Educação e tecnologias contemporâneas
narrativas digitais e jovens em vídeo-cartas
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p243-260Mots-clés :
Narrativas digitais, vídeo-cartas, juventudesRésumé
RESUMO: O artigo em revista é um recorte de uma pesquisa de pós-doutorado em curso e elege as narrativas digitais, as vídeo-cartas e as juventudes como categorias teóricas centrais. Intenta analisar as repercussões das vídeo-cartas produzidas por jovens no âmbito da educação. A escrita em tela inicialmente descreve quatro projetos de vídeo-cartas de jovens e discute suas formas de expressão, mediadas pela tecnologia. A trilha metodológica contou com uma revisão de literatura sobre narrativas digitais, vídeo-cartas e projetos de vídeo-cartas. Os resultados da revisão de literatura deste artigo revelam que a produção acadêmica sobre narrativas digitais e vídeo-cartas são recentes no Brasil, como os estudos Kieling (2012), Rodrigues (2020), Ruiz (2009) e Dultra (2018). Quanto aos projetos analisados, as vídeo-cartas mostraram que as narrativas digitais dos jovens, tomados aqui como sujeitos históricos e singulares (LEIRO, 2004), trazem reflexões subjetivas sobre suas vidas, concorrem para ressignificação das cartas tradicionais e indicam novos tempos no entrecruzamento da educação com as tecnologias contemporâneas.
Téléchargements
Références
AMAZÔNIA Postal: Documentário propõe a troca de vídeo-cartas entre jovens do Amazonas. TV Brasil, [S. l.], 6 maio 2018. Disponível em: https://bit.ly/3nmvO2r. Acesso em: 20 abr. 2021.
BATISTA, Cristiane Silveira; OLIVEIRA, Paulo Custódio. Diários de Motocicleta: diários de imagens cifradas. Caracol, São Paulo, n. 18, p. 331-352, jul./dez. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3tLmsPX. Acesso em: 20 set. 2020.
BAUMAN, Zigmund. 44 Cartas do mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
BERGALA, Alain. Kiarostami e Erice. Biblioteca Diplô, [S. l.], 6 set. 2007. Disponível em: https://bit.ly/3nfFQT5. Acesso em: 2 abr. 2021.
BUENOS AIRES. Dirección General de Cultura y Educación. Sub Secretaria de Educación, Dirección Provincial de Educación Secundária. Video-Cartas: correspondencia fílmica: las y los estudiantes dicen, hacen y comunican. Buenos Aires: [s. n.], 2020. 8 p. Disponível em: https://bit.ly/3aA7hSm. Acesso em: 2 abr. 2021.
DIÁRIOS de motocicleta. Direção de Walter Salles. Produção. Film Four e BD Cine. Distribuição: Buena Vista e Internacional Focus Features. Oxford, 2004. 1 DVD (120 min), col., son.
DULTRA, Maruzia de Almeida. Vídeo-cartas não filosóficas: percurso da aparição de um corpoimagem. 2018. 626 f. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.
DULTRA, Maruzia de Almeida. Correspondência Poética: a linguagem (não) verbal na série de vídeo-cartas de Shuntarõ Tanikawa e Shûji Terayama. Revista Visualidades, Goiás, v. 1, p. 1-18, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3aE9WdJ. Acesso em: 20 abr. 2021.
ESTEVES, Luiz Carlos Gil et al. Estar no papel: cartas dos jovens do ensino médio. Brasília: Unesco, 2005.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho d’Água: 1993.
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra: 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp: 2000.
FREIRE, Paula. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra: 2011.
GONÇALVES, Gustavo Soranz. Território Imaginado: imagens da Amazônia no cinema. 2009. 142 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura da Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.
JOSSO, Marie-Cristine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre, v. 63, n. 3, p. 413-438, set./dez. 2007. Disponível em: https://bit.ly/3sPYVfD. Acesso em: 20 set. 2020.
JOSSO, Marie-Cristine. Histórias de vida e formação: suas funcionalidades em pesquisa, formação e práticas sociais. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 5, n. 13, p. 40-54, jan./abr. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3tV5Cyc. Acesso em: 20 abr. 2021.
KANAMARU, Antonio Takao. Autonomia, cooperativismo e autogestão em Freinet: fundamentos de uma pedagogia solidária internacional. Educ. Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 767-781, jul./set. 2014. Disponível em: https://bit.ly/32Tt4Qt. Acesso em: 20 abr. 2021.
KIELING, Alexandre S. Narrativas digitais interativas e o uso da tecnologia como narrador implícito. Revista FAMECOS: Mídia, Cultura e Tecnologia, Porto Alegre, v. 19, n. 3, p. 739-758, set./dez. 2012. Disponível em: https://bit.ly/3sQ6mU0. Acesso em: 20 abr. 2021.
LEIRO, Augusto Cesar Rios. Educação e mídia esportiva: representações sociais da juventude. 2004. 293 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.
LEIRO, Augusto Cesar Rios; RIBEIRO, Sergio Dorenski Dantas. Dialogicidade como desafio de pesquisa em educação e mídia. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 8, n. 1, p. 388-360, jan./abr. 2013. Disponível em: https://bit.ly/3tQpVge. Acesso em: 20 set. 2020.
MARIANI, Fabio; MATTOS, Magda. CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. R. Educ. Pública, Cuiabá, v. 21, n. 47, p. 663-667, set./dez. 2012. Disponível em: https://bit.ly/3aGyJOp. Acesso em: 20 abr. 2021.
MIRANDA, Luciana Lobo et al. O vídeo como dispositivo na pesquisa com jovens estudantes: contorno(s) estético-ético-político(s). Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 8, n 1, p. 53-64, jan./jun. 2017. Disponível em: https://bit.ly/2RVvjk5. Acesso em: 20 set. 2020.
NÓVOA, Antonio. Devolver a formação aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, v. 18, n. 35, p. 11-22, jan./jun. 2012. Disponível em: https://bit.ly/2RRLTRU. Acesso em: 20 set. 2020.
OLIVARI, Lucreia. Acercando culturas: materiales comunicativos, reflexiones y aprendizajes. CIC Batá, Córdoba, ES, abr. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3xfAzzr. Acesso em: 2 abr. 2021.
PASSEGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011. Disponível em: https://bit.ly/2PiiVtx. Acesso em: 20 set. 2020.
PASSEGGI, Maria da Conceição et al. (Con)viver com o adoecimento: narrativas de crianças com doenças crônicas. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 25, n. 46, p. 45-57, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3aVYoTt. Acesso em: 20 abr. 2021.
PAULA, Ercilia Maria Angeli Teixeira (org.). Cartas Pedagógicas: estratégias revisitadas para novos tempos. Curitiba: CRV, 2018.
PAULA, Ercilia Maria Angeli Teixeira (org.). Cartas Pedagógicas: revisitando memórias e experiências em novos tempos. Curitiba: CRV, 2019.
PRENSKY, Marc. Digital Natives Digital Immigrants. On the horizon, Bradford, UK, v. 9, n. 5, p. 1-6, oct. 2001. Disponível em: https://bit.ly/3es63K2. Acesso em: 24 mar. 2021.
REYNOTH, Esmeralda. Antes de ser enviada, a carta deve ser escrita. Correspondências (2005-2007) de Victor Erice e Abbas Kiarostami. Correspondência Cine, [S. l.], 6 jul. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3dNaxvN. Acesso em: 2 abr. 2021.
RODRIGUES, Alessandra. Narrativas digitais e experiência: exploração de conceitos e implicações para a educação em uma perspectiva humanista. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 692-714, abr./jun. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3ayRWBC. Acesso em: 20 set. 2020.
RUIZ, Coraci Bartman. Documentário-Dispositivo e Vídeo-Cartas: aproximações. 2009. 105 f. (Dissertação em Artes) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
SÃO PAULO (Estado). Diretoria de Ensino. Região de Capivari. I Mostra de Vídeo-Cartas para o futuro. Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, 10 ago. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3vc4bvE. Acesso em: 2 abr. 2020.
SOLIGO, Rosaura Angélica. Quem forma quem? Instituição de sujeitos. 2007. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
SOLIGO, Rosaura. Cartas Pedagógicas sobre a docência. São Paulo: GKF: 2015.
SOUTO MAIOR, Ana Christina. O gênero carta: variedade, uso e estrutura. Ao pé da letra, Pernambuco, v. 3, n. 2, p 1-13, 2001. Disponível em: https://bit.ly/3tQfo4H. Acesso em: 20 set. 2020.
SOUZA, Elizeu Clementino. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 22-39, jan./abr. 2006. Disponível em: https://bit.ly/2RWoMWp. Acesso em: 20 set. 2020.
SOUZA, Maria Goreti da Silva; CABRAL; Carmem Lúcia de Oliveira. A narrativa como opção metodológica de pesquisa e formação de professores. Horizontes, v. 33, n. 2, p. 149-158, jul./dez. 2015. Disponível em: https://bit.ly/2Qsy2RO. Aceso em: 20 set. 2020.
SUÁREZ, Daniel Hugo. Escribir, leer y conversar entre docentes em torno de relatos de experiencia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 1, n. 3, p. 480-497, set/dez. 2016. Disponível em: https://bit.ly/3nlApln. Acesso em: 20 abr. 2021.
TEASER Amazônia Postal. [S. l.: s. n.], 19 mar. 2018. 1 vídeo (aprox. 3 min). Canal Rizoma Audiovisual. Roteiro Gustavo Soranz. Disponível em: https://bit.ly/3tLlMdn. Acesso em: 2 abr. 2021.
VIEIRA, Adriano. Cartas Pedagógicas. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora: 2010. p. 65-66.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017