As mulheres no Ensino Técnico: reflexões sobre as relações de gênero e a formação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.13939

Palavras-chave:

Gênero, Mulheres, Educação Sexista, Ensino Técnico, Instituto Federal

Resumo

Este estudo problematiza as relações de gênero no campo da área técnica da Agropecuária, com o objetivo de tensionar como docentes do Curso Técnico em Agropecuária de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia localizado na região Sul do Brasil compreendem as relações de gênero que se estabelecem durante o processo de ensino. O processo metodológico perpassou a realização de Grupos de Discussão, proposto por Weller (2005, 2006, 2021) e o Método Documentário, proposto por Mannheim (1964). Para a produção de dados foram organizados três Grupos de Discussão, focando a problemática central em como ensinar jovens no curso técnico em agropecuária e levando em consideração a formação técnica de quem ensina no curso. Participaram do estudo 12 docentes com formação inicial na área técnica e que atuam no Curso Técnico em Agropecuária. Os resultados apontam que a educação se apresenta de forma sexista no modo como o ensino técnico é encarado no curso pesquisado nesta instituição e ainda se faz presente a visão naturalizada dos gêneros, em que as meninas/mulheres são descritas como atenciosas, organizadas e concentradas, numa relação oposta à compreensão de que os meninos/homens são fortes e determinados.

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Biografia do Autor

Edson Carpes Camargo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Licenciado em Pedagogia pela URCAMP – campus São Borja; Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ; Doutor em Educação pela UNISINOS – São Leopoldo. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul – campus Bento Gonçalves. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Formação de Professores – GEFor.   Tem experiência na área de formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada; estudos sobre as infâncias e a identidade docente; docência e educação infantil.

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Publicado

2022-05-19

Como Citar

CARPES CAMARGO, E. As mulheres no Ensino Técnico: reflexões sobre as relações de gênero e a formação profissional. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–14, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.13939. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/13939. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Mulheres na Educação Profissional e Tecnológica