Reflexões sobre o estudo de história antiga na educação básica do Brasil

Autores

Palavras-chave:

antiguidade, educação, história

Resumo

O estudo de História Antiga é um dos principais desafios para o professor de História da educação básica, tendo em vista que se trata de povos e culturas com um distanciamento temporal assaz amplo. Embora as contribuições dos estudos de Antiguidade sejam importantíssimas para compreendermos o mundo, as reflexões aqui apresentadas destacam que nem sempre essa tarefa tem sido exitosa. Nos últimos anos, as pesquisas historiográficas em História Antiga têm crescido consideravelmente, em contrapartida, de acordo com Funari (2014), Silva (2010), Moerbeck (2018) e Bittencourt (2013) o ensino de História Antiga na educação brasileira ainda não acompanha esse processo. Muito disso se deve as dificuldades encontradas pelos docentes para cumprir essa tarefa. Nesta pesquisa, buscamos compreender quais as principais dificuldades enfrentadas na educação básica para o ensino de História Antiga e buscamos pensar em caminhos que possibilitem melhores experiências de aprendizagem, para atingir esse objetivo.

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Biografia do Autor

Dielson Santos da Costa, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil

Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

Contribuição de autoria: autor.

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Publicado

2024-08-19

Como Citar

COSTA, D. S. da. Reflexões sobre o estudo de história antiga na educação básica do Brasil. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 7, n. 13, p. 85–95, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/21146. Acesso em: 21 dez. 2024.