CONHECIMENTOS TECNOLÓGICOS PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14176301Palavras-chave:
Formação docente, TPACK, Matemática, Geometria EspacialResumo
A formação docente deve contemplar integralmente o desenvolvimento de competências e de habilidades inerentes à prática docente, embasadas em saberes e em fazeres voltados para o efetivo exercício da sua práxis pedagógica. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar indícios do conhecimento tecnológico pedagógico de conteúdo (TPACK) na formação e prática dos professores de Matemática do Ensino Médio, a partir do processo formativo direcionado ao ensino de Geometria Espacial. O método caracterizou-se como pesquisa-ação de natureza qualitativa, realizada em uma escola de Educação Básica da rede pública estadual, em Fortaleza/CE, por meio de processo formativo com a participação de dois professores de Matemática do Ensino Médio. Foram realizados encontros que abordaram os conhecimentos dos professores e o ensino da Geometria Espacial com os aportes dos recursos tecnológicos (smartphones, tablets, software GeoGebra). Os instrumentos de coleta empregados na análise foram obtidos por meio de entrevistas, sessões formativas e sessões reflexivas. A análise e a discussão dos dados utilizaram elementos da análise de conteúdo que permitiu os recortes, a classificação e a categorização dos dados. Os resultados indicam indícios de avanços na interseção dos conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo, podendo-se inferir que houve a integração do TPACK durante a exploração dos conteúdos de Geometria Espacial, concorrendo para ampliação de habilidades inerentes à prática profissional dos professores.
Downloads
Referências
BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro Editora, 2002.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 5 ed. Lisboa: Edições 70, 2009.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 02/2019, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação, 2019.
CURI, E. A formação inicial de professores para ensinar matemática: algumas reflexões, desafios e perspectivas. In: Formação de professores de Matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v.6, n.9, p.75-94, 2011.
FAINGUELERNT, E. K.; NUNES, K. R. A. Matemática: Práticas Pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: Penso, 2012.
GOMES, M. L. M. Ensino da Geometria no Brasil nas últimas décadas: da ausência à presença com prevalência das abordagens experimentais. In: SEMINÁRIO DE ENSINO DE GEOMETRIA, 2007, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: UFOP, 2007. v. 1. p. 5-24. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/59094678/Ensino-Da-Geometria-No-Brasil-MLaura. Acesso em: 17 jun. 2021.
GUÉRIOS, E. Espaços intersticiais na formação docente: indicativos para a formação continuada de professores que ensinam matemática. In: FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M. (Org.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática. Campinas: Musa, 2005. p. 128-151.
KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. What happens when teachers design educational technology? The development of technological pedagogical content knowledge. Journal of Educational Computing Research, v.32, n.2, p.131-152, 2005.
KOEHLER, M. J.; MISHRA, P. What is technological pedagogical content knowledge? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v.9, n.1, p.60-70, 2005.
LOBO DA COSTA, N.; PRADO, M. E. B. B. Formação continuada e uma abordagem exploratório-investigativa em geometria espacial de posição. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 7., 2013, Montevideo. Actas... Uruguay, 2013, v. 1, p. 5132-5139. Disponível em: http://cibem7.semur.edu.uy/7/actas/pdfs/212.pdf. Acesso em: 05 jun. 2021.
MATTOS, S. M. N.; MATTOS, J. R. L. Formação continuada de professores de matemática. Curitiba: Appris, 2018.
MELO, G. F. A. Saberes docentes de professores de matemática em um contexto de inovação curricular. In: FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M. (Org.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática. Campinas: Musa, 2005.
NADALON, D. O. Sólidos e superfícies de revolução com auxílio do software Geogebra. 2018. 103f. Dissertação (Ensino de Ciências e Matemática), Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2018.
OLIVEIRA, C. A. Dispositivos móveis na Licenciatura em pedagogia: criar, inventar e manipular com Angry Birds Rio, QR CODE e Aurasma. In: BAIRRAL, M.; CARVALHO, M. (Org.). Dispositivos móveis no ensino da Matemática: tablets & smartphones. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019. p.59-74.
PALIS, G. L. R. O conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática. In: ROQUE, T.; GIRALDO, V. (Org.).O Saber do Professor de Matemática: Ultrapassando a Dicotomia entre Didática e Conteúdo. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2014. p.149-173.
POWELL, A. B. Preenchendo lacunas: Pesquisas sobre dispositivos móveis na Educação Matemática. In: BAIRRAL, M.; CARVALHO, M. (Org.). Dispositivos móveis no ensino da Matemática: tablets & smartphones. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019. p.9-11.
SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. (Leda Beck, Trad.). Cadernos Cenpec, v.4, n.2, p.196-229, 2014.
SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, v.15, n.2, p.4-14, 1986.
SILVA, E. R. P. A utilização do aplicativo geogebra para smartphone como recurso didático nas aulas de matemática do ensino fundamental. 2018. 77 f. Dissertação (Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Zelia Beserra Camelo, Ivoneide Pinheiro de Lima, Brasiliana Diniz da Silva Cruz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.