ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DESENVOLVIDAS NO PIBID MATEMÁTICA SOB A ÓTICA DA LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Pibid, Ensino-aprendizagem, Educação Matemática

Resumo

Este estudo tem objetivo de investigar as estratégias de ensino e de aprendizagem desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Matemática. Assume-se, no percurso metodológico, a abordagem qualitativa. Para tal, foi realizado um estado do conhecimento no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre o período de 2007 a 2022. Para análise do corpus, utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Como resultado, emergiram três categorias, a saber: i) Resolução de problemas: uma estratégia pedagógica ao ensino e à aprendizagem da Matemática; ii) O lúdico no ensino e na aprendizagem de conceitos da Matemática, e iii) O uso de tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática. Foram identificadas contribuições por intermédio de atividades relacionadas à resolução de problemas, atividades lúdicas e uso de tecnologias digitais. Com base nas análises, as estratégias de ensino e aprendizagem, quando realizadas no âmbito do PIBID-Matemática, colaboram na interiorização dos conhecimentos dos professores em formação inicial; auxiliam no desenvolvimento de aspectos sociais e cognitivos de todos envolvidos; proporcionam maior interesse pela aprendizagem escolar por parte dos estudantes, bem como fomentam o protagonismo de suas formações e de suas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heriberto Silva Nunes Bezerra, Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Mestre em Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Professor na Escola SESI.

Dioginys Cesar Felix de Lima, Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Mestre em em Ensino de Ciências e Matemática. 

Marcelo Prado Amaral-Rosa, Professor no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Referências

BEZERRA, H. S. N. Metodologia da resolução de problemas em educação matemática: um caminho para o ensino-aprendizagem em tempos de covid-19. Revista de práticas pedagógicas, v.7, n.1, p.123-131, 2023. Disponível em: https://www.fadminas.org.br/novo_site/wp-content/uploads/2023/02/V.7,%20n.1,%20jan-jun%202023.pdf. Acesso em: 10 de fev. 2023.

BRASIL. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Brasília: Ministério da Educação, 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pibid.Acesso em: 10 de maio 2023.

CURTIS, G. Como melhorar suas notas em matemática. Occam Press California, v.2538, p.94704-2611, 2014.

D'AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 23ª ed. Campinas: Papirus, 2012.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

KUHN, M. C. Dificuldades de Aprendizagem em Matemática: percepções de professores do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Perspectivas da Educação Matemática, v.13, n.32, p.1-22, 2020.

LIMA, D. C. F.; BRANDÃO, X. S. G.; DANTAS, J. M. Tecendo saberes docentes: as contribuições do PIBID na visão de pós-graduandos em ciências naturais e matemática do IFRN. Conexões-Ciência e Tecnologia, v.15, p.021012, 2021.

MACHADO, L. R. Formação de professores para a educação profissional tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In.: MOURA, D. H. Produção de conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas: Mercado de letras, 2013. p. 347-362.

MARIANO, I. A. O professor da escola pública inserido em um programa de formação: contribuições para sua motivação, construção da identidade e prática docente no contexto do PIBID – UNICAMP. 2019. 259 f. Tese (Doutorado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.

MASOLA, W. de J. Dificuldades de aprendizagem matemática dos alunos ingressantes na educação superior nos trabalhos do X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2014. 161f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) –Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2014.

MASOLA, W.; ALLEVATO, N. Dificuldades de aprendizagem matemática: algumas reflexões. Educação Matemática Debate, v.3, n.7, p.52-67, 2019.

MENDES, I. A. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. 2 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. Â. História na Educação Matemática: propostas e desafios. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2011.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. 3 ed. Ijuí: Unijuí, 2016.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21 ed. Campinas: Papirus, 2013.

NASCIMENTO, H. G. Licenciatura em Matemática: metodologia e didática do ensino de Matemática. Salvador: FTC/EAD, 1998.

PRESTES, R. F. Formação de professores de matemática e o desenvolvimento de ações docentes: um estudo com licenciandos integrantes do PIBID. 2018. 255 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana Do Brasil, Canoas, 2018.

RAU, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. 2 ed. Curitiba: Editora IBPEX, 2013.

RIBEIRO, F. M.; PAZ, M. G. O ensino da matemática por meio de novas tecnologias. Revista Modelos–FACOS/CNEC, v.2, p.1-10, 2012.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo Estado da Arte em educação. Revista diálogo educacional, v.6, n.19, p.37-50, 2006.

SANTOS, L. M. M. dos. Contribuições do subprojeto PIBID/Matemática/UFN: percepções de egressos do programa. 2019. 196 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) –Universidade Franciscana, Santa Maria, 2019.

SANTOS, V. S. Estratégias de ensino-aprendizagem. São Paulo: Portal UOL Educação, 2019. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino. Acesso em: 11 de nov. 2022.

SCOZ, B. Psicopedagogia e realidade escolar: O problema escolar e de aprendizagem. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

SILVA, A. F. da. RoboEduc: uma metodologia de aprendizado com Robótica Educacional. 2009. 127f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.

SOUZA, E. et al. A matemática das sete peças do Tangram. 3 ed. São Paulo: Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática, 2003.

Publicado

2023-05-23

Como Citar

Bezerra, H. S. N., Lima, D. C. F. de, & Amaral-Rosa, M. P. (2023). ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DESENVOLVIDAS NO PIBID MATEMÁTICA SOB A ÓTICA DA LITERATURA. Cenas Educacionais, 6, e16290. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/16290

Edição

Seção

Dossiê Temático O ENSINO DE MATEMÁTICA E DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS: REFLEXÕES DO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)