O Ensino da língua inglesa numa perspectiva intercultural

Autores

  • Luciana Saback Orr Universidade do Estado da Bahia
  • Risonete Lima de Almeida Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Língua e cultura, Ensino de línguas, Interculturalidade

Resumo

O atual cenário de ensino/aprendizagem da Língua Inglesa tem demandado novas concepções acerca dos elementos constitutivos dessa prática. Nesse sentido, novas abordagens tornam-se necessárias para que o ensino dessa língua possa contemplar, em alguma medida, o caráter formativo da disciplina. Considerando a importância de fatores culturais que perpassam as práticas discursivas e revelam a indissociabilidade entre língua e cultura, este artigo projeta ideias para uma proposta de ensino da Língua Inglesa que contemple a diversidade cultural dos países que falam Inglês em interlocução com a cultura local. Promovem-se, assim, novas posturas críticas (docente e discente) sustentadas na perspectiva intercultural. Para tanto, a pesquisa encontrou respaldo teórico em autores e pesquisadores da área da Linguística Aplicada que discutem o ensino de línguas a partir de uma abordagem intercultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Saback Orr, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Letras, Língua Inglesa e Literaturas, Universidade do Estado da Bahia (UNEB -Campus II).

Risonete Lima de Almeida, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Letras e Linguística, Universidade Federal da Bahia; docente do Colegiado de Letras, Língua Inglesa e Literaturas, Universidade do Estado da Bahia (UNEB -Campus II).

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas. 5. ed. São Paulo: Pontes. 2008.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Linguística Aplicada-Ensino de Língua e Comunicação. Campinas, SP: Pontes Editores e Arte Língua, 2ª ed.2007.

BRASIL. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm. Acesso em: 14 de out. 2012.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnologias. Parâmetros Curriculares Nacionais; Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

BUSNARDO, Joanne. Contextos pedagógicos e conceitos de cultura no ensino de língua estrangeira. In: SANTOS, Percilia; ALVAREZ, Maria Luisa Ortiz. (Orgs). Campinas, SP: Pontes Editores, 2010. Língua e Cultura no contexto de português, língua estrangeira.

DOURADO, Maria Regina; POSHAR, Heliane Andrade. A cultura na educação lingüística no mundo globalizado. In: SANTOS, Percilia; ALVAREZ, Maria Luisa Ortiz. (Orgs). Campinas, SP: Pontes Editores, 2010. Língua e Cultura no contexto de português, língua estrangeira.

FREIRE, Paulo; Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).

KRAMSCH. Claire. Contexts of speech and social interaction. In:______. Context and Culture in Language Teaching. Oxford University Press, 1988.

LEFFA, V. J. Aspectos Políticos da Formação do Professor de Línguas Estrangeiras. In: LEFFA, V. J (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. 2. ed. Pelotas: Educat, 2006.

LIMA, Diógenes Cândido de (Org.). Ensino e Aprendizagem de língua inglesa: conversa com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

MENDES, Edleise; CASTRO, Maria Lúcia Souza (Orgs.). Língua, cultura e formação de professores: Por uma abordagem de ensino intercultural. In: ______. Saberes em Português: Ensino e Formação Docente. Campinas, SP: Pontes Editores, 2008.

MENDES, Edleise. Por que ensinar língua como cultura? In: SANTOS, Percilia; ALVAREZ, Maria Luisa Ortiz. (Orgs). Língua e Cultura no contexto de português, língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010.

PEREZ. Maria José Ferreira. O Foco da Gramática no Ensino Contemporâneo de Línguas. Brasília, DF: 2007. Disponível em: http://repositorio.bce.unb.br/bitstream/10482/3410/1/Dissert_MariaJoseFerreiraPeres.pdf> Acesso em: 13/08/2012.

RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

SCHEYERL, Denise; MOTA, Kátia. (Orgs). Recortes interculturais na sala de aula de línguas estrangeiras. Salvador (BA). EDUFBA, 2004.

SCHEYERL, D.; SIQUEIRA, D. S. P. Inglês for all: entre a prática excludente e a democratização viável. In: Denise Scheyerl; Elizabeth Ramos. (Org.). Vozes Olhares Silêncios: Diálogos transdisciplinares entre a linguística aplicada e a tradução. 1a.ed.Salvador (BA): EDUFBA, 2008.

SIQUEIRA, D. S. P. Inglês como língua franca: O desafio de ensinar um idioma desterritorializado. In: Telma Gimenez; Luciana Cabrini Simões Calvo; Michele Salles El Kadri. (Org.). Inglês como língua franca: Ensino-aprendizagem e formação de professores. 01ed.Campinas (SP): Pontes Editora, 2011.

SIQUEIRA, D. S. P.; LIMA, D.; LIMA, Geraldo Ferreira de ; CRUZ, Décio Torres ; Kanavillil Rajagopalan ; LIMA, L. ; OLIVEIRA, Adelaide Augusta . English Language Teaching and the place of culture: For a critical intercultural approach. In: LIMA, Diógenes Cândido de. (Org.). Language and its cultural substrate: perspectives for a globalized world. 1ed.Campinas (SP): Editora Pontes, 2012.

SIQUEIRA, Domingos Sávio Pimentel. O desenvolvimento da consciência cultural crítica como forma de combate à suposta alienação do professor brasileiro de inglês. Inventário, Salvador, n. 4, jul. 2005. Disponível em: <http://www.inventario.ufba.br/04/04ssiqueira.htm>. Acesso em: 20 de out. 2012.

SIQUEIRA, Domingos Sávio Pimentel. Inglês como língua internacional: por uma pedagogia intercultural crítica. Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em Letras e Lingüística. Salvador: UFBA, 2008.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Como Citar

SABACK ORR, L.; ALMEIDA, R. L. de. O Ensino da língua inglesa numa perspectiva intercultural. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 2, n. 2, p. 25–44, 2012. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/962. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE