Cálculo do desconto do INSS sobre o salário mínimo: relato de experiência de uma aula baseada na resolução de problemas

Conteúdo do artigo principal

Marilia Maia Moreira
Serapiao Junior Carneiro Pontes
Maria José Araújo Souza

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de uma aplicação de uma proposta de aula que trabalhe com o tema cálculos dos descontos trabalhistas no salário mínimo sob a ótica da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação Resolução de Problemas. O percurso metodológico é caracterizado por ser um relato de experiência. O referencial teórico é pautado em estudos sobre a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação Resolução de Problemas na perspectiva de Norma Allevato e Lourdes Onuchic; além de estudos sobre Educação Financeira no ensino básico. Como principais resultados, apontamos e verificamos com uma aula planejada com a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação Resolução de Problemas, os alunos se envolveram mais e participaram ativamente do processo de aprendizagem do conteúdo matemático. Além deles avaliarem o próprio processo de aprendizagem. Em conclusão, aponta-se que a metodologia de ensino apresentada destaca alguns aspectos relevantes, práticos e teóricos como o trabalho em grupo, conceitos e conteúdos relacionados a construção de conhecimento matemático que foi realizada de forma mais significativa e efetiva pelos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Moreira, M. M., Pontes, S. J. C., & Souza, M. J. A. . (2023). Cálculo do desconto do INSS sobre o salário mínimo: relato de experiência de uma aula baseada na resolução de problemas. Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202301. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.15427
Seção
Relatos de Experiência - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Marilia Maia Moreira, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestra em Educação.

Serapiao Junior Carneiro Pontes, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE)

Professor da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE). Licenciado em Matemática.

Maria José Araújo Souza, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Doutora em Educação.

Referências

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. D. L. R. As conexões trabalhadas através da Resolução de Problemas na formação inicial de professores de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 2, p. 1-14, 3 jun. 2019. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2334. Acesso em: 23 fev. de 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf . Acesso em: 01 de ago. de 2021.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Previdência. Portaria Interministerial MTP/ME nº 12, de 17 de janeiro de 2022. Dispõe sobre o reajuste dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS e demais valores constantes do Regulamento da Previdência Social - RPS e dos valores previstos nos incisos II a VIII do § 1º do art. 11 da Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019, que trata da aplicação das alíquotas da contribuição previdenciária prevista nos arts. 4º, 5º e 6º da Lei nº 10.887, de 18 de junho de 2004. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 jan. 2022. p. 72. Disponível em: https://in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-interministerial-mtp/me-n-12-de-17-de-janeiro-de-2022-375006998

BRASIL. Justiça e Segurança Pública (MJSP); Economia (ME); Banco Central do Brasil (BC); Educação (MEC). Decreto nº 10.393 de 09 de junho de 2020. Institui a nova Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF e o Fórum Brasileiro de Educação Financeira - FBEF. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jun. 2020. p. 2. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/d10393.htm

CEARÁ. Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Documento curricular referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2020/02/DCRC_2019_OFICIAL.pdf. Acesso em: 01 de ago. de 2021.

BRASIL. Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Documento curricular referencial do Ceará: ensino medio. Fortaleza: SEDUC, 2021. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/documento-curricular-referencial-do-ceara/. Acesso em: 01 de ago. de 2021.

CUNHA, C. L.; LAUDARES, J. B. Resolução de problemas na matemática financeira para tratamento de questões da educação financeira no ensino médio. Bolema: Boletim de Educação Matemática [online]. 2017, v. 31, n. 58, p. 659-678. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n58a07>.

GROENWALD, C. L. O; OLGIN, C. A. Educação financeira no currículo de matemática do ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. 2018, v. 11, n. 2, p. 368-390. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8433

MORAES, A. R. et al. Educação financeira escolar: uma proposta para o ensino médio. REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., 2020, v. 15, n. 2, p. 1-20. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2020.e70255.

ONUCHIC, L. D. L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema - Mathematics Education Bulletin, v. 25, n. 41, p. 73-98, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/72994. Acesso em: 23 fev. de 2022.

ONUCHIC, L. D. L. R. et al. Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

SOUSA, J. V. S. Proposta de aula para o ensino de números inteiros com uso de tecnologias digitais e mediado através da resolução de problemas. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral: UVA-Ce. 2022.