SABERES DA TRADIÇÃO E CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS: ENTRELAÇADOS PELA TEORIA DO PENSAMENTO COMPLEXO
Palavras-chave:
Saberes da Tradição, Conhecimentos Científicos, Pensamento Complexo.Resumo
O presente trabalho retrata fragmentos da Dissertação intitulada O Entufado-baiano, a Águia e o Ensino da Ciência. A pesquisa concretiza-se a partir da nossa inquietude quanto ao grande distanciamento do mundo dos saberes. Por um lado, os saberes da tradição, rotulados muitas vezes como um arquivo morto e sem identidade, por outro, os conhecimentos científicos, encontrados na supremacia da ciência institucionalizada. Movidos pelas vozes plurais, fazemos uma viagem, cujo destino é a Reserva Mata do Passarinho. E como estratégia para o desenvolvimento da pesquisa fizemos uso de narrativas, tendo como aporte a Teoria do Pensamento Complexo, proposta por Edgar Morin. Os resultados visam apresentar a importância do avizinhamento entre saberes.Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria da Conceição de. Complexidade, saberes científicos, saberes da tradição. 2. Ed. e ampl. - São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
GLEISER, Marcelo. A simples beleza do inesperado: um filósofo natural em busca de trutas e do sentido da vida. – 1ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2016.
Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume III – Aves / -- 1. ed.- Brasília, DF: ICMBio/MMA, 2018.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 18º. Ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. – 11. Ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2006.
MORIN, Edgar. CIURANA, Emílio Roger. MOTTA, Raul Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. – São Paulo: Cortez. Brasília. DF – UNEB, 2003.
SERRES, Michel. Narrativas do humanismo. Tradução de Caio Meira. – 1. Ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.