas para uma racionalidade comunicativa na Pedagogia. Ijuí: Editora Unijuí, 2005. (Coleção fronteiras da educação).

PIMENTA, Selma Garrido. Professor: formação, identidade e trabalho docente. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Envandro (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no ensino superior. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2014.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas: Autores Associados, 2012. – (coleção educação contemporânea).

SEVERINO, Antônio Joaquim, Metodologia do trabalho cientifico, 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

THERRIEN, Jacques; CARVALHO, Antonia Dalva França. Etnometodologia: uma opção teórico-metodológica para o estudo da epistemologia da prática docente. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - 14º ENDIPE, 2008, Porto Alegre. Disponível em: http://jacquestherrien.com.br/publicacoes-disponiveis/. Acesso em: 08/04/18.

THERRIEN, Jacques. Autonomia, saber da experiência e competência no contexto da ética do trabalho docente. In: CARVALHO, Antônia D.F. (Org.) Conversas pedagógicas: reflexões sobre o cotidiano da docência. Teresina: EDUFPI, 2010a. Disponível em: http://jacquestherrien.com.br/publicacoes-disponiveis/. Acesso em: 28/10/17.

THERRIEN, Jacques. Da epistemologia da Prática à Gestão dos Saberes no Trabalho Docente: convergências e tensões nas pesquisas. In: DALBEN, A.; DINIZ, J.; SANTOS, L. (Org). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. XV ENDIPE. Belo Horizonte: Autêntica, 2010b. Disponível em: http://jacquestherrien.com.br/publicacoes-disponiveis/. Acesso em: 15/10/17.

THERRIEN, Jacques. Intersubjetividade e Aprendizagem: a apreensão de saberes, sentidos e significados subjacentes à racionalidade pedagógica. Estudo parcialmente apresentado no painel: Labirintos da mediação didática: saberes e profissionalidade docente. XV ENDIPE, Belo Horizonte, 2010c. Disponível em: http://jacquestherrien.com.br/publicacoes-disponiveis/. Acesso em: 15/10/17.

THERRIEN, Jacques. Docência Profissional: a prática de uma racionalidade pedagógica em tempos de emancipação de sujeitos. In: D'ÁVILA, Cristina; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.). Didática e docência na educação superior: implicações para a formação de professores. 1 ed. Campinas: Papirus, 2012.

Publicado
2021-02-06
Métricas
  • Visualizações do Artigo 194
  • ♪Áudio♪ downloads: 7
Como Citar
Magalhães, M. de L. T., & Porto, B. S. (2021). A RACIONALIDADE PEDAGÓGICA E OS SABERES SOBRE O ENSINO: UM ESTUDO SOBRE A EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA DOCENTE. Cenas Educacionais, 4, e8928. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/8928
Seção
Dossiê Temático - DIDÁTICA EM QUESTÃO