EXPERIMENTANDO A DOCÊNCIA NO PIBID: O ENSINO DO ATLETISMO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Formação de Professores, Atletismo, Educação Física, Ensino FundamentalResumo
Este texto se constitui como um relato de experiência decorrente de um trabalho pedagógico – de experimentação à docência – vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e materializado em um colégio da rede pública da cidade de Guanambi/Bahia com turmas de 9º Ano do Ensino Fundamental. Nessa direção, seu objetivo é apresentar e discutir, de maneira crítica e reflexiva, os principais aspectos que atravessaram o trato didático-pedagógico do conteúdo atletismo nas aulas de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental. A estruturação didática do ensino contemplou a avaliação diagnóstica; a conceituação e sistematização do conteúdo, de maneira ampla e reflexiva; a vivência das habilidades, fundamentos e modalidades básicas do esporte; e por fim, a realização de um “minitorneio” das modalidades de atletismo trabalhadas. Tal proposta foi organizada tendo em vista a necessidade de ampliação de vivências e reflexões sobre esse tema no contexto escolar. Como resultados, ressalta-se que experiência em tela contribuiu não só com a ampliação de vivências dos esportes convencionalmente trabalhados no âmbito escolar, mas também com a descoberta de novas possibilidades e maneiras de ressignificação do conteúdo no nível de ensino em questão.
Downloads
Referências
CASTELLANI FILHO, L. et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez 2009.
FONTANELLA, Bruno José Barcellos. Iniciação científica com pesquisas qualitativas: relato da experiência de um grupo de professores e alunos de Medicina. Revista brasileira Med. Fam. comunidade. Florianópolis, 2011. Disponível em: http://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/411. Acesso em 10 de maio, 2020.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e criando a prática. 2 ed. Salvador: Malabares Comunicações e eventos, 2005.
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciência da Educação, Lisboa - Portugal, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009.
MARIANO, Cecília. Educação Física: o atletismo no currículo escolar. 2. ed. Rio de Janeiro, 2012.
MATTHIENSEN, Sara Quenzer. Atletismo: teoria e prática. Rio Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
OLIVEIRA, Aldeni Melo de; GEREVINI, Alessandra Mocellin; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. Diário de bordo: uma ferramenta metodológica para o desenvolvimento da alfabetização científica. Revista Tempos e Espaços em Educação, Sergipe, v. 10, n. 22. 2017.
OLIVEIRA, Glaurea Nadia Borges; CRUZ, Marlon Messias Santana. Cruz. Educação Física escolar: construindo possibilidades pedagógicas a partir de uma perspectiva cultural. In: SILVA, Ana Lúcia da; FIGUEIREDO, Camila de Souza; SALES, Márcea Andrade. (Orgs) DA INICIAÇÃO A DOCÊNCIA ressignificando a pratica docente. Salvador: EDUNEB, 2016.
OLIVEIRA, Maria Cecilia Mariano de. Atletismo escolar: uma proposta de ensino na educação infantil. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.
PIMENTA, Selma Garcia. A formação de Professores: saberes da docência e identidade do professor. Revista da Faculdade de Educação de São Paulo. V. 22, n.2. p. 72-89 jul/dez, 1996.
REGO JUNIOR, W. P.; TOLOCKA, R. E. Pressupostos para educação corporal na educação infantil no brasil. Cenas Educacionais, v. 2, n. 2, p. 112-133, 30 dez. 2019.
RIBEIRO, Ledacy Paiva; FIGUEIREDO, Jorge Alberto. Avaliação Diagnóstica: uma breve reflexão. Paraná, 2016.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.