O Ensino da língua inglesa numa perspectiva intercultural

Autores

  • Luciana Saback Orr Universidade do Estado da Bahia
  • Risonete Lima de Almeida Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v2i2.962

Palavras-chave:

Língua e cultura, Ensino de línguas, Interculturalidade

Resumo

O atual cenário de ensino/aprendizagem da Língua Inglesa tem demandado novas concepções acerca dos elementos constitutivos dessa prática. Nesse sentido, novas abordagens tornam-se necessárias para que o ensino dessa língua possa contemplar, em alguma medida, o caráter formativo da disciplina. Considerando a importância de fatores culturais que perpassam as práticas discursivas e revelam a indissociabilidade entre língua e cultura, este artigo projeta ideias para uma proposta de ensino da Língua Inglesa que contemple a diversidade cultural dos países que falam Inglês em interlocução com a cultura local. Promovem-se, assim, novas posturas críticas (docente e discente) sustentadas na perspectiva intercultural. Para tanto, a pesquisa encontrou respaldo teórico em autores e pesquisadores da área da Linguística Aplicada que discutem o ensino de línguas a partir de uma abordagem intercultural.

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Biografia do Autor

Luciana Saback Orr, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Letras, Língua Inglesa e Literaturas, Universidade do Estado da Bahia (UNEB -Campus II).

Risonete Lima de Almeida, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Letras e Linguística, Universidade Federal da Bahia; docente do Colegiado de Letras, Língua Inglesa e Literaturas, Universidade do Estado da Bahia (UNEB -Campus II).

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Publicado

31.12.2012

Como Citar

SABACK ORR, L.; ALMEIDA, R. L. de. O Ensino da língua inglesa numa perspectiva intercultural. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 2, n. 2, p. 25–44, 2012. DOI: 10.69969/revistababel.v2i2.962. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/962. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE

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