Perspectivas, contradições e crítica do Letramento Científico como dispositivo educacional

entrevista com Pedro Demo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p292-312

Palavras-chave:

Pedro Demo, entrevista, letramento científico, ciências sociais

Resumo

Pedro Demo é um dos mais importantes especialistas brasileiros nos campos da sociologia e da metodologia científica aplicada às Ciências Sociais. Fundamentamos e transcrevemos, aqui, a entrevista com ele realizada em julho de 2021, com o objetivo de desdobrar o fenômeno do letramento científico no Brasil, a partir de suas experiências e vivências. Sua carreira universitária ocorreu, principalmente, na Universidade de Brasília, na qual se aposentou como professor titular no Departamento Sociologia e no programa de pós-graduação em Direitos Humanos. Realizou pós-doutoramento na Universidade da Califórnia e foi secretário-geral adjunto do Ministério da Educação. Na entrevista, o prestigioso intelectual trata de diversos aspectos relacionados à carreira e às respectivas linhas de pesquisa, à educação e ao ensino e à promoção da ciência em contexto nacional e internacional, abordando padrões, controvérsias e inflexões críticas em diferentes dimensões do fazer científico como prática social e, portanto, meio de sua transformação. Ficaram repisadas as noções de qualidade política e qualidade formal da avaliação como indicador da práxis educacional.

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Biografia do Autor

Marcello Ferreira, Universidade de Brasília

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Instituto de Física
Universidade de Brasília 

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-01-29

Como Citar

FERREIRA, M.; COSTA, M. R. M.; DEMO, P. Perspectivas, contradições e crítica do Letramento Científico como dispositivo educacional: entrevista com Pedro Demo. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 69, p. 292–312, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p292-312. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13687. Acesso em: 19 abr. 2024.