ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PESQUISA- INTERVENÇÃO ENTRE A PERSPECTIVA DO ESTUDANTE E AS ORIENTAÇÕES DO CREPOP

Autores

Palavras-chave:

Ensino fundamental e médio, Professores escolares, Psicologia Educacional

Resumo

A atuação da Psicologia na escola é moldada atualmente pela forma como a produção da Psicologia hegemônica consolidou um conjunto de conhecimentos na área educacional. Como consequência, surgem diversas críticas em relação às suposições subjacentes das contribuições oferecidas. Dessa forma, objetivou-se analisar a relação entre o que propõe o referencial técnico para a atuação de profissionais de Psicologia na educação básica conforme o CREPOP e as demandas discentes no ambiente escolar.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-intervenção, que incluiu coleta e análise de dados de campo. A amostra foi constituída por 45 alunos regularmente matriculados nas turmas de 2º ano do ensino médio em uma Escola Estadual de Tempo Integral no interior do Ceará. Optou-se por realizar a pesquisa seguindo um plano de duas etapas: na primeira fase, com questões provocativas sobre o tema em sala de aula; segundo momento, utilizando formulário com questionamentos sobre os desafios enfrentados por discentes na escola e como os profissionais de Psicologia poderiam contribuir no enfrentamento dessas adversidades.  Quanto ao método de análise de dados, utilizou-se a análise de discurso de Michel Foucault. Os resultados foram apresentados a partir de três categorias: demandas institucionais e pedagógicas, demandas discentes e contribuições da Psicologia. Por fim, o estudo destacou diversas demandas de ordem pessoal, social e pedagógica que emergiram no diálogo com os alunos, ampliando, assim o escopo e a riqueza da investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Deigislane Mota Nascimento, Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário INTA - Brasil

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário INTA. Integrante do Grupo de Estudos em Subjetividade, Sociedade e Educação

Mauro Michel El Khouri, Docente no Centro Universitário INTA - Brasil

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Integrante do Grupo de Estudos em Subjetividade, Sociedade e Educação

André Sousa Rocha, Docente no Centro Universitário INTA - Brasil

Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco.  Integrante do Grupo de Estudos em Subjetividade, Sociedade e Educação

Rochelly Rodrigues Holanda, Docente no Centro Universitário INTA - Brasil

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Integrante do Grupo de Estudos em Subjetividade, Sociedade e Educação

Referências

AGUIAR, K. F.; ROCHA, M. L. Micropolítica e o exercício da pesquisa-intervenção: referenciais e dispositivos em análise. Psicologia: ciência e profissão, v.27, n.4, p.648-663, 2007.

ALVES, L. M. G. et al. Campanha digital: a marca Lipo Corpus e a construção de padrões de beleza no Instagram. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Departamento de Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.

ALVES, L. J. Percepção do ambiente de aprendizagem de sala de aula e as relações interpessoais de alunos. 2021. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.

ANDRADA, P. C. et al. Atuação de psicólogas (os) na escola: enfrentando desafios na proposição de práticas críticas. Psicologia: ciência e profissão, v.39, n.e1877342, p.1-16, 2019.

BORGES, E.; GONTIJO, R. A. G. O psicodiagnóstico infantil na elucidação do sintoma escolar: potencialidades e limites. Ciências Gerenciais em Foco, v.11, n.9, p.1-16, 2020.

CAMPOS, L. C. M. S. Clima e cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto da escola pública. 2018. 100 f. Dissertação (Mestrado em Docência e Gestão da Educação) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2018.

CARVALHO, F. A. N. Impacto da relação entre família e escola no desempenho acadêmico do aluno. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v.13, n.3, p.111-139, 2018.

CARVALHO, B. H. M. de et al. Desafios da Psicologia Escolar/Educacional. Projeto Integrado, 2022. Disponível em: i bict.unifeob.edu.br:8080/jspui/bitstream/prefix/4811/1/_Projeto%20PI%20Psicologia%20Educacional%202022.pdf

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Atribuições profissionais do psicólogo no Brasil. Brasília: Autor, 1992.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica. 2 ed. Brasília: CFP, 2019.

CORDEIRO, T. S. S. Vamos afetar os nossos alunos? Afetividade e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem. 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023.

DOS SANTOS, A V. Um estudo sobre a orientação profissional em contextos educacionais. Contradição-Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais, v.2, n.2, p.1-11, 2021.

DA SILVA, R. Uma reflexão sobre a atuação do psicólogo escolar/educacional no âmbito escolar. Conhecendo Online, v.8, n.1, p.95-116, 2022.

FERREIRA, A. R. A. O lugar do afeto na gestão escolar: um estudo sobre a interface entre afetividade, aprendizagem e gestão. 2022. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Maranhão, 2022.

FIDALGO, S. S. A linguagem da exclusão e inclusão social na escola. São Paulo: Editora Unifesp 2021.

FISHER. R. M. B. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, n.114, p.197223, 2001.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. As representações sociais, v.17, n.44, p.1-21, 2001.

KOCHHANN, A.; DE SOUZA, J. O. Reflexões sobre o ensino e a educação. Campina Grande: Editora Licuri, 2023.

NUNES, A. I. B. L.; OLIVEIRA, A. B. F.; MELO, A. G. Psicologia escolar na escola pública: desafios para a formação do psicólogo. Psicologia da Educação, n.48, p.3-11, 2019.

OLTRAMARI, L. C.; FEITOSA, L. R. C.; GESSER, M. Psicologia Escolar e Educacional: processos educacionais e debates contemporâneos. Florianópolis : Edições do Bosque UFSC/CFH, 2020.

PIRES, G; AMARO, S. A contribuição da família no contexto escolar Family contribution in school context. Brazilian Journal of Development, v.6, n.7, p.42478-42498, 2020.

PONTES JÚNIOR, C. S. Revisitando os problemas de aprendizagem e a produção do fracasso escolar: o que pensam os professores na atualidade? 2021. 137 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Estadual Paulista, 2021.

SILVA, F. P. De quem é a culpa? uma análise sobre o fracasso escolar na disciplina de Física a partir dos enunciados de professores e estudantes. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2022.

TÉBAR, L. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. São Paulo: Editora Senac, 2023.

RIBEIRO, L. S.; DE SOUZA RIBEIRO, M. S. A pesquisa-formação como dispositivo escolar para pensar a saúde mental de estudantes na pandemia. Cenas Educacionais, v.6, p.e14774, 2023.

ROCHA, M. L.; AGUIAR, K. F. Pesquisa-intervenção e a produção de novas análises. Psicologia: ciência e profissão, v.23, n.4, p.64-73, 2003.

ROCHA, J. B. A. et al. Ansiedade em Estudantes do Ensino Médio: Uma Revisão Integrativa da Literatura/Anxiety in High School Students: An integrative review of the literature. ID on line. Revista de psicologia, v.16, n.60, p.141-158, 2022.

TAVEIRA, M. C. Comportamento e desenvolvimento vocacional na adolescência. In: TEIZEIRA, M. C. (Org.). Psicologia escolar: Uma proposta científico-pedagógica. Coimbra: Quarteto, 2005. p. 144-177.

VIANA, C. A. P. et al. Autoestima e relação professor-alunos: influências para a aprendizagem escolar. 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, 2022.

Publicado

2023-12-17

Como Citar

Mota Nascimento, F. D., El Khouri, M. M., Sousa Rocha, A., & Holanda, R. R. (2023). ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PESQUISA- INTERVENÇÃO ENTRE A PERSPECTIVA DO ESTUDANTE E AS ORIENTAÇÕES DO CREPOP. Cenas Educacionais, 6, e18358. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/18358

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)