EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Escola, EJA, Andragogia

Resumo

Este artigo visa identificar os fatores que possibilitam ou dificultam o ensino da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos, através da produção científica sobre a temática. A EJA possui algumas especificidades que a diferenciam do ensino regular, evidenciados pela forma com que o exercício da Educação Física é desenvolvido, as particularidades dos/das alunos/as, a relação intrínseca e necessidade de conciliar a educação e o trabalho, o horário disponível, o desenvolvimento da saúde, dentre outros. Como caminho metodológico, foi realizada uma revisão sistemática em cinco periódicos classificados nos estratos A1 a B2 pelo sistema Qualis/CAPES na área da Educação Física, buscando nos títulos e resumos pelos descritores “Educação de jovens e adultos”, “EJA”, “Educação física e EJA”, “práticas corporais e EJA”, utilizando como critérios de seleção trabalhos relacionados à EF e EJA publicados nos últimos cinco anos, sendo identificados cinco artigos. Na análise, foi possível verificar que mesmo com a evolução na Legislação, o ensino da Educação Física na EJA ainda sofre dificuldades na formação inicial e continuada e com as poucas publicações. Embora de modo incipiente, avança com a postura diferenciada de alguns/mas professores/as que através da sua práxis pedagógica enfrentam tais dificuldades através de um entendimento de inclusão ampliado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willian Lazaretti da Conceição, Pós-doutorando pela Universidade Nova de Lisboa - Portugal

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor na Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Justiça Social.

Carla Cristina Monteiro Silva, Universidade Federal do Pará - Brasil

Licenciada em Educação Física.

Referências

ALVES, J. D.; MACIEL, M.G. A percepção dos alunos idosos da educação de jovens e adultos sobre a importância da educação física para a promoção da saúde. R. Min. Educ. Fís., Viçosa, Edição Especial, n.1, p.390-397, 2012.

BARROS, J.M.C. Educação Física e esporte: profissões? Kinesis, Santa Maria, n.11, p.5-16, jan./jun. 1993.

BRASIL. Constituição Federal. 1988.

BRASIL. Lei n° 9394/1996, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 1996.

BRASIL. Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018.

BREGOLATO, R.A. Cultura corporal da dança. São Paulo: Ícone, 2007.

BRITO, A. C.; RODRIGUES, E. A. C. Um recorte acerca dos espaços públicos de lazer: uma revisão sistemática integrativa. Revista Licere, Belo Horizonte, v.23, n.4, dez/2020.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 2012.

CORRÊA, M. R. D.; CAPUTO, E. L.; STEIN, F.; CARDOZO, P. L.; LESSA, H. T.; CARDOSO, R. K.; DOMINGUES, M. R.; HALLAL, P. C. A produção do conhecimento em Educação Física e suas subáreas: um panorama a partir de periódicos nacionais da área. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde, v.22, n.3, p.261-269, 2017.

FERREIRA, L.O.F.; DE PAULA, J.A. Um diálogo entre a educação física e a eja: os corpos dos educandos e educadores. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte, Porto Alegre, set. 2011.

FRIZZO, G.E. A produção do conhecimento da educação física no século XXI: a pesquisa no programa de pós-graduação em ciências do movimento humano da ufrgs. Pensar a Prática, Goiânia, v.13, n.3, p.116, set./dez. 2010.

GOMES, I. S. M. Movimento pela educação de jovens e adultos nas CONFINTEAS e seus desafios para a política educacional. 2012. 324 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Educação.

GOMES, I. S.; CAMINHA, I. O. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano. Movimento, Porto Alegre, v.20, n.1, p.395-411, jan./mar. 2014.

GÜNTHER, M.C.C. O direito à educação física na educação de jovens e adultos. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v.36, n.2, supl., p.s400-s412, abr./jun. 2014.

LEMES, V.B. Relatos de uma Proposta de Educação Física Escolar: A Promoção da Saúde na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Porto Alegre, BR-RS, 2017.

LIMA, A.P. O lugar da educação física na educação de jovens e adultos: discutindo a exclusão e as possibilidades. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/CONBRACE e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte/CONICE, Vitória- ES, Set. 2015.

MACHADO, M.M. Formação de professores para EJA: Uma perspectiva de mudança. Revista Retratos da Escola, Brasília, v.2, n.2-3, p. 161-174, jan./dez. 2008.

MONTEIRO, S.V. Sociedade de controle e condutas éticas: desafios e perspectivas para a atuação profissional em educação física. Holos, ano 25, vol. 1. 2009.

PEREIRA, A. C. R. Um relato de experiência sobre o estágio supervisionado na Educação de Jovens e Adultos: e a Didática com isso? Cenas Educacionais, v. 4, n. e9539, p. 1-16, 2021.

RUFINO, L.G.B.; DARIDO, S.C. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.26, n.2, p.283-300, abr./jun. 2012.

RUMMERT, S.M.; ALGEBAILE, E.; VENTURA, J. Educação da classe trabalhadora brasileira: expressão do desenvolvimento desigual e combinado. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n.54, jul./set. 2013.

SAMPAIO, M.N. Educação de jovens e adultos: uma história de complexidade e tensões. Práxis Educacional, Vitória da Conquista v. 5, n. 7 p. 13-27 jul./dez. 2009.

SAMPAIO, R.F.; MANCINI, M.C. Estudos de Revisão Sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. Bras. Fisioter., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007.

SANCHES NETO, L.; CONCEIÇÃO, W.L.; OKIMURA-KERR, T.; VENÂNCIO, L.; VOGEL, A.J.Z.; FRANÇA, A.L.; CORSINO, L.N.; RODRIGUES, J.C.R.; FREITAS, T.P. Demandas ambientais na Educação Física escolar: perspectivas de adaptação e de transformação. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 4, p. 309-330, out./dez. 2013.

SANTOS, C. ÁTILA L. DOS; ALVES, P. R. DE O.; VENÂNCIO, L.; SANCHES NETO, L. Educação física na perspectiva do ensino médio e da educação de jovens e adultos(as): impressões na formação inicial de professores(as). Revista Prática Docente, v.5, n.2, p.870-888, 31 ago, 2020.

Downloads

Publicado

2021-11-02

Como Citar

Conceição, W. L. da, & Silva, C. C. M. . (2021). EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Cenas Educacionais, 4, e11151. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/11151

Edição

Seção

Revisão de Literatura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)