ABORDAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA NA PERSPECTIVA DA MATRIZ EPISTEMOLÓGICA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Revisão de Literatura, Processo Cognitivo, Técnicas de Pesquisa

Resumo

Este texto apresenta uma revisão Integrativa da literatura sobre o Ensino de Geografia e a forma que a epistemologia está presente em pesquisas brasileiras divulgadas em âmbito internacional. Portanto, buscou-se relacionar as abordagens metodológicas abarcadas pelo ensino de Geografia no contexto brasileiro e fundamentadas nos conhecimentos existentes na educação geográfica, baseadas em referências sobre o tema. Os trabalhos analisados foram artigos de pesquisadores brasileiros, coletados em bases de dados renomadas internacionalmente e publicados entre os anos de 2016 e 2021. Para realizar essa análise, utilizaram-se os elementos lógicos e histórico-sociais presentes na “Matriz Epistemológica”. As buscas ocorreram de forma sistematizada para que os resultados fossem validados em outras formas de análise e pertinentes com o contexto estudado, ressaltaram-se os conhecimentos relacionados ao ensino de Geografia e conceitos geográficos, possibilitando a identificação de lacunas existentes no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Onofri, Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Brasil

Mestra em Educação. Pesquisadora no Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia e integrante dos Grupos de Pesquisa Ensino de Geografia, Formação docente e Diferentes Linguagens e Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar–Sul.

Rosa Elisabete Wypyczynski Militz Martins , Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina - Brasil

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia e líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Geografia, Formação docente e Diferentes Linguagens.

Greicy Steinbach , Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora no Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia e do Grupo de Pesquisa Trabalho e Conhecimento na Educação Superior, integrante do Grupo de Pesquisa Ensino de Geografia, Formação docente e Diferentes Linguagens.

Anna Paula de Carvalho Couto Leopoldino , Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Brasil

Mestra em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora no Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia e integrante do Grupo de Pesquisa Ensino de Geografia, Formação docente e Diferentes Linguagens.

Referências

CABRAL, T. M.; RODRIGUES, J. S. C.; STRAFORINI, R. A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na Geografia Escolar (1920-2020). Revista Brasileira de História da Educação, v.21, n.e184, p. 1–22, 2021.

FERENHOF, H. A.; FERNANDES, R. F. Desmistificando a revisão de literatura como base para redação científica: Método SSF. Revista ACB, v.21, n.3, p.550-563, 2016.

NUNES, D. B.; CASTROGIOVANNI, A. C. A Importância do Sentido nas aulas de Geografia: possíveis caminhos para um reconhecimento entre o sujeito e o mundo. Para Onde!?, v.10, n.1, p.178–184, 2018.

ONOFRI, K. C. Concepções docentes sobre metodologias ativas e o uso de tecnologias no ensino de Geografia. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2021.

PIAGET, J. Psicologia e epistemologia. Lisboa: Dom Quixote, 1991.

PINTO, K.; CASTROGIOVANNI, A. C. Disciplina Epistemologias para Professores de Geografia. Programa de Pós-graduação em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2021. (Anotações da aula).

PINTO, K.; CASTROGIOVANNI, A. C. O (Sub)Espaço Geográfico Escola. Anales de XVII Encuentro de Geógrafos de América Latina, Montevidéu, 2009.

REIS JUNIOR, D. F. C.; SILVA, B. M.; FIGUEREIDO, E. L. D. “Natureza da ciência geográfica”: diagnóstico e possibilidades de inserção de epistemologia no ensino escolar e na formação de professores de Geografia. Ciência & Educação, v.24, n.1, p.191-208, 2018.

RICHTER, D.; NASCIMENTO, D. T. F. A cartografia da COVID-19: orientações didático-pedagógicas. Finisterra, v.55, n.115, p.61-68, 2020.

SILVA, R. H. R.; GAMBOA, S. Á. S. Do esquema paradigmático à matriz epistemológica: sistematizando novos níveis de análise. Educação Temática Digital, v.16, n.1, p.48-66, 2014.

SILVA, R. H. R.; GAMBOA, S. S. Do esquema paradigmático à matriz epistemológica: sistematizando novos níveis de análise. Educação Temática Digital, v.16, n.1, p.48-66, 2014.

STIGAR, R.; RUTHES, V. R. M.; MENDES, A. A. P. Revisões epistemológicas contemporâneas. Universitas, v.24, n.13, p.129-148, 2019.

STRAFORINI, R. O ensino de Geografia como prática espacial de significação. Estudos Avancados, v.32, n.93, p.175-195, 2018.

TRANFIELD, D.; DENYER, D.; SMART, P. Towards a Methodology for Developing Evidence-Informed Management Knowledge by Means of Systematic Review. British Journal of Management, v.14, p.207-222, 2003.

Publicado

2023-05-16

Como Citar

Onofri, K. C., Martins , R. E. W. M., Steinbach , G. ., & Leopoldino , A. P. de C. C. . (2023). ABORDAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA NA PERSPECTIVA DA MATRIZ EPISTEMOLÓGICA. Cenas Educacionais, 6, e16493. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/16493

Edição

Seção

Dossiê Temático ENSINO DE GEOGRAFIA: O PENSAMENTO GEOGRÁFICO E A VISIBILIDADE DA