Perspectivas e desafios do ensino da língua inglesa a partir de uma abordagem intercultural
DOI :
https://doi.org/10.69969/revistababel.v10i2.9543Mots-clés :
Educação, Língua inglesa, Metodologias de ensinoRésumé
O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise crítica acerca das perspectivas e desafios existentes no ensino da língua inglesa nos dias atuais, a partir de uma abordagem intercultural, haja vista as inúmeras dificuldades e mudanças no sistema educacional brasileiro e suas consequências no processo de ensino-aprendizagem que impactam diretamente no ensino do idioma. Desse modo, busca-se, através da revisão bibliográfica, colher informações a partir de artigos científicos publicados, legislações e documentos sobre o tema, a fim de formar uma base teórica sólida e específica acerca do objeto de pesquisa, utilizando-se o método dedutivo para alcançar as conclusões. Em um primeiro momento, busca-se fazer uma breve contextualização histórica sobre o ensino da língua inglesa no Brasil, observando importantes acontecimentos que permitam uma melhor compreensão de questões atinentes ao tema. Posteriormente, objetiva-se discutir as dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa na Educação Básica, levantando possíveis problemas e questões atuais que envolvem o assunto abordado na pesquisa. Por fim, através de uma abordagem intercultural, pretende-se apresentar novas metodologias para o ensino da língua inglesa, analisando-se os desafios de sua implementação, tendo em vista a relevância do tema e a procura pelo aprendizado do idioma nos dias atuais.
Téléchargements
Références
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29 maio 2020.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, 11.494, de 20 de junho 2007, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 8 jun. 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf. Acesso em: 1 jun. 2020.
CAMELO, Elizabeth; GALLI, Joice Armani Línguas estrangeiras e outras relações possíveis com a escola pública. Revista Investigações, Recife, v. 32, n. 2, p. 456 - 478, dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/241740. Acesso em: 31 maio 2020.
FERRAZ, Daniel de Mello; MALTA, Liliane Salera. Contribuições das filosofias da linguagem e da educação para o ensino da língua inglesa. Entreletras, Araguaína, v. 8, n. 2, p. 202-222, jul. / dez. 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2484/11963. Acesso em: 10 jun. 2020
FERREIRA, Erasmo da Silva; ARAÚJO, Josefa Monteiro de. Perspectivas e Desafios no Ensino da Língua Estrangeira na Escola Pública. Revista Diálogos, v. 2, n. 20, p. 149-169, set. / out. / 2018. Disponível em: http://www.revistadialogos.com.br/Dialogos_20/Dial_20_Erasmo_Josefa.pdf. Acesso em: 3 jun. 2020.
LIMA, Samuel de Carvalho; VIEIRA, Flávia. O papel do livro didático na promoção da autonomia na aprendizagem de inglês. Revista brasileira de linguística aplicada, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 217-244, mar. 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982020000100217&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 9 jun. de 2020.
ROSSATO, Viviane. As diferentes metodologias de ensino da Língua Inglesa em diferentes segmentos de ensino. Revista Eventos Pedagógicos, v. 3, n. 1, Número Especial, p. 589-598, abr. 2012. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/view/562. Acesso em: 23 maio 2020.
SANTOS, Eliana Santos de Souza. O ensino da língua inglesa no Brasil. BABEL: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, v. 1, n. 1, p. 39-46, dez., 2011. Disponível em: http://www.babel.uneb.br/n1/n01_artigo04.pdf. Acesso em: 30 maio 2020.
SCHEYERL, Denise; BARROS, Kelly; DO ESPÍRITO SANTO, Diogo Oliveira. A perspectiva intercultural para o ensino de línguas: propostas e desafios. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 50, p. 145-174, jul. / dez. 2014. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/estudos/article/view/14816. Acesso em: 7 jun. 2020.
SILVA, Flavia Matias. O ensino de língua inglesa sob uma perspectiva intercultural: caminhos e desafios. Trabalhos Em Linguística Aplicada, Campinas, v. 58, n. 1, p. 158-176, jan. / abr. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000100158&tlng=pt. Acesso em: 6 jun. 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.