Cálculo do desconto do INSS sobre o salário mínimo: relato de experiência de uma aula baseada na resolução de problemas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de uma aplicação de uma proposta de aula que trabalhe com o tema cálculos dos descontos trabalhistas no salário mínimo sob a ótica da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação Resolução de Problemas. O percurso metodológico é caracterizado por ser um relato de experiência. O referencial teórico é pautado em estudos sobre a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação Resolução de Problemas na perspectiva de Norma Allevato e Lourdes Onuchic; além de estudos sobre Educação Financeira no ensino básico. Como principais resultados, apontamos e verificamos com uma aula planejada com a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação Resolução de Problemas, os alunos se envolveram mais e participaram ativamente do processo de aprendizagem do conteúdo matemático. Além deles avaliarem o próprio processo de aprendizagem. Em conclusão, aponta-se que a metodologia de ensino apresentada destaca alguns aspectos relevantes, práticos e teóricos como o trabalho em grupo, conceitos e conteúdos relacionados a construção de conhecimento matemático que foi realizada de forma mais significativa e efetiva pelos alunos.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. D. L. R. As conexões trabalhadas através da Resolução de Problemas na formação inicial de professores de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 2, p. 1-14, 3 jun. 2019. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2334. Acesso em: 23 fev. de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 01 de ago. de 2021.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Previdência. Portaria Interministerial MTP/ME nº 12, de 17 de janeiro de 2022. Dispõe sobre o reajuste dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS e demais valores constantes do Regulamento da Previdência Social - RPS e dos valores previstos nos incisos II a VIII do § 1º do art. 11 da Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019, que trata da aplicação das alíquotas da contribuição previdenciária prevista nos arts. 4º, 5º e 6º da Lei nº 10.887, de 18 de junho de 2004. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 jan. 2022. p. 72. Disponível em: https://in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-interministerial-mtp/me-n-12-de-17-de-janeiro-de-2022-375006998
BRASIL. Justiça e Segurança Pública (MJSP); Economia (ME); Banco Central do Brasil (BC); Educação (MEC). Decreto nº 10.393 de 09 de junho de 2020. Institui a nova Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF e o Fórum Brasileiro de Educação Financeira - FBEF. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jun. 2020. p. 2. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/d10393.htm
CEARÁ. Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Documento curricular referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2020/02/DCRC_2019_OFICIAL.pdf. Acesso em: 01 de ago. de 2021.
BRASIL. Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Documento curricular referencial do Ceará: ensino medio. Fortaleza: SEDUC, 2021. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/documento-curricular-referencial-do-ceara/. Acesso em: 01 de ago. de 2021.
CUNHA, C. L.; LAUDARES, J. B. Resolução de problemas na matemática financeira para tratamento de questões da educação financeira no ensino médio. Bolema: Boletim de Educação Matemática [online]. 2017, v. 31, n. 58, p. 659-678. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n58a07>.
GROENWALD, C. L. O; OLGIN, C. A. Educação financeira no currículo de matemática do ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. 2018, v. 11, n. 2, p. 368-390. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8433
MORAES, A. R. et al. Educação financeira escolar: uma proposta para o ensino médio. REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., 2020, v. 15, n. 2, p. 1-20. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2020.e70255.
ONUCHIC, L. D. L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema - Mathematics Education Bulletin, v. 25, n. 41, p. 73-98, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/72994. Acesso em: 23 fev. de 2022.
ONUCHIC, L. D. L. R. et al. Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
SOUSA, J. V. S. Proposta de aula para o ensino de números inteiros com uso de tecnologias digitais e mediado através da resolução de problemas. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral: UVA-Ce. 2022.