Duas propostas para a aprendizagem em Estatística
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A epidemia de COVID-19 trouxe impactos importantes em todas as áreas. Na área educacional, as desigualdades no acesso à tecnologia produziram efeitos diferenciados no desenvolvimento dos estudantes. Por outro lado, a ampla divulgação de gráficos e medidas estatísticas durante a pandemia é uma oportunidade a ser explorada no ensino de Estatística. Neste artigo, discutimos duas propostas que podem ser utilizadas em diferentes níveis escolares, mesmo em ambientes com dificuldades de acesso à tecnologia. Uma delas é o uso de atividades (tipo papel e lápis) como preliminar de experimentos computacionais. A outra proposta é a Roda de Conversa com respostas de itens conceituais de Estatística em grupos e, depois, uma roda de discussão geral. Essas propostas propiciam participação ativa dos estudantes, com reflexos importantes na aprendizagem, uma vez que ambas estão apoiadas em bases teórico-metodológicas que possibilitam a criação de contextos coletivos de discussão dos estudantes.
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
BARBOSA, M. T. S.; VELASQUE, L. S.; SILVA, A. S. O letramento estatístico na formação dos professores: um tutorial metodológico. VIDYA, v. 36, n. 2, p. 397-408, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 10/03/2022.
BRASIL. Notícias do Senado Federal. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/07/pandemia-acentua-deficit-educacional-e-exige-acoes-do-poder-publico. Acesso em: 25/04/2022.
CAMPOS, C. R.; WODEWOTZI, M. L. L.; JACOBINI, O. R. (2011). Educação Estatística- teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
GAISE. Guidelines for assessment and instruction in statistics education. College report. Alexandria, VA: American Statistical Association. 2016. Disponível em: www.amstat.org/asa/files/pdfs/GAISE/GaiseCollege_Full.pdf. Acesso em 25/04/2022.
GAL, I. Adult’s statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, n.70, p. 1-25, 2002.
MAGALHÃES, M. N. Itens dissertativos em avaliações. In LOPES, C. E., PORCIÚNCULA, M.; SAMÁ, S. (Organizadoras), Perspectivas para o ensino e a aprendizagem de Estatística e Probabilidade. Campinas: Mercado de Letras. 2019, p.297-316.
MAGALHÃES, M. N. & MAGALHÃES, M. C. C. Discussion circle for the teaching-learning of statistics. Statistics Education Research Journal - (SERJ), v. 20, n.2, 2021.
SAMÁ, S., CAZORLA, I. & AMORIM, M. É. Metodologias ativas no ensino de Estatística nos cursos de Licenciatura. In LOPES, C. E., PORCIÚNCULA, M. & SAMÁ, S. (Organizadores), Perspectivas para o ensino e a aprendizagem de Estatística e Probabilidade. Campinas, São Paulo, Brasil: Mercado de Letras. (2019). p.195-220.
SCHREIBER, K. P. & PORCIÚNCULA, M. Projetos de aprendizagem no desenvolvimento profissional do professor de Matemática para o ensino de Estatística. In LOPES, C. E.,
PORCIÚNCULA, M. & SAMÁ, S. (Organizadoras), Perspectivas para o ensino e a aprendizagem de Estatística e Probabilidade. Campinas, São Paulo, Brasil: Mercado de Letras. 2019. p.221-246.
VYGOTSKY, L. S. Formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes. 1998.
VYGOTSKY, L S. A Pensamento e Linguagem. 3. ed. São Paulo, São Paulo, Brasil: Martins Fontes. 2005.