Epistemological Obstacles Inherent to Fractions: A Study Based on Ancient Civilizations

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Wander Alberto José
Raylson dos Santos Carneiro
Idemar Vizolli

Abstract

The epistemological obstacles generated by the concept of fractions pose a significant challenge to the teaching and learning process, particularly since its origins lie in the practical problem-solving of social life. This study aims to identify the intrinsic epistemological obstacles in the historical construction of fractions, drawing on the Egyptian, Mesopotamian, Greek, and Hindu civilizations. This qualitative research is grounded in the theory of epistemological obstacles proposed by the French philosopher Gaston Bachelard. A bibliographic review was conducted of five history of mathematics books that present historical aspects of fractions and, consequently, epistemological obstacles, allowing for an analysis of the evolution and assimilation of fractions in the Egyptian, Mesopotamian, Greek, and Hindu civilizations. The results reveal that, regardless of the development of fractions in different civilizations, the obstacle of "The First Experience" is evident, manifested in the knowledge of natural numbers and the difficulty in accepting fractions as numbers.

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How to Cite
José, W. A., Carneiro, R. dos S., & Vizolli, I. (2024). Epistemological Obstacles Inherent to Fractions: A Study Based on Ancient Civilizations. Revista Baiana De Educação Matemática, 5(1), e202417. https://doi.org/10.47207/rbem.v5i1.20001
Section
Artigos - Fluxo Contínuo
Author Biographies

Wander Alberto José, Secretaria de Educação Juventude e Esportes do Tocantins (SEDUC/TO)

Doutorando em Educação na Amazônia (PGEDA-UFT) Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins UFT. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Tocantins. Licenciado em Matemática pela Fundação Universidade do Tocantins UNITINS. Professor de Matemática efetivo da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins a partir de 2002. Professor da Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS. Já atuou como: coordenador pedagógico, coordenador de grupo de formação continuada, diretor escolar. Áreas de atuação: Educação, Matemática Aplicada, Matemática Financeira, Estatística e Gestão Escolar.

Raylson dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA / EDUCANORTE), Universidade Federal do Tocantins (UFT); Mestre em Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Matemática em rede nacional (PROFMAT/UFT); Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, pela Faculdade Católica de Anápolis; Graduado em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade de Gurupi (UNIRG). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saberes e Fazeres em Contextos Socioculturais e Educacionais (GEPEFAZE). Integrante do Grupo de Pesquisa em Sustentabilidade de Solos e Recursos Hídricos. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre as Perspectivas Históricas e Atuais da Educação Matemática e Matemática (PHEMAT). Professor Efetivo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), curso de Engenharia Florestal. Atua nas áreas: Educação, Matemática e Educação Matemática.

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Ciências Naturais pela UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1985), graduação em Matemática pela UnC - Universidade do Contestado (1997); Mestrado em Educação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Doutorado em Educação pela UFPR Universidade Federal do Paraná (2006) e Pós-doutoramento em Educação pela Universidade Estadual do Pará (2020). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Tocantins; professor e orientador no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação na UFT; no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) na Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC); no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE) - Associação Plena em Rede; Coordenador estadual da REAMEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, saberes e fazeres em contextos socioculturais, Proporção-porcentagem, ideias matemáticas, fração, registro de representação semiótica; Educação do Campo; Educação de Jovens e Adultos; e Educação Escolar Indígena

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