A formação do pedagogo em reflexão

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.8600

Keywords:

Formação inicial, Pedagogia, Formação de professor

Abstract

Objetivou-se compreender como os professores do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) percebem a formação do pedagogo por eles desenvolvida. A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou história oral temática como instrumento de coleta de dados, o que possibilitou entrevistar oito docentes do curso de Pedagogia, vinculado ao Centro de Educação da UECE. As oralidades foram gravadas, transcritas, textualizadas e validadas para posterior análise categórica. Emergiram três categorias: Atuação docente; Formação pedagógica e saberes docente; Pensamento crítico e reflexivo. Constou-se, na compreensão dos professores, o predomínio do entendimento de que o pedagogo era prioritariamente professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, invisibilizando outros importantes campos de atuação desse profissional – hospitais, empresas, sistemas sócios educativos. Valorização da formação generalista com ênfase aos aspectos pedagógicos e de uma atuação crítica e contextualizada. Discute-se que as constantes transformações no decorrer do processo formativo do pedagogo não colaboram para constituição de sua identidade como cientista da Educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutorada em Educação (UFPB). Professora Adjunta do Centro de Educação (UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora chefa da revista Educação & Formação do PPGE/UECE e Editora da coleção Práticas Educativas (EdUECE). Brasil. Email: lia_fialho@yahoo.com.br

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UECE). Pesquisadora do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades da Universidade Estadual do Ceará (PEMO/UECE). Brasil. E-mail: geniferandrade@yahoo.com.br

References

ALMEIDA, M. S.; SOARES, S. R. Docência universitária, inovando através do ensino com pesquisa. Plurais: revista multidisciplinar. v.1. n. 2, p.175-187, 2010. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/875>. Acesso em: Acesso em: 18 jan. 2020.

ALVES, F. C.; FIALHO, L. M. F. Currículo na educação infantil: O que pensam os professores? Práxis educacional, v. 15, p. 251-272, 2019. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/index>. Acesso em: 18 jan. 2020.

ALVES, F. C.; FIALHO, L. M. F.; LIMA, M. S. L. Formação em pesquisa para professores da educação básica. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 27, p. 285-300, 2018. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/8582>. Acesso em: 18 jan. 2020.

ARANTES, A; GEBRAN, R. O curso de Pedagogia e o processo de formação do pedagogo no Brasil: percurso histórico e marcos legais. Holos, v.30, n.6, 2014. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1643>. Acesso em: 12 abr. 2020.

ARAÚJO, R. M.; ESTEVES, M. M. A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em Portugal: o olhar dos professores. Educação & Formação, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 18-35, 2017. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/121>. Acesso em: 12 abr. 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: 70, 2009.

BEGO, A. Políticas públicas e formação de professores sob a perspectiva da racionalidade comunicativa: da ingerência tecnocrata à construção da autonomia profissional. Educação & Formação, v. 1, n. 2 mai./ago., p. 3-24, 2016. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/98>. Acesso em: 18 jan. 2020.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei 5.540 de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 03 dez. 1968. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5540.htm>. Acesso em: 12 abr. 2020.

BRASIL. Decreto-lei nº 1.190, de 4 de abril de 1939. Dá organização à Faculdade Nacional de Filosofia, 1939.

BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer n° 261/62. Currículo mínimo e duração do curso de Pedagogia. Relator: Valnir Chagas. Brasília, DF, nº 11, p. 59-65, 1962.

BRASIL. Resolução CNE/CP n.1 de 15 de maio de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, 2006.

BZEZINSK, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimento. São Paulo: Papirus, 1996.

CORRÊA, G. T; RIBEIRO, V. M. B. A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu. Educação e Pesquisa. v. 39, n. 2, São Paulo, 2013.

COSTA, R. A. R. Identidade do pedagogo: formação e atuação. In: XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). Anais... Paraná, 2015. p. 25708-25720.

DANTAS, C.; SCHMITZ, H. A formação do pedagogo com vistas à sua atuação em ambientes empresariais. Educação & Formação, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 124-139, 2016. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/95>. Acesso em: 12 abr. 2020.

FAHEINA, E. F. A; ALVES, F. T. O. O curso de Pedagogia do Vale do Maranguape no contexto das atuais diretrizes curriculares nacionais. Revista Espaço do Currículo, v. 10, n. 2, 2017.

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, N. M. C.; DIAZ, J. M. H. Rosa Maria Barros Ribeiro: memórias da trajetória formativa para docência. Revista Cocar, v. 8, p. 371-387, 2020. Disponível em: <https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/3083>. Acesso em: 13 abr. 2020.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

GENÚ, M. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, v. 3, n. 9 set/dez, p. 55-70, 2018. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/856>. Acesso em: 18 jan. 2020.

LARA, A. M. Políticas de redução da desigualdade sociocultural. Educação & Formação, v. 1, n. 3 set./dez., p. 140-153, 2016. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/118>. Acesso em: 18 jan. 2020.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê?. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Curitiba: Editora da UFPR, n. 17, 2006.

LIMA, J.; SANTOS, G. Valores, educação infantil e desenvolvimento moral: concepções dos professores. Educação & Formação, v. 3, n. 8, p. 153-170, 2018. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/275>. Acesso em: 05 abr. 2020.

MEIHY, J. C. S. B; HOLANDA, F. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.

MINAYO, M.C. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, v. 2, n. 4 jan./abr., p. 36-51, 2017. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122>. Acesso em: 18 jan. 2020.

PEREIRA, A.; RIBEIRO, C. S. A culpabilidade pelo fracasso escolar e a interface com os “problemas de aprendizagem” em discurso. Educação & Formação, v. 2, n. 5 mai./ago., p. 95-110, 2017. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/138>. Acesso em: 18 jan. 2020.

PIMENTA, S. G. et al. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação e Pesquisa. v. 43, n. 1, p.15-30, 2017. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/s1517-9702201701152815>. Acesso em: 13 abr. 2019.

PINHEIRO, M. N. S.; RODRIGUES, T. A.; MARANHÃO, A. L. N.; FIALHO, L. M. F. Formação de professores para a Educação Infantil e séries iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre a polivalência. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 3, p. 401-416, 2018. Disponível em: <https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/index Acesso em: 13 abr. 2020.

PINTO, U. A. O pedagogo escolar: avançando no debate a partir da experiência desenvolvida nos cursos de complementação pedagógica. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002. p. 153-198.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores associados, 2007.

SAVIANI, D. A Pedagogia no Brasil. São Paulo: Autores associados, 2008.

SCHMIED-KOWARZIK. Pedagogia dialética de Aristóteles a Paulo Freire. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1988.

SEVERO, J. L. R. L. Perspectivas curriculares sobre a formação do pedagogo para a educação não escolar. Educação em Revista, v. 34, 2018. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982018000100124&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em 12 abr. 2019.

SILVA E, S.; SILVA, G. P. Formação humana e racionalidade substantiva: resistência à formação instrumental. Plurais: revista multidisciplinar. v.4. n. 3, p.115-131, 2019. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7785/5062>. Acesso em: 18 jan. 2020.

SMYTH, E.; HAMEL, T. The history of initial teacher education in Canada: Québec and Ontario. Educação & Formação, v. 1, n. 1 jan./abr., p. 88-109, 2016. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/93>. Acesso em: 18 jan. 2020.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VASCONCELOS, J. G.; FIALHO, L.; LOPES, T. M. Educação e liberdade em Rousseau. Educação & Formação, v. 3, n. 8 mai./ago., p. 210-223, 2018. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/278>. Acesso em: 18 jan. 2020.

XEREZ, A. S. P.; FIALHO, L. M. F.; CASTRO, F. M. F. M.; MARQUES, J. L. M. Formação pedagógica e constituição da identidade docente. Intermeio, v. 24, p. 211-229-229, 2018. Disponível em: <http://seer.ufms.br/index.php/intm/index>. Acesso em: 18 jan. 2020.

Yin, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Published

2021-12-06

How to Cite

FIALHO, L. M. F.; SOUSA, F. G. A. de. A formação do pedagogo em reflexão. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 3, p. 171–186, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n3.8600. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8600. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Estudos/Ensaios