Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professores

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p526-541

Keywords:

Pesquisa narrativa. Escola. Formação de professores.

Abstract

The objective of this text is to reflect on teacher training through narratives of teachers who work in education, to contribute to the academic debate about the role of their life history in their pedagogical action. The teachers' narratives are considered, in the text, as training practices and a research method, focusing on the experiences narrated by the subjects, on the stories of their lives as a phenomenon of the training process. We present, initially, an overview of the investigation by the biographical approach, highlighting the formation of the subject as a historical being that produces knowledge about himself, about his formation and about the world, and specifying the methodology used for the work, which is based on the methodology of cards. Next, we try to contextualize the school as a space for the crossing of cultures and recognition of the cultural differences that exist within it, in order to analyze the narratives of the teachers/authors. It is concluded with this work that the training and practice of teachers are the result of intra and interpersonal relationships that teachers develop throughout their lives.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Nilton Paulo Ponciano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Profissional expertise na área da docência, com uma experiência de 25 anos. Possui graduação de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (1990), mestrado em História, Linha de Concentração Movimentos Sociais, pela Universidade Estadual do Centro Oeste- UNICENTRO (2000), e doutorado em História, Linha Religiões e Visões de Mundo, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP/Assis (2006). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, nos cursos de Licenciatura em Química, Ciências Biológicas, Física e Matemática, Professor do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/Campus Manaus Centro Desenvolve pesquisas na área de formação de professores pelo viés da história de vida. Atua, também, com orientação em TCC, Monografias, Dissertações. Autor dos Livros: Partilhar o saber: formar o leitor: conversas entre a escrita, a história, narrativas e leituras, na perspectiva da cultura; e Entre-lugares, diálogos pertinentes: sociedades amazônicas e outras realidades contemporâneas.

Tereza de Jesus dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Professora mestranda em Ensino Tecnológico, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico (Geprofet).

References

BARBIER, R. A pesquisa-ação na instituição educativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

BARTLETT, L.; TRIANA, C. Antropologia da educação: introdução. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 2, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/TxzWNjThJVcrDnkxPTFymCD/?format=pdf Acesso em: 03/02/2022.

BOLIVAR, A. A expressividade epistêmico-metodológica da pesquisa (Auto)Biográfica. In: ABRAHÃO, M. H. M. B.; BRAGANÇA, I. F. de S.; ARAÚJO, M. da S. (Org.). Pesquisa (auto)biográfica, fontes e questões. Curitiba: CRV, 2014.

BRAGANÇA, I. F. de S. Pesquisa-Formação (Auto)biográfica: reflexões sobre a narrativa oral como fonte e a compreensão cênica como caminho de análise. In: ABRAHÃO, M. H. M. B.; BRAGANÇA, I. F. de S.; ARAÚJO, M. da S. (Org.) Pesquisa (auto)biográfica, fontes e questões. Curitiba: CRV, 2014.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Introdução. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Lei n. 10.639/03, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/civil/ LEIS/2003/L10.639.htm>. Acesso em: 07 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Temas Contemporâneos Transversais na Base Nacional Comum Curricular: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC/SEF, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/contextualizacao_temas_contemporaneos.pdf Acesso em 27/01/2022.

CAPELO, M.R.C. Diversidade sociocultural na escola e a dialética da exclusão/inclusão. In: GUSMÃO, N. M. M de. (Org.). Diversidade, cultura e educação: outros olhares. São Paulo: Biruta, 2003.

CHARTIER, A. M. Escola, culturas e saberes. In: XAVIER, L. N. (Org.). Escola, culturas e saberes. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.

GUSMÃO, N. M. M. de. Antropologia e educação: um campo e muitos caminhos. Revista Linhas críticas. Brasília. v. 1, n. 44, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/4463/4074 Acesso em: 15/08/2021.

NÓVOA, A. Professores: imagem do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.

RICOEUR, P. Tempo e narrativa. Campinas: Papirus, 1994. Tomo 1.

SOUZA, E. C. de. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação Em Questão, 25(11), 22-39. 2006. Disponível em: de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8285 Acesso em: 21/02/2022.

SOUZA, E. C. de; MEIRELES, M. M. de. Viver, narrar e formar: diálogos sobre pesquisa narrativa. In: NAKAYAMA, B. C. M. S.; PASSOS, L. F. (Org.). Narrativas, Pesquisa e Formação de professores: dimensões epistemológicas, metodológicas e práticas. Curitiba, CRV, 2018.

Published

2022-11-05

How to Cite

PONCIANO, N. P.; SANTOS, T. de J. dos. Pesquisa narrativa, outros movimentos: uma percepção sobre formação docente baseado nas narrativas de três professores. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 7, n. 21, p. 526–541, 2022. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2022.v7.n21.p526-541. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/14169. Acesso em: 21 nov. 2024.