A DANÇA, A CRIANÇA E AS TECNOLOGIAS: FAVORECENDO A INTEGRAÇÃO DE LINGUAGENS NO CONTEXTO EDUCATIVO

Palavras-chave: Arte e movimento, Infância, Tecnologia educacional, Instituição de educação básica

Resumo

Essa investigação buscou experimentar uma possibilidade de vivenciar a dança com crianças entre 4 e 5 anos de idade em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da cidade de Goiânia - GO, tendo as tecnologias de informação e comunicação (TIC) como eixo central dos procedimentos metodológicos. Para tanto, acessou-se estudos que perspectivam a dança com a infância, bem como a formação docente para trabalhar essa linguagem artística com meninas e meninos de pouca idade; além de autores que discutem as TIC no cotidiano educativo. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa com caráter de estudo de caso, na qual promoveu-se 10 encontros dançantes utilizando o celular, datashow, tablet, entre outros recursos eletrônicos. A geração e análise dos materiais constituíram-se no registro em fotos e vídeos capturados pelas pesquisadoras e pelas crianças participantes. Notou-se ser viável o uso das tecnologias de informação e comunicação nas vivências em dança com a criançada, por despertar-lhes o interesse para a integração das linguagens artísticas. Essa investigação pode colaborar com a formação de professoras/es, uma vez que as Diretrizes Curriculares sobre a profissionalidade docente frisam a necessidade das TIC para o aprimoramento das práticas pedagógicas e a expansão cultural das/os envolvidas/os, assim como impulsionar maneiras outras de abordar a dança em uma interface crítica e criativa com as TIC na Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Souza Almeida, Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo

Mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente na Universidade Federal de Goiás. Membro do Grupo de Estudos Pesquisa e Primeira Infância: Linguagens e Culturas Infantis e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22.

Deyzylany Ferreira Neves, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Dança.

Referências

ALMEIDA, F. S. Que dança é essa? Uma proposta para a educação infantil. Dissertação (Mestrado em Artes), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, São Paulo, 2013.

ALMEIDA, F. S. Que dança é essa? Uma proposta para a educação infantil. São Paulo: Summus, 2016.

ALMEIDA, F. S. Dança e Educação: 30 propostas lúdicas com crianças. São Paulo: Summus, 2018.

ANDRADE, C. R. Dança para criança: uma proposta para o ensino de dança voltada para a educação infantil. Tese (Doutorado em Artes), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, São Paulo, 2016.

ANTONIO, J. C. Uso pedagógico do telefone móvel-Celular. Professor Digital, 2010a, site. Disponível em https://professordigital.wordpress.com/2010/01/13/uso-pedagogico-do-telefonemovel-celular/. Acesso em 15 out. 2017.

ANTONIO, J. C. Uso pedagógico do Datashow. Professor Digital, 2010b, site. Disponível em https://professordigital.wordpress.com/2011/04/06/uso-pedagogico-do-datashow/. Acesso em 15 out. 2017.

BITTENCOURT, A. T. A influência da tecnologia na dança. Coletânea de Arquivos do LABLUX Laboratório de Iluminação da Unicamp, 2005. Disponível em https://hosting.iar.unicamp.br /lab/luz/ld/C%EAnica/Artigos/a_influencia_da_tecnologia_na_danca.pdf Acesso em 15 out. 2017.

BOFF, F. B. Pequenices: dança, corpo e educação. Porto Alegre: Canto-Cultura e Arte, 2017.

CUNHA, D. A. Brincadeiras africanas para a educação cultural. Castanhal: Edição do autor, 2016.

EGAS, O. M. B. Metodologia Artística de Pesquisa Baseada em Fotografia: A Potência das Imagens Fotográficas na Pesquisa em Educação. Anais do 24º Encontro da Anpap - Compartilhamentos na Arte: redes e conexões, 2015. Disponível em http://anpap.org.br/anais/2015/simposios/s8/olga_egas.pdf. Acesso em 15 out 2017.

FARIA, A. L. G.; DERMATINI, Z. B. F.; PRADO, P. D. (Orgs.). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. 3ª. ed., Campinas: Autores Associados, 2009.

FLICK, U. Desenho da Pesquisa Qualitativa: apresenta a construção de um desenho de pesquisa, as dificuldades na execução de um projeto e outros problemas práticos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GOBBI, M. Fotografia com crianças pequenas. Revista Pátio-Educação Infantil. Ano IX, nº 28, jul./set., 2011.

GOIÂNIA. Infâncias e crianças em cena: por uma política de Educação Infantil para a Rede Municipal de Educação de Goiânia. Secretaria Municipal de Educação, 2014.

OSTETTO, L. E. Educação infantil: saberes e fazeres na formação de professores. Campinas: Papirus, 2011.

OZAKI, A. M.; VASCONCELLOS, E. A revolução digital. In: POLIZELLI, D. L.; OZAKI, A. M. (Orgs.). Sociedade da informação: os desafios da era da colaboração e da gestão do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2008, p.115-150.

PEREIRA, T.B. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Prática Pedagógica da Escola. Processo ensino aprendizagem. Dia a Dia Educação, 2016, site. Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1381-8.pdf. Acesso em 15 out. 2017.

PINHEIRO, R. Dança e tecnologias da informação. Projeto Experimental (Graduação em Comunicação Social). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2002.

RAMOS, M.; COPPOLA, N. C. O uso do computador e da internet como ferramentas pedagógicas. Dia a Dia Educação, 2009, site. Disponível em http://www.diaadiaeducacao. pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2551-8.pdf. Acesso em 15 out. 2017.

ROMERO, J. S.; FARIAS, I. R. A dança no universo digital. Anais do IV Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança, 2016. Disponível em https://proceedings.science/anda/anda-2016/papers/danca-no-universo-digital Acesso em 15 out. 2017.

SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal: aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras e FAPESP, 2005.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2009.

ZAN, D. D. P. Fotografia, currículo e cotidiano escolar. Pro-Posições. Vol.21, n.1, pp.149-161, 2010.

Publicado
2021-03-17
Métricas
  • Visualizações do Artigo 54
  • ♪Áudio♪ downloads: 12
Como Citar
Almeida, F. de S., & Neves, D. F. (2021). A DANÇA, A CRIANÇA E AS TECNOLOGIAS: FAVORECENDO A INTEGRAÇÃO DE LINGUAGENS NO CONTEXTO EDUCATIVO. Cenas Educacionais, 4, e10406. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10406
Seção
Dossiê Temático - TECNOLOGIAS NO CONTEXTO EDUCATIVO