Pesquisa (auto)biográfica em educação na Ásia

Autori

  • Hervé Breton Université Tours

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p816-820

Parole chiave:

Pesquisa (auto)biográfica, Ásia, Narrativas

Abstract

O dossiê apresentado neste novo número da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica inclui artigos de pesquisadores (professores doutores e doutorandos) que vivem, trabalham ou desenvolvem pesquisas na Ásia. Historicamente, do ponto de vista europeu, a Ásia é um lugar extremamente longe [“ailleurs extreme”], com uma forma de exterioridade radical. No final do século XIX, a região asiática é denominada de diversas maneiras entre “Ásia Oriental” e “Extremo Oriente”. O termo “Far East” surge no Império Britânico, para se referir ao longínquo Oriente, cujas regiões exigiam longas viagens para serem alcançadas. Dois eixos serão abordados especificamente neste Dossiê: (1) o lugar dado às narrativas nas pesquisas em ciências humanas e sociais na Ásia; e (2) a função e os efeitos da narrativa do ponto de vista das dinâmicas de formação individual e coletiva. Pouco conhecidos na Europa e no Brasil, os trabalhos vindos da Ásia estão ausentes das bibliografias europeias e sul-americanas. O objetivo deste Dossiê é apresentar a vitalidade da pesquisa asiática, com trabalhos provenientes de diferentes áreas geográficas, espaços regionais, redes de pesquisa e de cooperação acadêmica. Trata-se acima de tudo de dar visibilidade à singularidade das pesquisas contemporâneas desenvolvidas por pesquisadores engajados em trabalhos com as abordagens das histórias de vida e da pesquisa biográfica no continente asiático. Diante da vastidão deste continente que, do lado de dentro, está longe de ser vivido como um todo ou uma união, o método escolhido para apreender a diversidade dos trabalhos foi proceder em duas etapas e, portanto, preparar duas edições que aparecerão em dois números distintos da Revista.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Hervé Breton, Université Tours

Professor e Diretor do Departamento de Ciências da Educação e da Formação da Universidade de Tours. Seus trabalhos de pesquisa interrogam e examinam os efeitos da narrativa sobre os processos de autodesenvolvimento e a formalização do conhecimento experiencial. Acompanha a pesquisa-ação no campo da Educação de Adultos: práticas narrativas, engenharia e acompanhamento do reconhecimento dos processos de aprendizagem experiencial em situações de trabalho, situações de cuidado e contextos de saúde. É codiretor da revista Chemins de formation (www.cheminsdeformation.fr) e Presidente da Associação Internacional de Histórias de Vida em Formação (ASIHVIF).

Riferimenti bibliografici

BERQUE, A. Médiance de milieux en paysage. Paris: Berli, 2000.

BERTAUX, D. (Ed.). Biography and society. London: Sage. 1981.

BILLETER, J-F. Leçons sur Tchouang-Tseu. Paris: Allia, 2015.

DE CERTEAU, Michel. L’invention au quotidien. Arts de faire. Tome 1. Paris: Folio. 1990.

DELORY-MOMBERGER, Christine. (Dir.). Vocabulaire des histoires de vie et de la recherche biographique. Paris: Eres. 2019.

DENZIN K. Norman. Interpretative ethnography. New York: Sage Publication, 1996.

DEPRAZ, N. (Dir.). Première, deuxième, troisième personne. Bucarest: Zeta Books, 2014.

DÉTRIE, Muriel; MOURA Jean-Marc, “Introduction”. Revue de littérature comparée, Paris, Klincksiek, 2001/1, 4. 297, p. 5-11, 2001. Disponível em: <https://www.cairn.info/revue-de-litterature-comparee-2001-1-page-5.htm>. Acesso em: 13 set. 2019.

FOUCAULT, M. L’herméneutique du sujet. Cours au Collège de France. Paris: Gallimard, 1981/1982.

ILLICH, I. Une société sans école. Paris: Seuil, 1980.

JULLIEN, François. Si parler va sans dire. Paris: Grasset, 2013.

KAUFMANN, Laurence; TROM, Danny. Présentation. Qu’est-ce-qu’un collectif: du comum à pllitique. Raisons Pratiques, Lyon, Bibliothèque Sciences Po Lyon, n. 20, p. 9-24. 2010. Disponível em: <https://signal.sciencespo-lyon.fr/numero/35483/Qu-est-ce_qu-un_collectif__du_commun_a_la_politique>. Acesso em: 13 set. 2019.

MOURA, Jean-Marc. L’(Extrême)-Orient selon G. W. F. Hegel. Philosophie de l’histoire et imaginaire exotique. Revue de littérature comparée, Paris, Klincksiek, v. 4. n. 297, p. 31-42. 2001. Disponível em: <https://www.cairn.info/revue-de-litterature-comparee-2001-1.htm>. Acesso em: 13 set. 2019.

PINEAU, Gaston; LEGRAND, Jean-Louis. Les histoires de vie. Paris: PUF. 2019.

PINEAU, Gaston; MARIE-MICHELE. Produire sa vie: autoformation et autobiographie. Montréal: Éditions Saint-Martin, 1983.

SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biographie: écrits de soi et formation au Brésil. Paris: L’Harmattan, 2011.

THOMAS, William; ZNANIECKI, Florian. The Polish peasant in Europe and America. Chicago: University of Illinois Press, 1918, [1996].

Pubblicato

2019-12-26

Come citare

BRETON, H. Pesquisa (auto)biográfica em educação na Ásia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 4, n. 12, p. 816–820, 2019. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p816-820. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/7535. Acesso em: 3 lug. 2024.