Educação popular e pedagogia social
diálogo singular e experiência plural
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p175-182Palavras-chave:
Educação popular. Pedagogia social. Práticas pedagógicas. abstractResumo
Considerando o contexto contemporâneo brasileiro, propício a diferentes e novas
práticas de educação social, este artigo busca refletir sobre a relevância histórica e política da educação popular e seu entrecruzamento teórico com a pedagogia social.
Neste sentido, são apresentadas singularidades da educação socialmente referenciada, tomando duas experiências investigativas de abordagem qualitativa como inspiração.
O estudo de caso na perspectiva contrastiva presidiu a metodologia das experiências em tela e a análise de conteúdo, a partir das entrevistas com educadores sociais, constituiu-se em fonte empírica privilegiada. A pedagogia social é abordada como um constructo teórico e como categoria substantiva no campo da educação. A influência da educação popular nas práticas produzidas nos contextos da pedagogia social evidenciam uma estreita relação e favorecem o reconhecimento do legado freireano; as relações entre educadores e educandos; a construção de práxis educativas implicadas às comunidades; a formação continuada comprometida com a emancipação dos sujeitos e a superação das desigualdades sociais. A presente escrita edifica uma nova
síntese dos estudos desenvolvidos, em que a educação popular e a pedagogia social promovem experiências formativas significativas, no âmbito da educação social, e expressa o relevo desse campo de estudo como dimensão fundante de uma educação que acolhe os sujeitos na sua diferença.
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Atualizado em 15/07/2017