FORMAÇÃO DOCENTE: RELAÇÕES DE PODER, SABER E O PAPEL DOCENTE EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14172213Palavras-chave:
Formação docente, Poder, Saberes, PolíticaResumo
O presente artigo busca enfatizar a formação docente, seus impasses e a importância de desmistificar padrões instituídos a partir das emergências políticas e econômicas da sociedade que promovem controle nas relações de poder baseada no conhecimento e/ou saberes, essas relações podem ter uma dimensão macro que é ao nível do Estado para com a educação, ou micropoderes que emergem no âmbito escolar na seleção de conteúdo, ou nas universidades no que se refere à formação de professores. Objetiva-se neste artigo a discursão concernente a trajetória da formação docente no Brasil atrelada ao poder, as demandas sociais e ao controle no processo de formação do professor seja no âmbito acadêmico como no âmbito escolar. O trabalho foi resultado primeiramente de discursões e debates elaborados no programa de mestrado em Gestão e Educação Básica - PPGEEB da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, e posteriormente da pesquisa qualitativa com coletas bibliográficas em livros e artigos. A partir das discussões já supracitadas foi possível compreender as interferências que o poder político, econômico provenientes do mundo pós-moderno causam na formação, atuação do professor em sala de aula e na hierarquização dos conteúdos.
Palavras-chave: Formação docente. Poder. Saberes. Política. Economia.
Downloads
Referências
APPLE, M. W. A Política do Conhecimento Oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional? In: MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2006.
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001.
CARA, D. Contra barbárie, o direito a educação. In: MARIANO, Alessandro. Educação contra a Barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019.
COSTA, B. S. O ensino superior na ditadura militar brasileira: um olhar através da “Revista MEC”. 2009. 127 f. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
COSTA, F. T. P. et al. A história da profissão docente: imagens e autoimagens. Campina Grande: Realize Editora, 2014.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GARCIA, C. M. A formação de professores: Novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. In: NOVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
LÜDKE, M. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, M. O papel da pesquisa na formação e na pratica dos professores. Campinas: Papirus, 2012. p. 27-67.
MIRANDA, S. R.; LUCA, T. R.O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História, v.24, n.48, p.123-144, 2004.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. São Paulo: Cortez Editora, 1997.
QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. M. Um Toque de Clássicos. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v.14, n.40, p.143-155, 2009.
TARDIF, M. Saberes Profissionais dos Professores e Conhecimentos Universitários. Revista Brasileira de Educação, n.13, p.5-24, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ionayra Pinto Lima Moreira, Antônia da Silva Motta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.